8 recursos essenciais em uma solução para Gestão do Desempenho

A Gestão do Desempenho (CPM) é importante para toda empresa que busca reduzir custos, alinhar indicadores (KPI), evoluir a estratégia e aprimorar processos.

A gestão do desempenho e da estratégia são atividades obrigatórias para o planejamento e monitoramento do sucesso de uma organização, mas elas podem se tornar bastante desafiadoras quando uma infinidade de sistemas caseiros e relatórios em planilhas eletrônicas não conseguem mais suportar o crescimento dos negócios. Para alcançar ótimos resultados na gestão estratégica, na gestão dos recursos e dos processos, as empresas precisam de uma única solução que envolva toda a organização.

A Gestão do Desempenho Corporativo (do inglês, CPM – Corporate Performance Management) é importante para toda empresa que busca:

  • Reduzir custos
  • Alinhar melhor seus indicadores chave de desempenho (KPIs)
  • Evoluir sua estratégia organizacional
  • Aprimorar os processos de planejamento e monitoramento

O processo de gestão do desempenho corporativo deve ser fácil: definir e consensar a estratégia, coletar informações de desempenho significantes e relevantes, e utilizar estas informações para tomar decisões que permitam melhorar a estratégia e a sua execução.

Para se fazer isto, existem diferentes frameworks estratégicas e metodologias de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC), o Modelo de Excelência EFQM (European Foundation for Quality Management) e o Six Sigma. Independente de qual modelo você escolha, uma solução de gestão do desempenho precisa contemplar estes 8 recursos essenciais:

  1. Gestão estratégica

  2. Scorecards e mapas estratégicos

  3. Gestão de riscos

  4. Gestão de iniciativas

  5. Coleta de dados

  6. Visualização dos dados

  7. Ações corretivas

  8. Análises 

Baixe o eBook completo!

Faça agora o download gratuito deste eBook e tenha acesso ao material completo! São informações importantes para o planejamento estratégico e para a gestão do desempenho corporativo de sua empresa. E se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade