Conheça os 7 passos da estrutura do FMEA AIAG & VDA, a versão mais atual do FMEA, após a harmonização das práticas entre a AIAG e a VDA.

Ao contrário do que se imaginava, e até do que foi postado aqui neste blog anteriormente, a harmonização das práticas da AIAG e da VDA, publicada em 2019, não foi a 5ª edição do FMEA. O que temos agora é a 1ª edição do FMEA AIAG & VDA.

Uma das principais mudanças está na estrutura, que agora é apresentada em uma abordagem com 7 passos. Veja como ela ficou e o que compreende cada uma das etapas.

2019-fmea-7-passos

Como podemos ver na imagem, os sete passos são:

  • Planejamento e Preparação
  • Análise da Estrutura
  • Análise da Função
  • Análise da Falha
  • Análise de Risco
  • Otimização
  • Documentação dos Resultados

Os passos podem ser  agrupados em três fases:

  • As etapas 1 a 3 representam a fase “Análise do sistema” de um estudo de FMEA.
  • As etapas 4 a 6 representam a fase “Análise de falhas e mitigação de riscos” de um estudo da FMEA.
  • A terceira fase,”Comunicação”, engloba a etapa de documentação dos resultados.

Passo 1: Planejamento e Preparação

O estudo de FMEA começa com uma definição proposital e cuidadosa do escopo. A equipe de gerenciamento é responsável por definir o escopo do estudo.

Passo 2: Análise da Estrutura

A análise da estrutura é usada para identificar e decompor o processo em etapas sequenciais, interfaces e elementos logísticos. Ela usa os limites estipulados pela definição de escopo no passo 1 para identificar cada etapa, interface e elemento logístico do processo em estudo.

A análise de estrutura tem como objetivo facilitar um entendimento completo do processo. Comece com o elemento central do seu escopo, identifique o processo do qual ele faz parte e, finalmente, aponte todos os elementos relacionados diretamente a ele.

Passo 3: Análise da Função

Na etapa Análise da Função deve ser explorado o que o produto deveria fazer, o que o processo geral (e cada uma de suas atividades) deveria executar e como essa funcionalidade é facilitada. Usando a Análise da Estrutura, desenvolvida no passo 2, cada elemento é analisado separadamente em termos de funções e requisitos correspondentes.

Passo 4: Análise da Falha

No passo 4, o conceito de “cadeia de falhas” é usado para entender e visualizar as imperfeições no processo. Esta cadeia é composta pelo modo, efeito e pela causa de falha.

  • Um modo de falha representa qualquer maneira pela qual um item (o elemento principal) pode falhar ao atender à função pretendida.
  • Um efeito de falha é a consequência de um modo de falha.
  • Uma causa de falha é uma indicação de por que um modo de falha pode ocorrer.

A análise de falhas envolve a identificação de como os elementos detalhados durante a Análise da Estrutura podem errar na execução das funções pretendidas, documentadas pela Análise da Função. Um modo de falha leva a um efeito acionado por uma causa de falha. A determinação de possíveis causas é o elemento central de uma FMEA.

Passo 5: Análise de Risco

No Passo 5, a Gravidade, Ocorrência e Detecção de cada cadeia de falhas é avaliada. Um nível de prioridade de ação “Alto, Médio ou Baixo” é obtido com base nas avaliações, conforme indicado nas Tabelas de Prioridades de Ação. Estas tabelas não estabelecem uma “prioridade de risco”, mas um nível de prioridade para a ação necessária, que busca reduzir o risco de falha no funcionamento, conforme pretendido.

Se o nível obtido for alto, obrigatoriamente devem ser tomadas medidas para melhorar os controles de prevenção e/ou detecção (ou informar justificativa sobre por que os controles atuais são adequados).

Se for médio, é recomendável que medidas sejam tomadas para melhorar os controles de prevenção e/ou detecção (ou informar justificativa sobre por que os controles atuais são adequados).

E, se for baixo, ações para melhorar os controles de prevenção e/ou detecção podem ser tomadas, mas não são obrigatórias.

Passo 6: Otimização

O objetivo principal da etapa de otimização é desenvolver ações para reduzir os riscos e aumentar a satisfação do cliente, melhorando o processo. A maioria das ações provavelmente envolverá a redução da probabilidade de ocorrência das causas de falha ou a melhoria dos controles de detecção; ambas conduzem a um processo mais robusto.

Passo 7: Documentação dos Resultados

Os resultados de cada estudo de FMEA devem ser totalmente documentados.
Um estudo da FMEA não será concluído até que o Passo 7 seja finalizado.

Quer conhecer uma solução para melhorar e muito o seu desempenho na elaboração e manutenção dos seus planos de FMEA? Conheça o SoftExpert FMEA.

Conheça a solução SoftExpert FMEA

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade