A Abril Gráfica, considerada a maior gráfica da América Latina em volume de produção, diminuiu mais de 50% das não conformidades com ajuda da tecnologia.

A Abril Gráfica, considerada a maior gráfica da América Latina em volume de produção, diminuiu em mais de 50% as não conformidades de seus processos, além de aumentar em 40,7% o nível de satisfação de seus clientes. Tecnologia teve um papel importante nos resultados.

A empresa, que também é a primeira gráfica brasileira a ter um inventário de emissões de gases de efeito estufa na metodologia do GHG protocol e que já recebeu premiações internacionais concedidas pela redução de impacto ambiental, além das certificações FSC e CERFLOR/PEFC, otimizou a gestão de seus procedimentos com o apoio do SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), uma plataforma de soluções corporativas para a excelência na gestão, aprimoramento de processos e conformidade regulamentar.

Segundo o gerente de Qualidade da Abril Gráfica, Wagner Pastrello, a companhia precisava enfrentar o desafio da falta de padronização de suas rotinas de atendimento, com o tratamento das reclamações realizado de forma particular em cada setor. “Sentimos a necessidade de uma solução que eliminasse os gargalos do fluxo de informação e que padronizasse as ações de todas as áreas da companhia” explica Pastrello.

Para isso investiu na aquisição de uma plataforma de soluções corporativas para a excelência na gestão, aprimoramento de processos e conformidade regulamentar. Com o sistema, a Abril Gráfica conseguiu diminuir o tempo de atendimento às reclamações de clientes internos e de mercado, criando ações de contingenciamento para as demandas, identificando e eliminando as causas que geravam ineficiência. A adoção da solução otimizou a gestão de seus procedimentos e diminuiu em mais de 50% as não conformidades de seus processos, além de aumentar em 40,7% o nível de satisfação de seus clientes.

Pastrello explica que a plataforma foi bem aceita pelos colaboradores e está ajudando na manutenção da carteira de clientes e na conquista de novos, mesmo considerando o momento difícil pelo qual o ramo gráfico vem passando.

“Testamos soluções internas e de mercado e vimos no SE Suite uma solução cujo custo-benefício era o ideal, com flexibilidade de personalização e configuração de acordo com as demandas de cada setor. Além disso, o sistema é bastante amigável, o que fez com que a ambientação dos colaboradores fosse rápida”, finaliza Pastrello.

Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade