A saúde suplementar é a atividade que abrange planos e seguros de saúde privados. Como sua cadeia é composta por uma relação entre operadoras, profissionais e beneficiários, o setor possui diversos desafios na área de gestão corporativa. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam um grande histórico de operadoras de saúde que tiveram insolvência ou falência declarada devido a falhas de gestão e governança corporativa.

Ao longo dos anos, o Brasil está buscando se tornar um mercado cada vez mais limpo e transparente e esse movimento está sendo difundido em diversas áreas de regulação. Dentro de todo esse contexto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Resolução Normativa nº 443 de 25 de janeiro de 2019, para exigir a adoção de práticas com base em governança e gestão de riscos com ênfase em controles internos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde.

Dessa forma, empresas do setor precisarão adotar uma gestão de governança e cultivar os princípios de transparência, prestação de contas e responsabilidade corporativa, para não sofrer as consequências da lei.

O que diz a RN 443/2019?

A RN 443/19 foi um marco legal dentro das resoluções que tratam de solvência e as regras a serem adotadas a partir de então pelas operadores são imprescindíveis para o aumento da performance e o impulsionamento do desempenho dos negócios.

A nova resolução propõe a aplicação de boas práticas de governança corporativa com o intuito de fortalecer a gestão das operadoras e proteger o interesse dos beneficiários de planos de saúde.

Por meio de capítulos bem estruturados a RN prevê a redução do risco de insolvência de operações de planos de saúde decorrentes de falhas de controles internos e baixa capacidade de gestão de riscos a que essas organizações estão expostas, o que pode comprometer a assistência prestada aos beneficiários.

Principais desafios do setor

O setor de operadoras de saúde suplementar enfrenta um ambiente de constante transformação com avanço expressivo de tecnologias e com a introdução cada vez maior de grandes investidores. Por outro lado, a gestão de pessoas, as relações com as partes interessadas e a segurança da informação são assunto cada vez mais desafiadores para as organizações.

Neste sentido, com a RN 443/19 torna-se essencial antever demandas e tomar decisões rápidas, precisas e certeiras para sustentar o crescimento e a eficiência do negócio.

Em muitas empresas do setor, mudanças serão impactantes e revolucionárias, por esse motivo que a ANS entende que o amadurecimento de gestão de riscos e controle interno ocorrerá de forma gradual, entretanto, ela espera que as operadoras passem por uma adaptação de suas estruturas e cultura internas.

Como a tecnologia pode ajudar no atendimento da RN 443/19?

Cumprir com os requisitos da nova normativa representa uma série de desafios para as operadoras de saúde suplementar. No entanto, com o suporte tecnológico adequado todo o processo pode se tornar mais simples e rápido. Atualmente, existem soluções em software que permitem tratar os principais aspectos exigidos pela resolução em um único ambiente de trabalho. Um exemplo é o SoftExpert Excellence Suite, uma solução corporativa para a gestão integrada da excelência, que pode atender de forma colaborativa as demandas críticas exigidas pela RN 443/19. A plataforma conta com aplicações interconectadas que promovem o trabalho colaborativo e substituem diversos sistemas de gestão isolados que endereçam apenas pontos específicos do negócio. Desta forma, é possível gerenciar os principais aspectos da RN e, ao mesmo tempo, evitar a inconsistência das informações, perdas por ineficiência, erros causados por duplicidade de funções e falta de visibilidade.

Principais benefícios da solução

Com a ferramenta SoftExpert Excellence Suite, você obtém diversos benefícios que te auxiliarão no cumprimento dos requisitos fundamentais da RN 443/19. Quer saber alguns deles? Confira a seguir:

  • Estabelece uma infraestrutura de risco que entrega dados de alta qualidade, produz relatórios regulamentares precisos e permite a gestão e monitoramento dos riscos em tempo real;
  • Automatiza todo o processo de auditoria desde o planejamento, execução, até a emissão de relatórios e acompanhamento;
  • Comunica os resultados por meio de relatórios e portais configuráveis;
  • Identifica as pessoas-chave no processo e define suas responsabilidades;
  • Define cronogramas e protocolos de comunicação;
  • Define os direitos de acesso aos documentos por grupos de usuários e tipos de documentos;
  • Gerencia o processo de treinamento, garantindo que todos os colaboradores tenham uniformidade de conhecimento quantos aos principais riscos das suas atividades;
  • Aprimora os relatórios financeiros.
  • Otimiza o ciclo de vida de todo o plano de ação quando necessárias ações ou planos de contingência;
  • Controla a revisão de documentos como as políticas de privacidade, utilizando workflow padrão ou personalizado de acordo com as necessidades de negócio;
  • Aperfeiçoa a governança corporativa;

Para saber mais sobre este tema e conhecer outros benefícios, convido você a baixar nosso eBook Como a SoftExpert pode auxiliar no atendimento à RN N° 443/19, um material que apresenta como a tecnologia pode contribuir e aprimorar  a automatização das principais etapas de um sistema de gestão e governança corporativa, auxiliando no atendimento dos principais requisitos da RN 443/19.

Atendimento à RN 443/19

 

Camilla Christino

Autor

Camilla Christino

Camilla Christino é Analista de Negócios da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.