BPM x Gestão de Casos - entendendo as diferenças

O que é exatamente a gestão de casos? Leia este artigo e entenda a diferença entre um caso e um fluxo de trabalho ou de um processo de negócio.

Gestão de casos. Como a maioria das pessoas novas neste tema , você provavelmente tem muitas perguntas: O que é exatamente a Gestão de Casos? Como um caso é diferente de um fluxo de trabalho ou de um processo de negócio? A gestão de casos e a gestão de processos de negócio são complementares?

As soluções para Business Process Management (BPM) e Case Management incorporam processos, regras de negócios, formulários, modelos de dados, manipulação de documentos e integração de sistemas. Elas também costumam compartilhar a mesma infraestrutura e arquitetura geral. Como resultado, existe uma confusão no mercado sobre qual produto implementar, a fim de otimizar os fluxos de trabalho. Essa confusão no âmbito a tecnologia é resultado da dificuldade do entendimento dos conceitos. Por isso, é importante entender as diferenças.

O que é BPM?

BPM é o termo usado para descrever o gerenciamento geral dos processos e fluxo de trabalho em uma empresa. Independente de seu setor de atuação. No geral, ele se concentra nos processos individuais do fluxo de trabalho e em como eles estão funcionando. Cada processo de fluxo de trabalho é independente de outros processos de fluxo de trabalho, mas pode ser agrupado em um relacionamento em uma linha do tempo. Por exemplo, no RH, um processo pode ser a contratação de um novo funcionário. Há um conjunto específico de documentos a serem preenchidos para cada funcionário para que o processo seja concluído. Embora possam existir sub-etapas, uma vez que todos os itens foram concluídos e aprovados, o arquivo e o processo estão concluídos.

A gestão de processos de negócios analisa processos como esse para criar mais eficiência, sistematizar a práticas, automatizar etapas e arquivar os registros adequadamente para recuperação rápida. Tudo isso é possível com um software de BPM.

No BPM tradicional, os processos, embora possam ter subprocessos, não estão conectados um ao outro. Portanto, neste exemplo de RH, cada funcionário executará o processo a qualquer momento. A linha do tempo está vinculada ao funcionário. Portanto, toda vez que há um novo funcionário, o processo é executado, algumas vezes paralelo a outro funcionário que passa pelo mesmo processo. O modelo de BPM assume que os processos serão consistentes.

O que é Gestão de Casos?

Primeiramente é preciso entender o que é um caso

A unidade fundamental de trabalho também é uma atividade. Ela pode ou não ser idêntica a uma atividade BPMN, ou seja, uma ação executada repetidamente com um início e um final bem definidos de cada instância.

Um caso é um conjunto de atividades relacionadas entre si de alguma forma. A lógica do fluxo de atividades no entanto, não é necessariamente uma orquestração e uma combinação de etapas e regras.

Os casos geralmente envolvem ações de várias pessoas e/ou departamentos e a gestão de casos trabalha para organizar, compilar e rastrear casos. Enquanto o BPM enfatiza processos únicos, a gestão de casos enfatiza a unidade completa e complexa de processos que compõe um caso. Em resumo, o BPM foca em processos estruturados e a gestão de casos em processos menos estruturados.

Embora os casos normalmente sigam um plano geral, o caminho para chegar à conclusão é geralmente menos definido. Podemos usar a analogia de encontrar o caminho para um destino como exemplo. Com o BPM, você definirá seu fluxograma de sair de casa, o trajeto pelo qual navegará e, potencialmente, algumas condições ao longo do caminho que podem mudar seu trajeto, como trânsito ruim. O BPM o levará ao seu destino, mas geralmente é frágil quando confrontado com eventos não planejados, como um problema no carro ou seu parceiro/a pedindo para você passar no mercado no caminho de casa!

Com a gestão de casos, você define seu objetivo: chegar a um destino definido em um determinado período de tempo. Embora possam haver etapas em uma solução de gestão de casos, a direção dessas etapas geralmente é muito variada. E não é apenas a meta ou os resultados que a tornam um caso, mas o processo em si não é consistente, como seria no BPM. A gestão  de casos, portanto, permite que você reaja a mudanças, como um problema mecânico no seu carro e replaneje o seu objetivo, potencialmente deixando seu cliente saber que você está atrasado.

BPM x Gestão de Casos

Questões como “BPM x Gestão de Casos” e “Processo x Caso” frequentemente vem a tona com mais intensidade. A tentativa de justificar se o BPM faz parte da gestão de casos ou se é a gestão de casos que faz parte do BPM já se demonstrou inútil com o passar do tempo.

Entendidas as diferenças é preciso avaliar com lucidez as situações em que eles podem ser aplicados e abusar da flexibilidade existente entre os modelos para promover uma conversa saudável e que possa trazer resultados.

Quando falamos em soluções de tecnologia, recursos e funcionalidades para atender à ambas as demandas já fazem parte do rol recursos fundamentais oferecidos. Você quer automatizar um processo para promover sua máxima eficiência? Ou busca resolver um problema complexo, tendo a flexibilidade de atividades ad-hoc, agrupando e usufruindo de informações relevantes para chegar ao seu objetivo?

Faça as duas coisas com o SoftExpert BPM. Se você ainda não conhece, clique aqui ou no botão abaixo e explore mais as inúmeras possibilidades que ele te oferece.

Conheça o SoftExpert BPM

 

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade