SoftExpert Risk incorpora Business Impact Analysis (BIA)

Identifique e análise o impacto para o seu negócio quando uma atividade é interrompida. Conheça a Análise de Impacto de Negócios.

Tomar decisões ruins pode gerar uma série de resultados desastrosos para sua organização, não é mesmo? Mas não se preocupe, tem uma novidade chegando na versão 2.2.0 do SoftExpert Suite que vai te ajudar a simplificar e melhorar ainda mais o seu trabalho e a tomada de decisões.

Você já ouviu falar em BIA? Business Impact Analysis (BIA) ou Análise de Impacto de Negócios é uma ferramenta de gestão destinada a identificar problemas e ameaças que possam interromper as atividades de uma empresa, sendo o ponto de partida para a Gestão de Continuidade de Negócio,  orientando assim a organização no planejamento de ações de resposta para garantir a continuidade de suas operações, estabelecendo metas de recuperação e priorização.

Porque a Análise de Impacto de Negócios é tão importante?

A ferramenta de BIA tornou-se uma parte importante do processo de Gestão de Continuidade de Negócio, que exige os seguintes pré-requisitos de acordo com o padrão ISO 22301:

  • Identificar as atividades que suportam o fornecimento de produtos e serviços;
  • Avaliar os impactos ao longo do tempo, da não realização destas atividades;
  • Definir prazos para a recuperação das atividades de forma prioritária e com um nível de execução tolerável, levando em consideração o momento em que o impacto dessa interrupção se torna inaceitável;
  • Identificar dependências e recursos para apoiar essas atividades, incluindo fornecedores, terceiros e outras partes interessadas relevantes.

Assim, a Análise de Impacto de Negócios (BIA) determina os fatores críticos e vitais para as operações de negócios, analisa processos e/ou atividades (incluindo recursos necessários) com o objetivo de compreender o impacto de uma interrupção, determinando assim a duração tolerável de uma interrupção, e calculando o impacto provável e a infraestrutura mínima para uma contingência.

Com uma matriz de impactos, você consegue identificar possíveis fragilidades e fornecer subsídios na hora de desenvolver estratégias para minimizar esses impactos. A ferramenta BIA é portanto, a base de qualquer boa estratégia de continuidade. Pensando nisso, a partir da versão 2.2.O o SoftExpert Suite passa a contar com a realização da Análise de Impactos de Negócio.

Agora você pode compreender os efeitos do tempo de inatividade no seu negócio e estabelecer objetivos para priorização e recuperação. O BIA será integrada aos componentes SoftExpert Processo e SoftExpert Ativo, podendo ser gerada a partir dos processos e ativos já cadastrados no SoftExpert Suite.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa novidade? Acesse o Release Notes e confira todas as melhorias do SoftExpert Suite 2.2.0!

Acesse o Release Notes

    Daiane Loeffler

    Autor

    Daiane Loeffler

    Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade