Gomes da Costa

A Gomes da Costa é a maior enlatadora de pescados da América Latina. A empresa melhorou a produtividade com apoio da solução da SoftExpert.

A Gomes da Costa (GDC) é a maior fabricante de sardinhas da América Latina. A empresa iniciou suas atividades em 1954 e hoje possui uma fábrica de processamento de pescados, uma fábrica de embalagens e o centro de distribuição, localizados na cidade de Itajaí (SC).

Os desafios da Gomes da Costa

A operação da GDC contava com muita documentação em papel, com aprovação por meio de assinatura manual, o que ocasionava uma série de desvios. Além disso, as solicitações de manutenção não eram gerenciadas de forma centralizada, o que prejudicava a confiabilidade das informações e muitas vezes gerava retrabalho.

A Solução

Para enfrentar estes desafios, a GDC adotou os componentes Ativo, Desempenho, Documento, Formulário, Inspeção, Insumo, Manutenção, Plano de Ação, Problema, Processo, Projeto, Solicitação e Workflow, do SoftExpert Excellence Suite, uma plataforma para a excelência na gestão, aprimoramento de processos e conformidade regulamentar com mais de 40 componentes nativamente integrados que compõem 12 soluções corporativas.

Os Resultados

Com o SoftExpert Suite, a companhia do setor de alimentos automatizou processos, aprimorou a gestão de documentos e do seu programa de manutenção. A ferramenta também auxilia na manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 da Gomes da Costa.

“Com a solução para gestão de documentos, alcançamos a automatização de rotinas, que eram realizadas através de controles paralelos, com acompanhamento em tempo real de pendências no fluxo da documentação. Hoje, tudo é padronizado e temos controle das revisões dos documentos, normas e procedimentos, além de uma redução significativa de gaps de aprovações e validações”.
Jessica Ribeiro, analista de sistemas na Gomes da Costa

Com os processos automatizados, o tempo que antes era dedicado ao preenchimento de planilhas, foi reduzido em 50%.

Hoje o SoftExpert Suite é utilizado por mais de 650 pessoas em todos os setores da empresa, e controla mais de 92 mil documentos. Além disso, já foram implementados mais de 1400 planos de ação, e foram executadas mais de 2200 atividades de manutenção preventiva por meio da plataforma da SoftExpert.

As solicitações de manutenção agora são realizadas de forma integrada em um único canal, o que simplificou toda a gestão das atividades.

“Com a implementação do SoftExpert Workflow e do SoftExpert Manutenção, temos o gerenciamento total das manutenções corretivas e preventivas em todas nossas unidades. A ferramenta nos permite ainda mensurar o ganho e saber de imediato quem é o responsável pelo trabalho, prazo e controle de periodicidade de manutenções preventivas”, comenta Daison Dutra, Gerente de Engenharia e Manutenção na Gomes da Costa.


Resultados
• Controle total sobre versões de documentos, normas e procedimentos;
• Eliminação da impressão em papel e da coleta manual de assinaturas;
• Redução significativa de gaps de aprovações e validações; 
• Monitoramento de prazos e responsabilidades sobre atividades de manutenção;
• Auxílio na manutenção das certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade