CMDB: Uma visão clara da relação entre ativo e processo de negócio

Com o CMDB do SoftExpert Suite, é possível ter uma visão clara da relação entre ativo e processo de negócio. Conheça o novo recurso!

A sigla CMDB significa Configuration Management Database. Em português, Banco de Dados do Gerenciamento de Configuração. Esta base de dados engloba informações relevantes sobre os componentes do sistema de informação. Ele é utilizado principalmente em serviços de TI de uma organização nas situações que exigem um acompanhamento detalhado do relacionamento entre ativos e processos de negócio.

A importância do CMDB

Nas organizações onde a TI segue boas práticas através de modelos como o ITIL, os processos de negócio e os ativos empresariais desempenham um papel fundamental quando se trata da entrega de serviços de qualidade.

O problema é que muitas empresas não gerenciam o relacionamento entre processos e ativos. Isso pode levar a problemas de conformidade, insatisfação dos usuários e principalmente, prejuízos para o negócio.

Faça um exercício respondendo a estas questões:

  • Você sabe qual o impacto que um ativo pode causar em sua empresa, em caso de falha ou parada para manutenção?
  • Que outros ativos ou processos podem ser afetados quando se realiza algum tipo de mudança em um ativo relacionado?
  • Você consegue compreender a dependência e possíveis riscos associados aos ativos, antes de realizar uma alteração ou melhoria num processo?

Para ajudar a encontrar essas respostas, o SoftExpert Ativo agora conta com o CMDB. Através desse recurso, todo este controle pode ser feito de maneira bastante simples.

Como o funciona o CMDB no SoftExpert Excellence Suite?

O CMDB do SoftExpert Excellence Suite conta com uma interface bastante simples. Os usuários podem definir os relacionamentos existentes entre os ativos e os processos de negócio, sem complicação.

O sistema gera um fluxograma de forma automática. Ele permite entender rapidamente como os itens interagem entre si e como eles se relacionam.

Como o funciona o CMDB no SoftExpert Excellence Suite
Como o funciona o CMDB no SoftExpert Excellence Suite

Além de permitir entender o relacionamento existente entre os objetos listados, o sistema permite visualizar as principais informações referente ao item selecionado. Para os ativos, além dos dados gerais, as atividades abertas, as últimas atividades realizadas bem como incidentes, problemas e workflows abertos e associados ao ativo também são apresentados, permitindo ao usuário identificar se já existem ações em andamento para o registro em análise.

Quais os principais benefícios de uma ferramenta de CMDB?

Um dos grandes benefícios do CMDB é a possibilidade de analisar a situação dos ativos em operação e seu alinhamento com as estratégias de negócio.

Com o CMDB, os gestores podem identificar e analisar riscos, antes que qualquer alteração seja implementada. Agindo previamente, podem mitigar os impactos e muitas vezes eliminá-los por completo.

No caso da ocorrência de problemas, o CMDB ajuda a entender facilmente o relacionamento existente entre os ativos. Isso pode revelar eventuais impactos que podem ser gerados pelo ativo ou pode direcionar a origem do problema, permitindo que possam ser solucionados com mais agilidade.

Por fim, a ferramenta melhora a capacidade da TI implantar controles, necessários para atender as mais diversas normas e regulamentos, que influenciam as operações e os negócios da organização.

Gustavo Moreira

Autor

Gustavo Moreira

Product Owner da solução de EAM na SoftExpert. Com MBA em Governança em TIC pela Sustentare - Escola de Negócios.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade