Os talentos que a empresa necessita podem já estar dentro de casa. Saiba como identificá-los!

A preocupação em como identificar talentos é pertinente. Afinal, colaboradores talentosos influenciam diretamente no sucesso de uma organização. Cientes disso, muitas delas gastam grandes quantias de tempo e dinheiro, na tentativa de identificar e recrutar talentos estratégicos para o negócio.

Por que, então, existem tantas organizações buscando pessoas para preencher suas vagas, e ao mesmo tempo, tantas pessoas lutando para encontrar um emprego?

Como identificar talentos é uma tarefa complexa, geralmente as empresas contam com apoio de consultorias especializadas e partem para o mercado em busca de candidatos. Geralmente, essa alternativa é a mais cara e mais demorada.

Outra opção é promover o recrutamento interno. Esse método é menos comum, porém, quando realizado da forma correta, se mostra bastante vantajoso.

Mesmo as empresas que priorizam sua força de trabalho têm dificuldades para identificar colaboradores com potencial implícito. De modo geral, elas se concentram apenas no desempenho passado, em indicações de outras lideranças, ou nas habilidades técnicas. Elas não avaliam o verdadeiro potencial do colaborador.

Então, como identificar talentos com potencial a ser desenvolvido em meio a toda a força de trabalho?

1. Olhe para além das habilidades técnicas

Embora as competências técnicas sejam essenciais para ocupar determinadas funções, elas não são o único aspecto a ser considerado. As competências comportamentais são importantes para determinar se a pessoa terá sucesso ocupando outras funções. Também é importante olhar para a capacidade de liderança, pois futuramente estas pessoas podem se tornar líderes promotores de mudanças.

2. Utilize ferramentas de apoio

Existem diversos métodos para avaliar o desempenho dos colaboradores. É importante escolher um que permita classificar colaboradores de acordo com o potencial (baixo, médio, alto). A avaliação de competências é uma excelente opção. Ela fornece um modelo de avaliação baseado em evidências, permitindo que sejam mensuradas, observadas e compreendidas. Isso garante um maior nível de transparência e precisão, do que simplesmente julgar o desempenho sem critérios claros.

3. Descubra o verdadeiro potencial de cada colaborador

As competências ajudam a identificar talentos e seu grau de aderência à função, revelando o verdadeiro potencial de um colaborador. Ao contratar funcionários que atendam a critérios e competências específicas, eleva-se a probabilidade de que possam assumir outras responsabilidades. Essas competências devem ser uma combinação de habilidades comportamentais, técnicas e de liderança.

4. Considere também os introvertidos

As ações planejadas para desenvolver talentos e buscar potenciais lideranças são quase sempre direcionadas para pessoas extrovertidas. Isso significa que colaboradores introvertidos são muitas vezes ofuscados e suas habilidades são subutilizadas. Com competências, você pode determinar quais são suas forças específicas e como elas podem ser utilizadas em benefício da organização. Muitos introvertidos são habilidosos em ouvir e empatizar com outros, avaliar determinadas situações e trabalhar de forma independente. Essas habilidades muitas vezes não são tão notadas em um extrovertido, mas são extremamente valiosas nas posições de liderança.

Ao utilizar essas técnicas para identificar talentos dentro de sua organização, você provavelmente encontrará aqueles que podem ter sido ignorados. As competências são uma excelente maneira de redefinir sua estratégia de gerenciamento de talentos, melhorar o desempenho organizacional e dos colaboradores.

A SoftExpert pode ajudar a sua empresa a identificar talentos através da gestão de competências.

Conheça o SoftExpert HDM

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.