Data Driven, entenda o conceito e como aplicar na sua empresa

Tenha na palma da mão e a qualquer momento, de maneira atualizada todos os indicadores da qualidade, facilitando a sua tomada de decisão.

Toda vez que pensamos em gestão da qualidade sempre vem em mente largar a planilha, automatizar processos e aderir um software para o SGQ, não é mesmo? Já parou pra pensar que basicamente a gestão da qualidade tem tudo a ver com números? Ou melhor, com dados.

Sim, com o avanço da tecnologia hoje é possível ter previsibilidade e mais assertividade na tomada de decisão.

A Target, uma grande rede varejista dos Estados Unidos, possui um case de análise preditiva que se tornou famoso entre quem está procurando mais informações sobre Big Data ou já trabalha com esse tipo de tecnologia. Por meio de operações estatísticas sobre comportamento do consumidor conseguiu saber sobre a gravidez de uma adolescente antes mesmo do pai da jovem!

De uma forma bem resumida, a empresa tem um processo impressionante de análise de dados do comportamento do consumidor. Se uma mulher compra fraldas, por exemplo, tem um potencial grande de estar grávida ou já ter crianças em casa. Mas também pode estar apenas comprando como presente.

A empresa também analisa hábitos de compra. Mulheres grávidas compram mais cremes, perfumes suaves, medicamentos ricos em cálcio, magnésio e zinco. Com esse arsenal de informações em mãos a empresa direciona suas campanhas de vendas.

É aí que o pai desconfia que algo está “errado”, ao ver tanta informação para grávidas chegando em casa. A filha confirma a gravidez, apenas semanas depois. Você pode se aprofundar sobre este “case” lendo artigo publicado por Charles Duhigg, no The New York Times, que teve contribuição de Andrew Pole, cientista de dados da Target.

Atualmente o Big Data é muito utilizado para acompanhar comportamentos de consumidores e tornar as empresas mais assertivas em marketing, vendas e engajamento de clientes, por exemplo. Mas por que ainda perdemos tanto tempo compilando indicadores em planilha de excel e dedicamos tanta energia em ações corretivas, ao invés de atuar com análise de dados e previsibilidade?

A previsibilidade é como o sinal amarelo, eu sei que já posso começar a reduzir a velocidade pois vai ficar vermelho e terei que parar. Prever o sinal vermelho reduz riscos, e no caso de uma empresa, custos. Isso foi o que buscamos entregar aos nossos clientes com a solução de Gestão de Ocorrências, um software capaz de eliminar processos manuais e redundantes, facilitando a gestão e análise de dados, incentivando assim a melhoria contínua.

Desenvolvemos portais onde organizamos tudo em um único lugar, assim o gestor e sua equipe poderão registrar, atualizar, complementar informações e anexos, priorizar RNCs,  trabalhar na execução das melhorias, monitorar a execução das tarefas em tempo real e com uma experiência diferenciada: aplicando filtros, personalizando facilmente portal e visões para cada área, setor ou gestores.

Criamos essa ferramenta para que você, profissional da qualidade, não seja mais pego de surpresa quando precisar de informações e números operacionais da qualidade. A qualquer momento, de maneira consolidada e em tempo real, você pode acompanhar os departamentos com maior abertura de RNCs, assim como os mais performáticos na resolução.

Os dados estratégicos que faltavam para tomada de ação da direção na palma da sua mão: 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade