Documentos eletrônicos dos mais diversos formatos (DOC, PDF dentre outros) já fazem parte da rotina diária de empresas, repartições públicas e profissionais liberais.
É inegável que se tornou muito mais prático, rápido e econômico enviar um contrato de prestação de serviços ou um pedido de compras por e-mail do que esperar longos dias de correio tradicional até que o documento chegue ao destinatário. A produtividade e economia são incontestáveis.
No entanto, essa praticidade trouxe consigo necessidades de verificação de autenticidade e de autoria. É neste contexto que entram em cena as assinaturas eletrônicas e digitais.
Assinatura eletrônica
São formas de identificação de pessoas, validação de documentos eletrônicos, controle de acessos e aprovação de informações no mundo digital. Falando de maneira bem simples, é a forma como você diz no mundo digital que você é você mesmo!
Existem diferentes tipos de assinaturas eletrônicas, que vão desde senhas numéricas simples até controles complexos que combinam senhas alfanuméricas e leituras biométricas. De uma forma geral, elas são solicitadas para se ter acesso a dados e documentos em meios digitais ou ter acesso a ambientes com acesso restrito. Nos dias de hoje, as assinaturas eletrônicas também estão sendo requisitadas para se executar diversas operações cotidianas como acessar sites de bancos, realizar compras, acessar conteúdos e redes sociais.
Praticidade e economia
Como já dissemos, mais do que permitir que se controlem acessos, as assinaturas eletrônicas estão agilizando as transações comerciais e trazem economia de tempo e segurança. Não é mais obrigatório que se coletem fisicamente assinaturas em contratos e outros tipos de documentos. Utilizando soluções de verificação de autenticidade como o ClickSign, o processo ganha em praticidade e segurança. Já abordamos este assunto aqui no blog neste post (SoftExpert Documento e ClickSign).
Utilizando diferentes conjuntos de informações como endereço IP do computador, e-mail, mensagens SMS ou mesmo geolocalização, estes sistemas de autenticação permitem garantir a identidade do signatário e a integridade do documento assinado.
Assinatura digital
A assinatura digital também é um tipo de assinatura eletrônica, porém com um nível de segurança mais elevado. Utilizando-se algoritmos complexos e um conjunto de chaves privadas e públicas, o documento é criptografado antes de ser remetido.
Para assinar digitalmente um documento você precisa utilizar um Certificado Digital emitido por uma Autoridade Certificadora, como a Certisign. O certificado também é um documento eletrônico que pode ficar armazenado no seu computador, em um pendrive ou em aplicativos mobile e será solicitado para atestar a autenticidade da sua assinatura digital.
Uma assinatura digital deve ter as seguintes propriedades:
- Autenticidade: quem recebe o documento deve poder confirmar que a assinatura foi realmente feita pelo signatário;
- Integridade: se o documento for alterado, a assinatura não deve mais corresponder a ele;
- Irretratabilidade: quem emitiu o documento não pode negar a sua autenticidade.
Tendo em vista este nível de segurança mais aprimorado, ela é indicada para assinar documentos com maior risco ou que venham a ser mantidos por longos períodos.
Utilizando ferramentas como o SoftExpert Documento, é possível adicionar um carimbo da assinatura digital em arquivos PDF. Com isso, se o arquivo for impresso, serão apresentados os dados referentes à assinatura.
Conclusão
Como vimos neste artigo, Assinatura Eletrônica é um conceito amplo que abrange diversas formas de identificação e autenticação, inclusive a própria Assinatura Digital. A utilização de uma ou outra forma de assinatura vai depender do grau de segurança que se necessita para a finalidade em questão.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, te convido a visitar nosso website e conhecer um pouco mais sobre o SoftExpert Documento que tem total compatibilidade com os certificados digitais e com as assinaturas eletrônicas.