Education Center: a capacitação como elemento essencial para a excelência das organizações

Os treinamentos corporativos têm recebido cada vez mais espaço dentro das organizações. Seja pela competitividade ou pelas constantes mudanças tecnológicas, contar com profissionais bem treinados e qualificados faz toda a diferença. É indispensável para organizações que buscam diferencial competitivo.

Na SoftExpert, temos um setor dedicado aos treinamentos, que está em frequente evolução. Somente entre janeiro de 2019 e setembro de 2020 já foram realizados 25 mil treinamentos, atendendo cerca de três mil alunos de empresas de todos os portes e ramos de atuação. Em 2020, já foram concluídas 292 horas de capacitação remota, atendendo 280 clientes nesta categoria, com média de satisfação de 9,2.

Para saber mais sobre a atuação do Education Center, confira abaixo a entrevista com a coordenadora do Education Center, Andreia Machado!


Andreia Machado é graduada em Administração de empresas pela Faculdade Cenecista de Joinville (FCJ), com MBA em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Internacional de Curitiba e pós-graduada em Promoção da Saúde pela Universidade Gama Filho. Possui 15 anos de experiência em Desenvolvimento Humano Organizacional, com projetos em empresas de grande e médio porte, na área de Gestão Humana. Atualmente, é responsável pelo Education Center da SoftExpert.

1- Para quem ainda não conhece o trabalho do Education Center na SoftExpert, você pode contar um pouco sobre este projeto e qual a importância dele na Companhia?

 O Education Center é uma área que oferece treinamentos, e que tem como objetivo incrementar a produtividade e buscar a satisfação dos clientes com nossos produtos. Quando os clientes da SoftExpert utilizam os serviços do Education Center, eles estão fazendo mais do que apenas treinar suas equipes de profissionais, estão construindo uma parceria com especialistas em suas áreas de negócio e consolidando seu caminho para a produtividade e eficiência.

Temos um papel importante na vida dos clientes, porque podemos seguir com eles durante toda sua trajetória, desde a implantação, especializando equipes de apoio, quanto no dia a dia das atividades, auxiliando também usuários finais na elaboração das suas atividades e execução das suas tarefas, servindo sempre como material de apoio.

É importante citar que temos um time de profissionais por trás de tudo isso. Nossa equipe fixa é composta de cinco designers, que atuam construindo videoaulas de qualidade para atender às necessidades de compreensão do nosso produto e um analista que tem contato direto com os clientes para inscrições, dúvidas, cadastros etc.

Contamos também com uma equipe de consultores, que executam treinamentos, auxiliam na construção de roteiros, montagem de materiais e nos dão suporte com o conhecimento técnico do produto para a criação das videoaulas.

2- Quais atividades são desenvolvidas pelo EC e quais são os públicos?

 Atualmente, trabalhamos exclusivamente com treinamento & desenvolvimento para atender às demandas dos clientes, por meio de treinamentos presenciais e remotos.

Tudo o que produzimos está voltado para os clientes da SoftExpert, desde implantadores, equipes de apoios e usuários finais. É importante frisar que nosso carro-chefe são as videoaulas, que são disponibilizadas na plataforma própria da SoftExpert, onde o cliente e seus usuários são cadastrados e têm acesso aos materiais conforme demanda.

Os treinamentos também auxiliam o público interno, os parceiros e consultores, por meio das trilhas de conhecimento, que atendem aos programas de formação.

3- O Education Center já é uma iniciativa consolidada na empresa, que resultados você pode destacar?

Sim, e temos como objetivo melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos treinamentos para ver nossos clientes bem preparados e fazendo um excelente uso dos nossos produtos.

Quando desenvolvemos clientes para o uso de nossas ferramentas, geramos autoconhecimento e aumentamos o grau de entusiasmo com as atividades desenvolvidas.

As empresas querem profissionais competentes, eficientes e efetivamente envolvidos. Se analisarmos que o ser humano é o principal recurso responsável pela competência e o sucesso das empresas, nós como fornecedores temos como objetivo treinar e capacitar pessoas, deixando-as com alto nível de maturidade em nossas soluções.

Hoje, contamos com mais de 80 videoaulas dos nossos componentes, trabalhamos também com vários temas em treinamentos remotos e presenciais, nos quais trabalhamos explicações sobre pontos dos produtos onde a demanda é maior.

4- Em 2020, surgiram alguns desafios, mas muitas oportunidades também, certo? Quais são os novos projetos do EC e quais as expectativas?

Podemos dizer que 2020, com toda incerteza por conta dos acontecimentos, nos trouxe novos desafios. Um deles que sofreu grande impacto foi o treinamento presencial. Foi necessário reestruturar todo o modelo e transformá-lo para atender os clientes remotamente. Não sabíamos como seria a aceitação, pois são treinamentos práticos que demandam grande esforço de ambas as partes. Com vários ajustes, hoje temos uma grande procura e atendemos neste padrão turmas abertas e fechadas, sempre de acordo com as necessidades do cliente.

Por conta da grande procura, investimos em pessoas e equipamentos para desenvolver materiais de ponta e atender às exigências do mercado.

Nossas expectativas são poder atender todos os nossos clientes no âmbito global, e ampará-los por meio de excelentes treinamentos, buscando cada vez mais autonomia para nossos usuários.

5- O que os clientes da SoftExpert podem esperar para o próximo ano, já podemos adiantar alguma novidade?

 Com a forte entrada da SoftExpert no mercado global, hoje já atendemos com videoaulas em três idiomas (português, inglês e espanhol). Para 2021 estamos partindo para o quarto idioma que será o Francês.

Também estamos trabalhando fortemente para mostrar aos nossos clientes os benefícios de ter um plano infinity. Este plano garante acesso ilimitado para todos os seus usuários dentro da plataforma de ensino do EC, gerando vários benefícios como autonomia no dia a dia, relacionamento mais estreito com os consultores, que são profissionais muito capacitados, além de tirar melhor proveito das soluções.

O mundo está cada vez mais competitivo e em constantes mudanças tecnológicas, vivemos em um “novo normal”, onde o treinamento, principalmente o e-learning, vem se tornando cada vez mais indispensável para a busca da qualidade total entre o profissional e a empresa.

Fale com o Education Center

    Juliana Silva

    Autor

    Juliana Silva

    Assistente de Comunicação da SoftExpert, Juliana Silva é formada em Jornalismo com cinco anos de atuação nas áreas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.