ISO 9001

Implementar um sistema de gestão da qualidade eficaz e alcançar a certificação ISO 9001 são passos importantes do compromisso de uma empresa com a qualidade.

A SoftExpert, fornecedora de soluções para a gestão de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa, foi aprovada na auditoria externa realizada pelo certificador Bureau Veritas e conquistou a recertificação da ISO 9001.  Este é o terceiro ciclo de certificação da empresa, que possui a ISO desde julho de 2010. Mas qual a importância desta conquista?

A ISO 9001 é uma norma que tem o objetivo de difundir a cultura de padronização através de um conjunto de diretrizes de qualidade. Essas diretrizes ajudam as empresas a cumprir requisitos e satisfazer as necessidades dos clientes. Implementar um sistema eficaz de Gestão da Qualidade e alcançar a Certificação ISO 9001 são passos importantes do compromisso de uma empresa com a qualidade.

Organizações de qualquer segmento ou tamanho podem alcançar a ISO 9001. E seus benefícios superam todos os desafios de implementação. A certificação permite que as empresas criem condições para conhecer e controlar melhor seus processos, otimizar ganhos, minimizar perdas e satisfazer seus clientes. Acima de tudo, ela permite buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, tornando a empresa mais competitiva e mais lucrativa.

A certificação ISO 9001 tem validade de três anos.

Por isso, periodicamente, as empresas certificadas precisam passar pelo processo de recertificação, que reforça seu compromisso com a gestão da qualidade. É preciso estar atento e preparado, pois é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

Para isso existem ferramentas que auxiliam as empresas na manutenção da certificação. Durante a recertificação na SoftExpert, por exemplo, o auditor externo destacou a facilidade para demonstrar a eficácia e os registros da qualidade com o uso do SoftExpert Excellence Suite (SE Suite).

O sistema permite atender aos requisitos da ISO de forma fácil, pois auxilia no gerenciamento de processos, auditorias, não conformidades, indicadores de qualidade, documentos normativos e análises e relatórios. A ferramenta transforma as diretrizes de qualidade em ações.

ISO 9001
Quando o assunto é ISO 9001, o Brasil se destaca no cenário internacional. É o país com mais certificados na América Latina e o segundo no continente, atrás apenas dos Estados Unidos. No mapa acima você pode ter uma ideia de todos os países que têm empresas certificadas (ISO SURVEY 2014).
Saiba mais:

Você pode saber mais sobre a certificação ISO 9001 acessando o site da International Organization for Standardization (ISO).

Para conhecer a solução da SoftExpert que gerencia, acompanha e reporta facilmente todos os indicadores da qualidade em tempo real, garantindo conformidade com a ISO, acesse o site do SoftExpert Excellence Suite.

Lá, você também encontra um repositório de conhecimento com diversos eBooks, Webinars e White Papers sobre os mais diversos temas sobre gestão.

Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade