5 Principais Estratégias para Guarda de Documentos que Facilitam a Gestão de Conteúdos, relacionados a Clientes, Processos, Gestão e Automação.

Capturar, centralizar, guardar e compartilhar informações são os maiores desafios no gerenciamento de documentos. Com o enorme fluxo de dados de várias interfaces por diferentes produtores e consumidores, as empresas se sentem desesperadas ao processar o conteúdo.

Para superar esse desafio, nos agrupamos soluções simples para esta questão enfrentada pela maioria das organizações. Nós sugerimos que você a explore e aplique quando necessário, de acordo com a cultura a maturidade da sua empresa.

Olhando para uma perspectiva escalável e de baixo custo, o serviço de “nuvem” é a melhor opção para lidar com múltiplas tecnologias e infraestruturas. Entender como gerenciar operações transacionais na nuvem geram novas oportunidades. No entanto, quando a informação é mais complexa e estratégica, é bom mantê-la mais segura e com controles mais rígidos. Para ajudar você a descobrir essas oportunidades, vamos explorar estes 5 conceitos:

Neste artigo você aprenderá sobre:

  • Categorizar e separar as decisões
  • Insights sobre clientes no momento certo
  • Compatibilizar a guarda de documentos
  • Backup da guarda de documentos
  • Automatizar a guarda de documentos

Categorizar e separar decisões

A tomada de decisão é uma atividade assustadora e fica pior quando os dados são despejados sobre os gerentes. Quando as informações não estão conectadas ou com um conjunto de especificações recuperadas de diversas fontes de armazenamento.

how to file storage

O problema real é rastrear e organizar informações, desvendando as relações entre planejamento, mercado e atividades futuras. Comece classificando os dados de tomada de decisão em silos de armazenamento de arquivos e conecte-os a uma estrutura relacionada aos valores e objetivos da empresa. Desta forma, estratégias serão claramente separadas e vistas, iluminando possíveis melhorias.

É crucial separar a estrutura de decisões e fatos, para mostrar momentos diferentes da estratégia de negócios. Além disso, revise e compartilhe esses conceitos com as partes interessadas para reduzir as incertezas e motivar a produtividade.

Insights sobre o cliente no momento certo

Conteúdos relacionados aos clientes surgem e desaparecem a cada momento através de diferentes interfaces e plataformas. É muito complicado identificar informações relevantes para a guarda de documentos. Capturar informações através de múltiplos canais e atender à demanda de maneira proativa, necessita a prontidão de uma autoridade independente. Este profissional deve estar atento aos valores, processos e práticas adotados pela organização ou pelo menos saber como encontrá-los rapidamente.

Sabendo que a rastreabilidade está presente para apoiar a guarda de documentos da empresa, as equipes devem estar livres para atuar de forma independente em sem gargalos de aprovações. Isso significa que a responsabilidade é compartilhada e melhorada diariamente, juntamente com a ética e os objetivos desejados pela empresa.

best file storage solutions

Gerentes eficazes estão alinhados com os princípios de qualidade, garantindo que o armazenamento estratégico de documentos seja gerenciado pelas partes interessadas. Dessa forma, a prioridade de guarda de documentos é compreendida de cima para baixo.

Ineficiências podem acontecer de vez em quando, mas com um bom processo de guarda de documentos para capturar, classificar e notificar sobre informações estratégicas dos clientes, os gerentes podem fazer ajustes o mais rápido possível sem prejudicar a satisfação e a lealdade dos clientes.

Compatibilidade da guarda de documentos

A retenção da guarda de documentos é usada principalmente para cumprir as regulamentações e políticas exigidas pelos mercados e organizações. Armazenar documentos e dados quase que eternamente é um problema com o qual toda grande empresa precisa lidar.

Estratégias híbridas ou múltiplas de armazenamento dão mais segurança às empresas. Independente da sua infraestrutura estar desatualizada ou a estrutura de dados ser limitada, os gerentes querem ter certeza do próximo passo. Migrar para uma tecnologia de armazenamento mais flexível facilitará o redesign do processo ou a realocação de dados e não limitará você em uma única solução.

A integração de dados é fundamental para conectar vários sistemas, permitindo a expansão sem adicionar complexidade, custos ou revisão. A compatibilidade e a interoperabilidade são a melhor aposta da organização, suportando as necessidades futuras dos negócios e dos clientes.

Back up da guarda de documentos

As decisões são tomadas com informações disponíveis naquele momento. O pior cenário é perder de vista dos dados e correr riscos e perdas desnecessárias.

Recursos tecnológicos para guarda de documentos que ajudam a consolidar dados em momentos cruciais é um investimento essencial. Desta forma, os gestores podem superar os obstáculos criados pela falta de acesso a evidências e fatos.

Quando o fluxo de informações se torna massivo, os dados devem ser alocados rapidamente dentro de uma sistema descentralizada, garantindo a redundância de informações. Dessa forma, os gerentes sempre terão a certeza da integridade dos dados. Mas, é claro, essas informações devem ser revisadas e aprovadas pelas partes interessadas para enfatizar a qualidade de conteúdo.

Automação da guarda de documentos

A guarda de documentos pode ser classificada em diferentes camadas, com base na rapidez e frequência com que o conteúdo é necessário. Quando a informação não é solicitada diariamente, é hora de considerar a mudança para um armazenamento de arquivo de baixo custo.

Algumas empresas adotam a automatização do ciclo de vida dos conteúdos para mover dados automaticamente entre essas camadas, o que reduz a carga de trabalho de gerenciamento e prioriza conteúdos importantes em relação a informações menos importantes.

File storage examples

Eventualmente, solicitações de informação podem ocorrer em um ritmo mais lento e manual, mas considerando o custo envolvido neste tipo de armazenamento, este tipo de operação faz sentido.

Conclusão

Para garantir melhores resultados, conceitos modernos de guarda de documentos podem ser adotados para impactar tecnologias e operações. Criar uma agenda de revisões sobre melhorias é uma boa maneira de envolver as equipes na renovação da empresa. Os gerentes podem motivar seus funcionários a dar um passo à frente e sugerir inovação, não apenas sobre processos, mas relacionados a guarda de documentos e conceitos desatualizados que não são mais usados.

Solução para Guarda de Documentos

Conheça o SoftExpert ECM, e veja todos os benefícios que essa solução pode oferecer. O software gerencia toda a captura, controle e distribuição de conteúdos, desta forma você vai realizar a transformação digital de seus documentos e agilizar o Retorno de Investimento.

Quero conhecer o SoftExpert ECM

Raphael Gonçalves Arias

Autor

Raphael Gonçalves Arias

Analista de Marketing de Produto da SoftExpert, Raphael Arias tem mais de 8 anos de experiência na indústria de TI. Atuou com consultoria e implantação de soluções SaaS em empresas do setor de logística e gerenciamento de riscos. É graduado em Sistemas de Informação e possui MBA em Marketing.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade