ISO 14001

Conheça alguns benefícios da nova versão revisada da ISO 14001, norma internacional de sistema de gestão ambiental, publicada no final do ano passado.

A versão revisada da ISO 14001, a primeira norma internacional de sistema de gestão ambiental do mundo, foi publicada no final do ano passado (2015). Como ela é consideravelmente nova, tem deixado muitos profissionais curiosos sobre os benefícios de suas mudanças. 

A ISO 14001:2015 foi escrita sob a nova estrutura de alto nível “HLS – High Level Structure”, e passará a ser mais fácil de ser integrada a outros sistemas de gestão, ajudando as organizações a serem mais eficientes e a poupar tempo.

A nova norma continua a ajudar organizações a manterem-se atualizadas com as mudanças na gestão ambiental, mas também ajuda a reduzir desperdício, poupar energia e a proteger sua reputação com investidores, clientes e o público-geral.

Alguns benefícios da nova revisão da norma são:

Qualidade e Melhoria Continua para o Seu Negócio
A norma revisada irá garantir que a Gestão Ambiental está completamente integrada e alinhada com as estratégias de negócio de sua empresa.

Liderança
O maior envolvimento dos times de líderes do Sistema de Gestão irá garantir que toda a organização esteja motivada para atingir as metas e objetivos da empresa

Introdução da Gestão de Riscos e Oportunidades
Reforçar o uso de Sistemas de Gestão como uma ferramenta de governança e ajudar a identificar oportunidades de negócios que contribuam para ir a fundo nas melhorias.

Uma Abordagem Integrada
Com a nova estrutura aplicável para todos os novos sistemas de gestão ISO, ficará muito mais simples implementar sistemas integrados de gestão.

O FIESP preparou um material super interessante com detalhes sobre as mudanças e tabela comparativa entre as versões. Mesmo que ele seja baseado no draft final (FDIS), vale a pena dar uma conferida através do link: http://www.youblisher.com/p/1201229-FIESP-DEPARTAMENTO-DE-MEIO-AMBIENTE/

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade