O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) busca identificar atividades que ocorrem em áreas de suporte ao negócio, de maneira repetida e não padronizada, e centralizá-las em um único local. É um modelo que aumenta a eficiência operacional, diminui riscos e elimina despesas redundantes. Para potencializar a eficiência do seu CSC e torná-lo ainda mais produtivo, o FIEAM foi buscar o apoio da tecnologia.
O Sistema FIEAM (Sistema Federação das Indústrias do Amazonas) é a integração das ações realizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A entidade investe no aperfeiçoamento da qualidade dos Recursos Humanos, com atenções voltadas à educação, bem-estar social e capacitação técnica e em defesa do Polo Industrial de Manaus.
Segundo o gerente de TI da FIEAM, Edmilson Soares de França, a entidade adquiriu o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) da SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa. A solução ajudou a aprimorar a Gestão de Serviço do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da entidade.
O SE Suite é uma plataforma corporativa para a automação e aprimoramento de processos, conformidade regulamentar e excelência na gestão, composto por 38 módulos nativamente integrados que formam as 12 principais soluções da plataforma.
“Tínhamos problemas na gestão das demandas que eram feitas para o CSC. O sistema era inconsistente, não disponibilizava indicadores e as informações não eram confiáveis. Fizemos um benchmarking com algumas regionais do Sistema Indústria e, com base nas indicações positivas, vimos que o SE Suite atenderia as nossas necessidades, com a possibilidade de expansão para outras áreas”, afirma França.
Atualmente mais de 400 pessoas em todo o Sistema FIEAM utilizam as soluções de ECM, ITSM, BPM, EQM e PPM do SE Suite. De acordo com o gerente de TI, a solução implementada pela C³I Systems, parceira comercial da SoftExpert, superou as expectativas e a projeção é a expansão do uso da ferramenta em todos setores da entidade.
“Estamos muito felizes com o software, pois ele está nos ajudando bastante na gestão do nosso processo do CSC. A satisfação foi tanta que, inicialmente, o projeto visava somente a resolução de problemas relacionados a Gestão de Serviços, mas já implantamos o SE Suite para a área de Qualidade do SESI e estamos nos planejando para uma possível implantação da Gestão de Documentos em toda instituição”, revela França.
Se você quiser saber mais sobre a implantação de um Centro de Serviços Compartilhados, sugerimos a leitura do artigo “10 recomendações para implantação de um Centro de Serviços Compartilhados”.