A qualidade e a segurança dos alimentos e bebidas que consumimos é muito importante. E para garantir a entrega de produtos sem riscos ao consumidor, as empresas precisam tomar vários cuidados em seus processos.

Muitas destas práticas estão contidas na metodologia APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), que vem sendo adotada em várias partes do mundo não só por garantir a segurança dos produtos alimentícios, mas também por reduzir os custos e aumentar a lucratividade, já que minimiza perdas.

O APPCC contribui para a saúde e satisfação do consumidor e torna as empresas mais competitivas, com chances de ampliar suas possibilidades de conquista de novos mercados, já que a metodologia serve de base para as principais normas e regulamentos do setor, como a ISO 22000.

A SoftExpert e a segurança dos alimentos

Sabendo da importância da tecnologia neste setor, e visando aprimorar sua oferta para a indústria de alimentos e bebidas, a SoftExpert lançou um novo produto: o SE Food Safety.

O SE Food Safety está fundamentado nos princípios adotados pelo APPCC. Ele permite a identificação e o controle de perigos de natureza biológica, física ou química, relacionados com a saúde do consumidor, em pontos específicos do processo de preparo dos alimentos (chamados de Pontos Críticos de Controle), com o objetivo de evitá-los, eliminá-los ou reduzi-los a níveis seguros.

Diagrama de fluxo do processo de produção de alimentos

O SE Food Safety facilita o trabalho dos gestores e supervisores de qualidade e segurança dos alimentos em várias etapas:

  • Identificação e análise dos riscos e procedimentos com maiores probabilidades de provocar doenças de origem alimentar;
  • Validação do fluxograma do processo de produção de alimentos;
  • Implementação de medidas de controle (preventivas), para manter o riscos significativos sob controle;
  • Identificação dos Pontos Críticos de Controle, com o auxílio de árvores decisórias;
  • Monitoramento dos procedimentos de controle;
  • Gestão das ações corretivas aplicadas quando ocorrerem desvios dos limites críticos estabelecidos;
  • Estabelecimento de procedimentos de verificação e documentação.

Análise e monitoramento de perigos

E o mais importante, o SE Food Safety conduz as organizações a atender e estar em conformidade com padrões e normas internacionais, entre elas a ISO 22000, os esquemas da Global Food Safety Initiative (GFSI), ANVISA, APPCC, SQF, FSSC 22000 e IFS.

Quer conhecer melhor o SE Food Safety? Assista esta demonstração em vídeo.

Quero assistir agora (sem formulários)

Thober Detofeno

Autor

Thober Detofeno

Mestre em Métodos Numéricos pela UFPR, professor de ensino superior na UDESC e Product Owner das soluções de gestão de riscos na SoftExpert.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.