Integração entre departamentos: como aumentar sua competitividade

É fato que quando não há integração de setores na gestão empresarial, os prejuízos começam a aparecer. Os efeitos de uma organização com políticas muito departamentalizadas são: 

  • pouco diálogo entre as equipes; 
  • erros e retrabalhos; 
  • conflitos e falta de cooperação.

Uma empresa é como um maquinário de um relógio, feito de várias engrenagens. Cada mecanismo  é um setor da empresa. Se um estraga, todos os demais têm suas funções comprometidas. Por este motivo, a integração entre eles é tão importante.

É bastante desafiador promover a integração entre os setores, mas com certeza é um investimento que vale a pena. O retorno vem na forma de engajamento, boas relações de trabalho, inovação e crescimento para o time e a organização como um todo.

Abordaremos neste artigo os benefícios da integração entre departamentos e como criar esse vínculo de maneira estratégica e eficaz. Acompanhe!

Qual a importância de ter uma gestão empresarial integrada?

A gestão empresarial é um conjunto de processos para administrar a corporação. Ela envolve a atuação das diversas áreas que compõem o empreendimento, buscando sempre alcançar seus objetivos estratégicos.

No passado, cada departamento se preocupava apenas com as suas responsabilidades de acordo com uma visão “vertical” e hierarquizada, onde era comum cada setor ser visto de forma isolada. O pensamento sistêmico e processual era deixado de lado,dificultando que o time assumisse uma posição 100% funcional na empresa.

Manter uma comunicação interna e competente ajuda a aumentar a produtividade, mas pode não ser suficiente. Para garantir o máximo de eficiência, a união entre setores é uma estratégia indispensável.

A integração de setores também é importante no que diz respeito à capacidade dos tomadores de decisão trabalharem de forma colaborativa. Quando os gestores dos departamentos trabalham de maneira coordenada uns com os outros, há mais facilidade para implementar planos de ação ainda mais eficazes e promover uma cultura integrada aos seus liderados.

Quais os benefícios da integração entre os departamentos?

Os benefícios da integração entre departamentos de uma empresa não se resumem apenas ao alcance das metas gerais da empresa. Outras vantagens de adotar essa prática são:

  • Ganho de produtividade;
  • Redução de custos operacionais;
  • Facilitação de uma cultura de inovação a partir do intercâmbio de ideias entre diferentes tipos de habilidades e visões;
  • Aumento da satisfação dos clientes, que passam a perceber mais eficiência no dia a dia do negócio;
  • Atração e retenção de talentos com potencial colaborativo e com facilidade de trabalhar em equipe;
  • Criação de planos de ação conjuntos entre departamentos para fortalecer a competitividade;
  • Diferenciação da concorrência, o que pode reverter em mais lucratividade.

A integração entre os departamentos é um grande desafio a ser superado por toda empresa, compreendendo que a organização é feita por pessoas e para pessoas. Parafraseando o autor Maximiano: “Uma empresa é um conjunto de esforços individuais em busca de um objetivo em comum”.

Como iniciar a integração entre departamentos

Existem várias formas de realizar a integração entre departamentos que são benéficas para a empresa. Se você ainda não tem processos estruturados, confira esse artigo > Estruturação de processos: Quando fazer?

Mas se você já tem tudo mapeado e estruturado, mesmo que seja feito manualmente, separamos algumas formas de integração entre departamentos para que você possa analisar o que mais se encaixa nas políticas da sua empresa, e colocá-las em prática o quanto antes. Confira:

Adote estratégias de endomarketing

Estabeleça programas de incentivos aos funcionários. Empresas que fornecem benefícios interessantes diminuem a rotatividade dos empregados, geram satisfação e, consequentemente, criam um ambiente mais produtivo.

Defina metas em conjunto

O ideal é que também sejam estipuladas a forma como cada setor contribui individualmente para alcançar esses propósitos. A união dos trabalhos resultará nos efeitos esperados pelos gestores.

Incentive a confraternização entre setores

Organize confraternizações entre os setores dentro e fora do expediente, mas longe dos compromissos de trabalho.

Se alie à tecnologia

No início do artigo falamos sobre o fato da comunicação interna ser uma porta para o aumento da produtividade, quando aliada à integração entre departamentos.

É fato, o sucesso da integração entre departamentos depende de uma comunicação interna bem alinhada. A maneira mais simples e eficaz de fazer isso é utilizando um software.

Como vimos, as relações podem se tornar harmoniosas quando são tomadas medidas que envolvam todas as equipes e setores em prol de um mesmo objetivo.

O uso de softwares para gestão empresarial auxilia em toda a criação do processo de integração de departamentos, pois eles são capazes de automatizar processos e  centralizar informações.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância da integração entre departamentos, confira as soluções pré-parametrizadas que a SoftExpert desenvolveu para sua empresa:

[Gestão de ocorrências]

[Gestão de fornecedores]

[Gestão de RH]

[Solicitação de viagem]

[ITSM]

Deixe todo o risco no passado e centralize sua operação em uma única plataforma, que automatizará suas rotinas! E o melhor? A SoftExpert é 100% em nuvem, flexível, personalizável e sem custo de implementação.

Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos dos seus processos desintegrados.

 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.