Todo gerente deve visualizar estratégias de qualidade em todos os processos, entendendo as conexões entre procedimentos e tecnologias. Mas, pode ser difícil agrupar indicadores e decidir quais são as melhores opções para criar estratégias de qualidade.

Ao escolher os indicadores (KPIs) para monitorar, é melhor selecionar poucos com resultados claros, ao invés de indicadores incertos e vagos.

estratégias de qualidade hoje

É um desafio entender, criar e recriar estratégias, mas como reconhecer as melhores estratégias de qualidade?

O ponto de partida para escolher quais estratégias são as melhores para qualquer negócio, deve ser aqueles que a diretoria usa para gerenciar o negócio.

Parece óbvio, mas como somos sobrecarregados com tantos dados, é importante reduzir as opções para concentrarmos nas coisas que são decisivas para a diretoria.

As diretorias costumam avaliar primeiro indicadores financeiros e comerciais, por isso o desafio aqui é fazê-los investir na gestão da qualidade. Essas estratégias devem mostrar às partes interessadas as mesmas suposições que a diretoria tem sobre o futuro da empresa.

A ideia aqui é construir uma mentalidade organizacional para ajudar gerentes e funcionários a entender e praticar estratégias de qualidade. Por isso, decidimos separar os conceitos abaixo para ajudá-lo a escolher as melhores estratégias de qualidade para sua organização:

Neste artigo você aprenderá sobre:

Eficácia Geral vs Estratégias Específicas
Qualidade de Demanda Fornecida
Confiabilidade nascida dos riscos
Gerentes vs Engajamento dos Funcionários
Conscientização da marca do cliente

Para começar:

  • Quantas estratégias?
  • Como agrupar estratégias?
  • Quem é responsável por cada estratégia?
  • Qual é o objetivo das estratégias?
  • Como avaliar o crescimento alcançado na estratégia?
  • Como comunicar efetivamente estratégias?

Estratégias de qualidade genéricas x específicas

Compreenda e defina quais atividades e procedimentos operacionais escalam sua qualidade e compare o desempenho com os outros departamentos. Então, você analisa algumas atividades e avalia como performam em outros departamentos, em relação a escalabilidade do processo.

Com isso, podemos analisar de forma mais genérica os resultados específicos, absorvemos conhecimento, entendendo e aplicando o sucesso em outro lugar.

Exemplos: medição de eficiência, indicadores de produtividade / qualidade, gargalos de tempo/gaps e porcentagem de retrabalho.

Qualidade da demanda entregue

Uma simples ideia de como o processamento da demanda está performando é agrupar indicadores e criar uma fórmula para esclarecer suas métricas, como este exemplo:

Demanda Perfeita = multiplique% da demanda entregue no prazo por% de demandas concluídas por% de demandas sem danos por 100.

Essa equação mostra quais métricas da demanda podem ser utilizadas para desenvolver estratégias de qualidade. Dependendo do seu negócio, você pode avaliar pedidos, documentos, arquivos, impressões e muito mais.

Pessoas para estratégias de qualidade

A premissa aqui é entender como os elementos influenciam os resultados reais, para que você possa organizá-los para alcançar o sucesso.

obs: A fórmula acima é baseada na métrica do Índice de Pedido Perfeito (POI metric).

Confiabilidade nasce dos riscos

A porcentagem de risco ajuda as equipes a se focarem em oportunidades que geram valor e evitam o retrabalho em projetos.

Essa abordagem é crucial para operar com menos incertezas e dar mais confiabilidade à equipe, o que potencializa a sustentabilidade criando futuros mais previsíveis.

Indicadores de estratégias de qualidade

Desta forma, o capital pode fluir para as empresas, tornando os negócios mais lucrativos e os funcionários mais envolvidos na qualidade.

Exemplos: custos potenciais, riscos de conformidade, tratamento de risco, escores de auditoria e recuperação de perdas.

Gerentes vs engajamento de funcionários

As pessoas são fundamentais para a qualidade e as estratégias são os caminhos para conectar a empresa às necessidades do mercado. Todo o ambiente de trabalho, incluindo suas ferramentas e locais, também fazem parte do engajamento, facilitando as execução e compreensão dos objetivos.

O importante é garantir que os procedimentos, a infraestrutura e os funcionários estejam conectados no lugar certo e com baixa carga de estresse.

Energia e liderança são cruciais para criar um ambiente produtivo, bem como o compromisso de atender às expectativas da diretoria.

Exemplos: rotatividade, pesquisa de engajamento, lacunas de aprendizado e competências e razão de competitividade salarial.

Conscientização da marca do cliente

O indicador mais importante é aquele que o mercado percebe, porque mede se a empresa está entendendo as necessidades e expectativas dos clientes.

Exemplos de estratégias de qualidade

Capturar e analisar os dados dos clientes permite que as empresas aumentem os níveis dos processos, criando tendências de qualidade.

Vender mais para clientes pode ser um KPI, independentemente de qual indicador, as estratégias devem refletir o que os clientes percebem da empresa.

Exemplos: taxa de rotatividade, ciclo de vida do cliente, brand equity / awareness e market share.

As estratégias de qualidade são essenciais para a melhoria contínua. Alcançar a excelência na gestão exige a utilização de sistemas para operar com a máxima eficiência. Escolher a tecnologia correta para o seu negócio é fundamental para o sucesso.

Saiba mais sobre nossa Solução para Gestão da Qualidade

Raphael Gonçalves Arias

Autor

Raphael Gonçalves Arias

Analista de Marketing de Produto da SoftExpert, Raphael Arias tem mais de 8 anos de experiência na indústria de TI. Atuou com consultoria e implantação de soluções SaaS em empresas do setor de logística e gerenciamento de riscos. É graduado em Sistemas de Informação e possui MBA em Marketing.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.