Modelar e automatizar processos de negócio

Muitos gestores acham que modelar e automatizar processos de negócio é algo caro e complicado. Mas, com a tecnologia certa, isso pode ser simples e rápido.

Muitos gestores ainda acreditam que modelar e automatizar processos de negócio são tarefas complicadas e de alto custo. Mas, como você vai ver nesse post, com o apoio da tecnologia adequada, a modelagem e automatização de processos pode ser uma tarefa simples, rápida e independente de conhecimento técnico especializado.

Processos de negócio são o principal motor das empresas. Quanto mais institucionalizados e automatizados os processos, menor a dependência do conhecimento individual das pessoas e mais rápido as coisas acontecem dentro das empresas. Isso aumenta a eficiência dos colaboradores, a velocidade dos negócios e também a satisfação dos clientes.

Modelando o processo de negócio

Veja o processo modelado abaixo no SE Process, por exemplo. Em um primeiro momento, você pode achar complicado desenhá-lo para ficar assim, completo, mas ao mesmo tempo claro e compreensível. Pois eu lhe digo que é muito simples. O recurso “arrastar e soltar” te dá agilidade e a própria ferramenta oferece facilidades para a criação das próximas atividades.

post1

Automatizando o processo de negócio

Mas para colocar um processo para rodar é preciso definir algumas coisas. Uma questão importante é definir qual informação será exigida em cada atividade. Uma ótima forma de se coletar a informação necessária é através do uso de formulários. E para manter o nível de facilidade da modelagem do processo, podemos usar o SE Form e modelar o formulário da mesma forma: arrastando e soltando os campos de informação e arranjando-os de forma que fique um formulário bonito!

post2

Agora é só colocar para rodar e monitorar a sua execução através de painéis que mostram a situação, os atrasos e os responsáveis de cada processo.

Viu como é fácil modelar e automatizar processos de negócio? Quer ver melhor como funciona? Eu gravei um webinar onde mostro como fazer tudo isso em 30 minutos (na verdade levou até menos tempo)! Assiste lá!

Quero assistir agora

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade