A Gestão da Qualidade Total (GQT) é também conhecida pela sigla em inglês TQM (Total Quality Management) e representa o conjunto de iniciativas com foco na eficiência total da empresa. O objetivo é a satisfação e superação das necessidades e desejos do cliente (interno e externo).
Nesse artigo, abordaremos a Gestão da Qualidade Total e como sua empresa poderá ter resultados melhores ao adotá-la.
O que é qualidade total?
Embora a Gestão da Qualidade Total tenha sido abordada na década de 1930, foi entre as décadas de 50 e 60 que ela se consolidou como um importante ponto de apoio na gestão, pois foi nessa época que William Edwards Deming, Armand Feigenbaum e Joseph Juran sistematizaram o planejamento estratégico aliado ao controle de qualidade.
Deming, um dos grandes responsáveis pela recuperação da indústria japonesa no difícil período pós-Segunda Guerra, é considerado o principal mentor da GQT. Ele teve a iniciativa de introduzir no mercado nipônico ferramentas como testes de hipóteses e análises estatísticas de variação para controlar, medir e comparar resultados.
O motivo do termo “total” se dá ao intuito de reforçar que o objetivo da Gestão da Qualidade Total é garantir qualidade em todos os processos, operações e partes envolvidas nisso.
Quais os benefícios para a empresa?
A GQT foca sobre dois aspectos elementares, dos quais depende o sucesso de uma empresa: a redução de falhas e o aumento da satisfação dos seus consumidores.
Dificilmente um negócio se mantém próspero e competitivo sem processos bem definidos que viabilizem esses dois objetivos, pois não contará com instrumentos de controle. Afinal, é disso que a GQT cuida, controlar resultados tendo em vista objetivos cada vez mais ambiciosos e de forma sustentável.
Destaco os seguintes benefícios:
- Maior rentabilidade;
- Mais satisfação dos clientes;
- Processos mais fluídos;
- Mais competitividade da organização;
- Ambiente de trabalho mais saudável.
Como vimos, a GQT incorpora uma série de técnicas, conceitos e utilitários relacionados à gestão, formando assim um grande sistema de aperfeiçoamento.
A empresa que implementa a GQT pode também adotar soluções como:
- Análise de Pareto;
- Kaizen;
- Benchmarking;
- ISO 9000;
- Ciclo PDCA.
Como implementar a Gestão da Qualidade Total?
Nas organizações onde a GQT é uma realidade, todas as decisões são sempre baseadas em dados e nenhum processo é modificado sem uma ampla análise.
Dessa forma, o começo de um processo de implementação bem-sucedido não pode prescindir das seguintes etapas preliminares:
- Fazer um planejamento para a qualidade;
- Envolver todos os colaboradores;
- Investir em uma nova política de benefícios;
- Comunicação interna e endomarketing.
Agora que você já tem a base necessária para dar início a uma nova etapa em seus negócios, compartilhe com sua equipe e mostre a eles que todos ganham quando a excelência passa a não ser a exceção, mas a regra nas atividades da empresa.
Se você quer começar com um processo pronto de Gestão da Qualidade, solicite uma demonstração no botão abaixo e conheça a solução SoftExpert!