Qualidade na Gestão Pública

A ISO 9001 é a norma que tem o objetivo de difundir a cultura de padronização através de um conjunto de diretrizes da qualidade. Essas diretrizes que ajudam as empresas a cumprir requisitos da qualidade e satisfazer as necessidades dos clientes são também uma forte aliada da qualidade na gestão pública, como mostra a Prefeitura de Pinhais que é pioneira nesse quesito.

A cidade de Pinhais, localizada na região metropolitana de Curitiba é o primeiro município da América Latina a implantar a ISO 18091, norma preparatória para a certificação ISO 9001.

A norma foi aplicada graças ao Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SGQ), implantado para padronizar os procedimentos realizados e melhorar a qualidade de vida da população, que ultrapassa os 120 mil habitantes. A expectativa é de que Pinhais alcance a certificação ISO 9001 até 2020.

A implantação da ISO 18091:2014, exclusiva para prefeituras, está sendo realizada em Pinhais sob a coordenação da Controladoria Geral do Município desde março de 2015. A complexidade da administração de uma cidade do porte de Pinhais, com milhares de procedimentos e centenas de processos para serem definidos, mapeados, controlados, medidos com indicadores e melhorados sistematicamente, mostra o tamanho do desafio dessa iniciativa.

Equipes da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Controladoria Geral do Município (CGM)

Equipes da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) e da Controladoria Geral do Município (CGM)

O Subcontrolador de Normas e Informações Gerenciais da Prefeitura de Pinhais, Lincoln Américo de Souza Rodrigues, conta que já foi realizado um trabalho de consultoria voluntário e gratuito de profissionais indicados pela própria Associação Brasileira de Normas Técnicas e pelo Observatório Social do Brasil, e que a ferramenta tecnológica utilizada para apoiar esse processo foi avaliada muito positiva pelas instituições.

“A ABNT e o Observatório Social do Brasil avaliaram positivamente o uso do SoftExpert Excellence Suite, solução voltada à Gestão da Conformidade e da Excelência Organizacional, utilizada em Pinhais e definida como sendo o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade (SGQ) da Prefeitura. A sua aplicação em iniciativas pioneiras como a automatização do Processo de Pagamento aos Fornecedores da Prefeitura, desde 2015, aliados a outros processos digitais implantados posteriormente, já soma mais de 60 mil instâncias executadas”, afirma Rodrigues.

O gerenciamento de todos os Planos instituídos no município, como Plano Plurianual – PPA, Plano Diretor, Plano Municipal de Educação, Plano Municipal de Saúde, Plano Decenal da Criança e do Adolescente, Plano Municipal de Saneamento Básico e de diversos outros planos setoriais como o próprio Plano de Governo, é outro ponto forte do SE Suite. Na medida em que estes são operacionalizados pelo SE Suite (Componente SE Projetos), integrados ao SGQ, aos processos de auditoria do Controle Interno e com o e-mail corporativo da Prefeitura, direcionando alertas de execução de atividades para cada um dos responsáveis de forma individualizada.

Aproximadamente 250 processos já foram desenhados, sendo que mais de 100 também foram desenvolvidos de acordo com um fluxo automatizado para a realização das tarefas pertinentes àquela rotina. Para tanto, todo o conjunto permite a verificação de forma simples e amigável do nível de conformidade das atividades executadas em relação aos procedimentos que definem estas rotinas, disponibilizando dados tanto para os Multiplicadores da Qualidade (designados como RD’s – Representantes da Direção, mediante publicação de uma Portaria expedida pelo Gabinete da Prefeita), lotados nas diversas Secretarias Municipais, quanto para os Auditores Internos, e também para o próprio Setor responsável pela Qualidade.

Todos os indicadores do Plano Plurianual – PPA do Município para o período 2018-2021, estão sendo cadastrados nos respectivos Mapas Estratégicos das Secretarias Municipais, sendo estes modelados no SE Suite (Componente SE Desempenho), visando qualificar ainda mais a gestão; mesmo tendo o Município alcançado expressivos resultados ultimamente, como o 4° lugar entre as cidades paranaenses segundo o IEGM – Índice de Efetividade da Gestão Municipal, avaliado pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE-PR, neste ano de 2017.

 

Saiba mais:

Acesse aqui o Guia de Implementação com as diretrizes para a aplicação da ABNT NBR ISO 9001:2008 em Prefeituras.

Você pode saber mais sobre a certificação ISO 9001 acessando o site da International Organization for Standardization (ISO).

Quer conhecer a solução que gerencia, acompanha e reporta facilmente todos os indicadores da qualidade, em tempo real, garantindo conformidade com a ISO? Acesse: SoftExpert Excellence Suite


Dados atualizados em 17/11/2017

Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade