A gestão financeira diz respeito às atividades de administração de recursos financeiros que vão desde contas a receber e a pagar até a estimativa de gastos.

A gestão financeira diz respeito às atividades de administração de recursos financeiros que vão desde contas a receber e a pagar até a estimativa de gastos com investimentos.

Segundo o Serasa (no estudo Mosaic Business, 2017), uma em cada três empresas brasileiras está passando por dificuldades financeiras. É certo que boa parte dessas dificuldades são causadas pela crise econômica (da qual o país ainda se recupera). Outra parte é causada pela má gestão dos recursos financeiros, e é aí que a tecnologia pode fazer a diferença.

A busca por liquidez e lucro

Duas coisas são importantíssimas para a gestão financeira de qualquer empresa:  ter liquidez e obter lucro com as atividades comerciais.

Para planejar o futuro da empresa é preciso entender se há liquidez para cumprir as obrigações básicas, como pagamento de empregados, fornecedores, manutenção, etc. O índice de liquidez é extraído com o cálculo das receitas e despesas (fluxo de caixa) em uma janela de tempo ou período. Nessa conta entram os parcelamentos de dívidas ou obrigações e, também, os valores a receber.

Neste ponto, é fácil perceber que a gestão financeira engloba áreas diversas que incluem as vendas, a gestão de orçamentos, a gestão de estoques e tudo que possa gerar receitas e despesas para a empresa.

Boa parte do problema das empresas que estão indo mal é causada pela falta de  dedicação de tempo e esforço para gerar e analisar o Fluxo de Caixa, com os registros contábeis das entradas e saídas de capital.

Muitas empresas parecem ser administradas contando com a sorte, o que é sempre uma má ideia. Registrar e analisar as receitas e despesas considerando a programação de pagamentos e recebimentos (além de coisas como a conciliação das contas bancárias) dá aos empreendedores a oportunidade de “olhar para o futuro” e tomar melhores decisões, evitando problema e antecipando soluções.

A tecnologia e a tomada de decisão

A análise, a previsão e estimativas de receitas e despesas são informações essenciais para dar aos gestores e empresários insumos para o processo decisório.

Afinal, como tomar boas decisões estratégicas sem previsibilidade de quanto capital há disponível? Sem saber como a empresa estará nos próximos meses, tomar qualquer decisão que envolva o uso de recursos é, no mínimo, irresponsável.

A tecnologia tem sido muito importante no desenvolvimento de negócios.

Hoje, o uso de sistemas integrados de gestão empresarial (ou ERP cloud) é praticamente obrigatório: eles estão mais acessíveis, não requerem grandes projetos  de implantação e muitos já estão disponíveis em versão na nuvem (o que deixa tudo bem mais fácil: basta tem um notebook e acesso à internet para poder usufruir da ferramenta).

Além disso, vivemos um barateamento do custo de acesso à internet e de equipamentos como notebooks e smartphones, o que é ainda mais motivador para a adoção de software gerencial.

Integração e comunicação

Além de facilitar a gestão de contas a pagar e a receber a tecnologia tem influenciado à gestão financeira por disponibilizar canais de comunicação que permitem a integração de sistemas de gestão com  órgãos governamentais. Como um software financeiro online que garante seu controle financeiro com um clique.

Um exemplo disso é a NF-e (Emitir Nota Fiscal Eletrônica): hoje, os melhores ERPs já são integrados com vários sistemas das secretarias de fazenda estaduais e geram e gerenciam as notas fiscais de forma simples e segura.

Outro exemplo é a emissão de boletos: os sistemas gerenciais conseguem gerar boletos de todos os principais bancos do país.

Essas funções facilitam a gestão do negócio e a gestão financeira de qualquer empresa.

Tocar um negócio hoje, com base em planilhas ou em papel é arriscado e pode ser entendido como um sinal de desleixo por seus fornecedores, clientes e por investidores. Pense sobre isso e busque mais informações sobre como a tecnologia pode te ajudar a crescer!

Gostou? Comente! Quer saber mais, entre em contato com a gente!


DelterGabriela Vitória Miranda é analista de marketing e redatora na empresa GestãoClick, um software de gestão empresarial que ajuda milhares de empresas a organizar e aumentar suas vendas diariamente.

Autor Convidado

Autor

Autor Convidado

Artigo produzido por especialista convidado. Conheça seu currículo no fim deste post.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade