O que buscar em uma solução para Gestão de Ciclo de Vida do Produto

De empresas que produzem goma de mascar até às que fabricam aparelhos eletrônicos de alta tecnologia, todas têm um desafio em comum: a gestão do ciclo de vida de seus produtos. Para enfrentar os desafios dessa gestão, diversos fabricantes vêm investindo em softwares isolados ao invés de uma solução integrada para PLM. O que pode acabar complicando mais do que ajudando. Saiba porque neste blog post.

1.   Gestão de portfólio de produto

O primeiro recurso que a solução deve ter é a capacidade de identificar, priorizar, balancear e gerenciar o mix de iniciativas de desenvolvimento de produtos.

A solução deve permitir que os envolvidos no desenvolvimento dos produtos tenham a capacidade de determinar um método de pontuação (score) eficaz para priorizar e avaliar os investimentos e otimizar o uso de recursos nas oportunidades de maior valor.

2. Gestão de desenvolvimento de produto (PDM)

É absolutamente crucial que as soluções que você está avaliando possam coletar e centralizar os dados de seus produtos de maneira integrada e automatizada, lhe proporcionando capacidade de gerar relatórios avançados.

Isso ajudará a empresa a melhorar a gestão da qualidade, reduzir custos e riscos associados a conformidade à diversas normas e regulamentações.

3. Gestão de processo & workflow

Outro recurso importante é uma ferramenta de modelagem e análise de processos visual, fácil de usar e avançada, capaz de ajudar os usuários a compreender, documentar e implementar processos cada vez melhores.

Também deve permitir que vários usuários trabalhem no desenvolvimento e na manutenção de processos de desenvolvimento de forma simultânea. A solução deve usar um conjunto abrangente de ferramentas que permite que os usuários se conectem a aplicativos existentes para que possam montar interfaces simples de serem usadas.

4. Gestão de documentos e conteúdo

Como eu disse anteriormente, a gestão, entrega e controle de documentos e conteúdo é importante para qualquer empresa que desenvolve e/ou fabrica quaisquer tipos de produto.

Afinal, como uma empresa conseguiria gerenciar o ciclo de vida completo do produto sem conseguir gerenciar proativamente a grande quantidade de documentos e conteúdo criados durante sua vida útil?

5. Repositório centralizado de dados

Como você deve ter percebido ao longo deste post, a base que qualquer solução de PLM é garantir que todos envolvidos na gestão do ciclo de vida do produto tenham acesso constante aos dados dos produtos.

Um repositório centralizado de dados – que está sempre atualizado – permite que a empresa organize informações de acordo com suas necessidades otimizando os esforços das equipes envolvidas.

Como eu mencionei no início deste post, estas são apenas algumas das importantes características que você deve avaliar em uma solução Gestão de Ciclo de Vida de Produto.

No eBook 8 recursos que toda solução de gestão de ciclo de vida de produtos deve possuir, entro em mais detalhes sobre cada recurso listados acima e incluí mais três outros recursos importantes que são cruciais para melhorar a otimização de cada etapa do ciclo de vida do produto.

Sugestões