Biomédica aumenta a eficiência dos processos e conquista a Certificação de Boas Práticas da Anvisa em distribuição e armazenagem com ajuda da tecnologia.

Conseguir se diferenciar e maximizar os resultados em um mercado volátil, de normas rígidas e altamente regulamentado como o da indústria farmacêutica, de biotecnologia e dispositivos médicos não é uma tarefa fácil. Reconhecimentos como a Certificação de Boas Práticas da Anvisa e o Selo A de Excelência em Procedimentos da Roche Diagnóstica são instrumentos importantes para alcançar o sucesso. A tecnologia pode ser uma grande aliada para se obter êxito nesse desafio.

Com atuação no ramo de fornecimento de produtos laboratoriais, consumíveis hospitalares e serviços de assessoria técnica e científica em equipamentos de diagnóstico, a Biomédica Belém buscava no mercado uma solução que pudesse apoiá-la na Gestão de Documentos. Ao conhecer todos os módulos, aplicações e potencialidades do SoftExpert Excellence Suite (SE Suite), a companhia resolveu adotar a plataforma de gestão completa.

“Foi determinante para a tomada de decisão o fato do produto ser mais completo e integrado do que os outros que havíamos pesquisado e que só atendiam necessidades específicas”, salienta Silvia Dorian, Auditora da Qualidade e fundadora da Biomédica.

Com o SE Suite a companhia, que faturou mais de R$ 11 milhões em 2015, obteve ganhos na agilidade, na obtenção de informações e na organização interna. Aumentou a eficiência dos seus processos e conquistou a Certificação de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem da Anvisa (CBPDA), além do Selo A de Excelência em Procedimentos da Roche Diagnóstica (um de seus principais parceiros). Segundo Dorian, a ferramenta desempenhou um papel importante na conquista das certificações.

“Estruturamos todo o nosso fluxo de informações com a ferramenta. Isso nos ajudou a agilizar o atendimento das demandas internas dos centros de distribuição e também dos nossos clientes. O SE Suite nos auxilia nos processos de ponta a ponta da cadeia de serviços, da gestão de equipamentos ao gerenciamento de documentos. Isso nos garantiu importantes certificações da Anvisa e de parceiros, o que atesta a nossa qualidade”, afirma Silvia.

A plataforma atende os setores de Qualidade, Diretoria, Comercial, Estoque, Financeiro, Recursos Humanos, TI, Contabilidade e Logística.

Ao todo, o sistema é responsável pela conferência de 401 equipamentos espalhados em todo estado do Pará e Amapá. Ele gerencia a calibração de 10 equipamentos (controlados e programados) e cerca de 200 documentos e 9 auditorias. A solução já registrou acompanhamento de 11 registros de incidente e controlou 125 manutenções corretivas e preventivas. Além disso, auxilia no gerenciamento de 60 planos de ação e já registrou 106 problemas que foram controlados e sanados.

O Gerente de Assistência Técnica da Biomédica, Fausto Augusto, salienta que desde que adquiriu o SE Suite a empresa obteve ganhos sem precedentes.

“Hoje, temos o controle seguro de todo nosso parque de equipamentos e de sua manutenção, gerindo ações preventivas e corretivas. A ferramenta também nos permite abrir chamados, e fornece dados completos e parametrizados. Isso possibilita a melhoria contínua nas nossas rotinas”, avalia Fausto.

Saiba mais:

Acesse o site da Anvisa e sabia mais sobre a Certificação de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem (CBPDA).

Conheça aqui a solução que reduz o custo da conformidade normativa e ajuda as empresas aumentar a produtividade, reduzir os riscos e aderir a regulamentações.

Lá, você também encontra um repositório de conhecimento, com diversos eBooks, Webinars e White Papers sobre diversos temas sobre gestão.

Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade