Se você busca uma ferramenta de gestão eficaz não pode abrir mão do método 5W2H.

Mas o que é o 5W2H?

Explicando em apenas uma frase: É uma metodologia que oferece uma das mais completas abordagens em termos de planejamento estratégico.

A 5W2H é uma ferramenta de gestão empregada no planejamento estratégico de empresas. Ou seja, a 5W2H garante maior controle sobre seus resultados.

A ferramenta parte de uma meta para organizar as ações e determinar o que será feito, por qual razão, por quem, como, quando e onde, além de estimar quanto isso custará.

Funciona como uma espécie de guia, permitindo estruturar o passo a passo que será adotado na estratégia.

Este caminho nada mais é do que um checklist completo, no qual deve estar registrado o máximo de informações possíveis, de modo a orientar detalhadamente o que precisa ser feito.

Se você nunca ouviu falar, acredite, a sigla 5W2H representa um método relativamente comum dentro da gestão empresarial.

Mas o que significa 5W2H?

Essa é uma sigla em inglês e as letras correspondem às perguntas que devem ser feitas para percorrer o processo.

Cinco dessas perguntas são iniciadas com a letra W (What, Who, When, Where e Why) e outras duas começam com H (How e How much).

Ou seja, as perguntas são:

  1. O que será realizado?
  2. Por que?
  3. Onde
  4. Quando?
  5. Por quem?
  6. Como?
  7. Quanto vai custar?

Agora tudo faz mais sentido, não é mesmo?

Por que devo usar o 5W2H?

O método 5W2H pode ser um grande aliado das empresas que desejam crescer e também é um instrumento que permite projetar um futuro melhor.

Com o 5W2H é possível controlar os prazos em tempo real, conferindo se as tarefas estão de acordo com o que descreve o cronograma.

Ao mesmo tempo em que simplifica as informações do seu projeto, ele permite o registro de todas as atividades em detalhes para que os membros da equipe não tenham dúvidas quanto ao que se espera de cada entrega.

A análise 5W2H se destaca por ser uma ferramenta simples, completa e que otimiza seu tempo.

Além disso é bastante dinâmica e permite ajustes e modificações oportunas mesmo após a implementação do seu plano de ação.

Mas a minha empresa é muito pequena. Será que ainda assim devo usar?

Com certeza. Mesmo que você seja o único responsável por um projeto, use o 5W2H ao responder as questões propostas pela metodologia. Você terá muito mais clareza nas tomadas de decisão em busca de um objetivo. E acredite, vai otimizar tempo e outros recursos.

Gostou? O 5W2H ajuda – e muito – na execução e sobretudo no controle das tarefas da sua empresa, o que pode significar uma tremenda economia afinal, quando bem implementado, as dúvidas dão lugar à produtividade.

Se você quer melhorar ainda mais o seu processo, experimente se aliar à tecnologia. Sim, com um software você poderá fazer tudo isso de forma automatizada e com todas as áreas e responsáveis integrados. Ou seja: os envolvidos em um projeto específico saberão exatamente o que fazer, quando, onde, de que forma, etc. Tudo isso sem necessidade de controles manuais!

E o resultado, além da economia, é uma sinergia que hoje em dia pode ser um importante diferencial estratégico para o seu negócio.

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade