continuidade-dos-negocios

Aprenda 6 passos para implementar a ISO 22301 na sua empresa e garantir a continuidade do seu negócio em situações de crise.

Você sabe como a ISO 22301 pode ajudar o seu negócio a continuar funcionando em situações adversas e inesperadas?

Neste blog, vamos mostrar 6 passos para começar a implementar a ISO 22301 na sua empresa e garantir a continuidade do seu negócio em situações de crise. Acompanhe!

Principais tópicos da ISO 22301

A ISO 22301 é uma norma internacional que orienta as empresas a gerenciar a continuidade dos negócios. Ela ajuda as empresas a identificar ameaças, avaliar vulnerabilidades e desenvolver planos de resposta e recuperação.

Os principais tópicos abordados nela são:

Continuidade de negócios – Ajuda empresas a planejar e agir em situações difíceis.

Identificação de riscos – Ajuda a encontrar possíveis problemas que possam afetar a empresa.

Planos de resposta – Ensina como lidar com emergências e continuar funcionando.

Testes e melhorias – Mostra como testar os planos e torná-los melhores ao longo do tempo.

A importância da ISO 22301 está em garantir que as empresas possam continuar suas operações essenciais em caso de crises, reduzindo os impactos negativos sobre os clientes, os funcionários, os fornecedores e a sociedade.

Principais desafios

A implementação da ISO 22301 pode trazer alguns desafios para as empresas. Veja quais são eles e como superá-los:

Cultura organizacional

É preciso mudar a cultura da empresa para que todos se envolvam na gestão de continuidade de negócios. Isso pode ser difícil se a empresa não tiver uma cultura de gestão de riscos. Para mudar a cultura, é importante comunicar os benefícios da norma, envolver os líderes e os funcionários e reconhecer os esforços e os resultados.

Alocação adequada de recursos

É preciso investir tempo, dinheiro e pessoas para implementar e manter a norma. Isso pode ser desafiador se a empresa for pequena ou tiver restrições financeiras. Para alocar recursos, é importante priorizar os processos críticos, buscar apoio da alta administração e buscar parcerias externas se necessário.

Complexidade dos processos e documentação

É preciso entender e documentar os processos da empresa, os impactos de interrupções e os riscos associados. Isso pode ser complexo e demorado para muitas empresas. Para simplificar os processos e a documentação, é importante usar ferramentas e metodologias adequadas, envolver as pessoas que conhecem os processos e revisar e atualizar os documentos periodicamente.

Resistência à mudança

É preciso introduzir novos procedimentos para garantir a continuidade dos negócios. Isso pode gerar resistência dos funcionários, especialmente se a norma mudar a forma de operar da empresa. Para reduzir a resistência à mudança, é importante explicar os motivos e os objetivos da norma, treinar e capacitar os funcionários e monitorar e avaliar os resultados.

Manutenção da relevância e atualização contínua

É preciso manter os planos de continuidade de negócios relevantes e eficazes ao longo do tempo. Isso é um desafio constante, pois o ambiente e as circunstâncias podem mudar. Para manter a relevância e a atualização, é importante realizar testes e simulações, analisar as lições aprendidas, incorporar as mudanças e melhorias e realizar auditorias e revisões.

Para superar esses desafios, é preciso comprometimento, comunicação eficaz, apoio da alta administração e compreensão de que a ISO 22301 é um processo de melhoria e adaptação.

6 passos para começar a implementar a ISO 22301

1º passo – Comprometimento da alta administração

O primeiro passo é obter o comprometimento e apoio da alta administração. A liderança é fundamental para o sucesso da implementação. Dessa forma, a direção da empresa passa a compreender os benefícios da norma e alocar recursos e suporte necessários.

2º passo – Análise de Impacto nos Negócios (BIA)

O segundo passo é realizar uma Análise de Impacto nos Negócios (BIA). Ela identifica processos críticos, suas interdependências e os efeitos de interrupções.

3º passo – Avaliação de riscos

O terceiro passo é conduzir uma avaliação de riscos. Dessa forma, a empresa consegue identificar ameaças e vulnerabilidades que podem afetar a continuidade dos negócios.

4º passo – Desenvolvimento e implementação do plano de continuidade

O quarto passo é elaborar planos de continuidade. Eles incluem procedimentos de resposta a emergências, recuperação de desastres e continuidade operacional.

Os planos devem ser claros, abrangentes e alinhados com as necessidades da organização.

5º passo – Testes e exercícios de continuidade

O quinto passo é realizar testes e simulações. Eles servem para validar a eficácia dos planos de continuidade e a preparação da equipe.

Os resultados dos testes devem ser usados para identificar áreas de melhoria e ajustar os planos.

6º passo – Revisão e melhoria contínua

O último passo é estabelecer um ciclo de revisão e melhoria. Ele envolve auditorias periódicas para verificar a conformidade com a ISO 22301 e identificar oportunidades de aprimoramento.

O sistema deve estar sempre atualizado e eficaz.

Benefícios da ISO 22301

A ISO 22301 oferece vários benefícios para as organizações, tais como:

Gestão de riscos aprimorada

Proporciona uma compreensão melhor dos riscos, permitindo uma identificação mais precisa das vulnerabilidades e ameaças.

Resposta eficiente a incidentes

Facilita a preparação e resposta rápida a emergências, garantindo a continuidade e minimizando os impactos.

Fortalecimento da confiança dos stakeholders

Melhora a confiança dos clientes, parceiros, investidores e outras partes interessadas, mostrando um compromisso com a gestão de riscos e a sustentabilidade.

Conformidade legal e regulatória

Ajuda na conformidade com requisitos legais e regulatórios, assegurando que a empresa esteja alinhada com normas do setor e evitando penalidades e consequências negativas.

Melhoria contínua e adaptabilidade

Estimula uma cultura de melhoria contínua, promovendo a adaptação da organização diante de mudanças imprevistas.

Redução de custos a longo prazo

Evita interrupções significativas nos negócios, reduzindo os custos de recuperação e permitindo uma maior estabilidade financeira.

Aumento da resiliência empresarial

Reforça a capacidade da organização em lidar com eventos imprevistos, garantindo uma resposta ágil e eficaz para manter a continuidade.

Conheça a solução da SoftExpert para a ISO 22301

Você quer garantir a continuidade do seu negócio em situações de crise? Então você precisa conhecer a solução da SoftExpert!

Ela é uma ferramenta fácil e completa que ajuda as empresas a seguir a ISO 22301. O software permite gerenciar a estratégia, as ameaças, os riscos, os controles, os planos de ação, os treinamentos, os incidentes, os indicadores e os processos. Assim, ele aumenta a eficiência, evita o retrabalho e o desperdício.

Não perca tempo e entre em contato com um dos nossos especialistas. Eles vão mostrar a você como a solução da SoftExpert pode ajudar o seu negócio a se tornar mais resiliente e sustentável.

Fale conosco agora mesmo!

Quero falar com a SoftExpert

Bruna Borsalli

Autor

Bruna Borsalli

Bruna Borsalli é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química e de Segurança do Trabalho com especialização em Gestão da Qualidade, detém experiência na área de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), certificação de Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrado (SGI) - ISO 9001 | 14001 | 45001 e Six Sigma Yellow Belt.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade