8 razões para sua empresa ter uma certificação ISO

As empresas buscam reconhecimento ao se submeterem às certificações ISO. Mas é somente isso que elas precisam? Conheça motivos bem mais importantes.

Certificação é a declaração formal de que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Ela deve ser emitida por alguma instituição, ou alguém, que tenha fé pública. Isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser instituída por lei ou decorrente de aceitação social. Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça após ler esta definição?

Eu imagino que ISO tenha sido a resposta da maioria. Uma entidade cuja credibilidade veio por aceitação social e que hoje é sinônimo de padronização e qualidade. Mas, por que minha empresa precisa seguir regras definidas por uma entidade que não obriga ninguém a segui-los? É claro que em muitos setores essa liberdade não é tão grande. Mas, em geral, pode-se dizer que as empresas optam por ser certificadas ISO pois entendem que isso seja benéfico para elas.

De acordo com o ISO Survey 2017, são mais de um milhão e meio de empresas que possuem alguma certificação (só estão consideradas aqui as 10 certificações mais procuradas). Dois terços destas optaram pela ISO 9001. Quais as razões que justificam todo o esforço de se conquistar uma certificação?

Listo abaixo 8 razões para sua empresa ter uma certificação ISO:

1. Padronização

Os objetivos da padronização são:

  • Simplificar a produção nas diversas indústrias;
  • Garantir a consistência e a segurança dos produtos;
  • Promover a colaboração e a compatibilidade globais.

De maneira geral as empresas experimentam inegáveis benefícios tecnológicos, econômicos e sociais como resultado da padronização.

2. Atender aos requisitos do cliente

Este é um motivo perigoso. Muitas empresas querem uma certificação ISO  apenas para satisfazer uma exigência do cliente. Ou o cliente declara que só fará negócios com fornecedores certificados. Sim, é preciso atender aos clientes de forma satisfatória, mas de maneira plural e contínua. Concentrar-se apenas nesse benefício, e em seu ganho imediato, sem colocar o cliente realmente à frente pode custar muito mais a longo prazo.

3. Melhorar a qualidade dos processos e produtos

A adoção de um método padronizável decorrente de uma certificação ISO tem tudo a ver com qualidade. Mesmo que a certificação não seja a ISO 9001. Então, o resultado de uma certificação ISO é um melhor nível de qualidade para toda a organização, para cada processo e cada produto.

Existem muitas definições de “qualidade”, mas Philip Crosby e Joseph Juran fornecem dois dos melhores: Crosby definiu como “conformidade com os requisitos”; Juran a chamou de “adequação ao uso”. Um sistema de gestão bem concebido e implementado de forma eficaz, colocará a sua empresa no caminho para a qualidade.

4. Descrever, entender e comunicar os processos de sua empresa

A ISO exige que você identifique e descreva seus processos usando métricas de negócios. A finalidade é gerenciar e controlar melhor seus processos de negócios. Os objetivos formam o centro do seu sistema. As métricas são usadas para entender e comunicar o desempenho do seu sistema em relação aos seus objetivos. Se você fizer uma tentativa honesta de se adequar aos requisitos de obtenção de uma certificação ISO,  aprenderá mais sobre sua empresa.

5. Melhorar a consistência de suas operações

Reduzir a variação em seus processos é a melhor definição de consistência. O seu cliente é mais bem atendido quando você fornece um produto consistente: sempre com as mesmas dimensões, mesmo peso, mesmas tolerâncias, mesma saída.

Claro, eles não aceitam variação, e você também não deve! E como você diminui a variação? Aumentando o controle de seus processos! O controle vem de um objetivo claro, de coletar dados sobre o processo e de entender como ajustar o processo para manter a saída consistente. Os requisitos da ISO ajudam em todos estes pontos.

6. Melhorar a eficiência, reduzir o desperdício e economizar dinheiro

Um sistema de gestão ISO não é perfeito. Mas um sistema bem executado permite que sua empresa se aproxime da perfeição. À medida que seus processos melhoram, tornam-se mais consistentes e você atinge seus objetivos com maior regularidade, você verá resultados tangíveis. Seu desperdício nos processos diminuirá.

O desperdício é resultado da má qualidade e da ineficiência e é dinheiro perdido para sempre. A ineficiência resulta de variações e processos inconsistentes. Reduza a variação, melhore a consistência e você terá menos desperdício e mais dinheiro.

7. Facilitar a colaboração nos negócios

O fato da ISO ter abrangência e plena aceitação internacional facilita a realização de negócios colaborativos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A padronização permite que sua empresa faça negócios internacionais com a certeza da compatibilidade e da invariabilidade de um produto ou de um insumo a ser usado em seu processo.

8. Alcançar reconhecimento internacional

Já falamos sobre a credibilidade da ISO no início deste artigo. E esse fator não pode ser desconsiderado. A obtenção de uma certificação ISO vai colocar sua empresa em um grupo muito seleto. Todos sabemos que a imagem que a organização transmite é um fator muito importante em um processo comercial.

Considerações finais:

iso

São vários os benefícios que podem ser obtidos através de uma certificação ISO. Mas por mais que eles sejam claros e evidentes, quando uma empresa insiste em adotar uma certificação apenas por pressão do mercado, os benefícios podem ser facilmente substituídos por malefícios. O processo que era para ser renovador passa a ser um fardo.

Concentre-se em seu objetivo, planeje, utilize um bom sistema de gestão para auxiliá-lo e usufrua dos benefícios da certificação que você julga mais importante para o seu negócio.

Ficou interessado em buscar uma Certificação ISO? Elaboramos uma trilha com 4 artigos que irão ajudá-lo a se preparar melhor para este desafio:

  1. Avaliando o nível de maturidade da qualidade de sua organização
  2. Quais são os custos da qualidade?
  3. As 4 etapas essenciais em auditorias de qualidade
  4. Como se preparar para uma Auditoria ISO e o que esperar dela
Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade