Acelere o seu negócio com o RPA

Use seus recursos de forma inteligente e acelere o desempenho do seu negócio com a robotização de seus processos (RPA – Robotic Process Automation)

As vantagens do Robotic Process Automation (RPA) não podem ser mais ignoradas e seu uso em vários setores está diretamente relacionada ao uso inteligente dos recursos. O RPA libera o funcionário humano de tarefas repetitivas e operacionais para se concentrar nos objetivos principais do negócio, trazendo inúmeros benefícios para a organização.

Em síntese, essa automação robótica ajuda na aplicação de tecnologias específicas que podem automatizar tarefas rotineiras e padronizadas, criando maior produtividade e valor com menos investimento. Processos que envolvem a captura e a interpretação de dados para sua manipulação, execução de transações, acionamento de respostas e comunicação com outros sistemas digitais dentro do domínio são os grandes beneficiados.

A grandeza dos benefícios da automação é diretamente proporcional à melhoria incremental nas atividades de processamento manual. Uma plataforma RPA oferece à sua empresa a escalabilidade necessária para mantê-la competitiva.

Benefícios do RPA – Robotic Process Automation

Custo efetivo

Estima-se que o uso da robótica reduz os custos operacionais em até 50%. Os robôs podem operar 24 horas por dia e não tiram férias, quando comparados aos humanos, que trabalham em um horário limitado e têm um número pré-fixado de licenças anuais a cada ano.

Precisão e qualidade

Os robôs são confiáveis ​​e consistentes. Eles também reduzem drasticamente os casos de retrabalho e melhoram a qualidade da saída. A melhor parte é que os robôs seguem sempre todas as regras, alcançando 100% de precisão nos resultados do processo.

Consistência

A robótica é uma tecnologia segura e não invasiva que não interfere nos sistemas inerentes e fornece consistência perfeita na execução das atividades em toda a linha.

Análise aprimorada

Ter acesso a dados precisos e isentos de erros de várias fontes melhora a qualidade da análise no processo. Isso leva a uma melhor tomada de decisão e, em geral, à melhoria da execução do processo.

Comunicação com múltiplos sistemas

O RPA possibilita a contabilização de dados e informações de múltiplos sistemas, gerando informações que auxiliam na integração dos processos.

Versatilidade

O RPA é aplicável em todos os setores e tem a capacidade de executar uma ampla gama de tarefas. Qualquer processo que seja baseado em regras e possa ser definido e repetível torna-se um candidato ideal para automação.

O RPA e o BPM

Em um sentido bem amplo, o Business Process Management (BPM) ajuda as empresas a visualizar, gerenciar e identificar áreas de melhoria em uma cadeia de valor e em todo o ecossistema da empresa. Ele se concentra em entender a voz do cliente e seus resultados, custos e recursos esperados, além de capturar dados para medir a eficiência.

Essa percepção identifica oportunidades de melhoria para remover conflitos, alinhar a cadeia de valor e gerar resultados de negócios mais consistentes. No fim das contas, é uma maneira de aumentar a visibilidade e gerenciar por cima dos silos organizacionais.

Mas em um sentido simples e direto, o BPM é bastante linear por design, onde cada cadeia de valor se desdobra até chegar a um processo definido e regrado. E como vimos no último benefício de nossa lista, processos definidos e regrados são o cenário ideal para aplicação do RPA. Outras características importantes para os processos:

  • Devem ser repetitivos
  • Aqueles que são mais propensos a erro
  • Contém regras implementadas
  • Realizam transporte e transferência de dados
  • Possuem elevada carga administrativa/operacional

SoftExpert BPM

Se você é leitor assíduo do nosso blog, você já deve conhecer o SoftExpert BPM, a solução para gestão de processos de negócio da SoftExpert.

O SoftExpert BPM permite modelar, simular, automatizar e gerenciar processos e todas as suas instâncias. E ele está preparado para ser “robotizado” por qualquer ferramenta de programação e controle de RPA. Você pode, por exemplo, coletar informações de uma planilha Excel, logar no sistema, instanciar um processo e inserir as informações coletadas.

Todas as regras da modelagem são seguidas e tudo fica gravado na trilha de auditoria, como se outro usuário qualquer o estivesse executando. Você poupa tempo ao não precisar mais realizar trabalhos repetitivos e maçantes.

Vale lembrar que o SoftExpert BPM também oferece inúmeras opções de Webservices para conexões diversas. O RPA soma-se as várias alternativas existentes para proporcionar a você processo cada vez mais eficazes.

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade