Como as organizações estão lidando com a melhoria de processos

Leia este artigo e saiba como as empresas têm superado o desafio da melhoria de processos, buscando alcançar resultados melhores.

A melhoria de processos é um tema relevante para qualquer organização. Recentemente o portal BPMTrends realizou uma pequisa, para entender como o mercado tem tratado essa questão. O principal objetivo foi entender qual o foco das empresas quando se trata de melhoria de processos. Cada empresa consultada pôde escolher uma das três opções abaixo:

  • Implementar melhorias pequenas e incrementais;
  • Redesenhar processos;
  • Transformar os processos, mudando completamente a forma como os negócios são conduzidos.

Conheça os resultados da pesquisa sobre a melhoria de processos

O gerenciamento de processos de negócio (BPM) permite que as organizações sejam mais eficientes e implementem mudanças com maior facilidade. Isso tem impacto direto nos custos e nas receitas da empresa. De acordo com os resultados da pesquisa, a maioria das organizações (70%) tem foco nas mudanças pequenas. É o esforço que precisa ser aplicado de forma constante, para manter os processos atualizados. Esse trabalho geralmente é conduzido por colaboradores e lideranças diretamente envolvidos na execução do processo. Muitas vezes os conceitos de Lean e Six Sigma são utilizados como ferramentas de apoio.

A pesquisa mostrou também, que 20% das organizações entrevistadas estavam focadas no Redesenho de Processos. Essa abordagem afeta os processos existentes, e exige um grande esforço para que as mudanças sejam implementadas. Geralmente, é aplicada quando há necessidade de resolver grandes problemas relacionados a custos, ou para substituição de tecnologias.

O restante das empresas entrevistadas (10%), estavam focadas na transformação dos negócios. Literalmente buscando maneiras completamente novas de gerar os resultados.

O redesenho de processos ocorre de forma paralela: o processo existente continua a operar enquanto o novo é definido. Uma equipe normalmente acompanha todas as mudanças. Quando se trata de transformação, acabam envolvendo também os níveis mais altos de liderança.

Os processos têm ciclo de vida diferentes

Essas três abordagens refletem fases no ciclo de vida dos processos de qualquer empresa. Eventualmente, novos processos precisam ser definidos à medida que a organização decide oferecer um novo tipo de produto ou serviço. Da mesma forma, um processo existente pode passar por mudanças radicais, para se adequar a mudanças tecnológicas ou de mercado.

Em todos os casos, os colaboradores diretamente envolvidos no processo devem ser motivados a buscar formas mais eficientes de realizar as atividades. As pequenas inovações geram economia de dinheiro de forma incremental, mas são fundamentais para manter a eficiência dos processos.

As organizações precisam preparar as pessoas e manter os recursos adequados, para que as diferentes tarefas inerentes à melhoria dos processos possam ser realizadas. As lideranças e os funcionários precisam de capacitação para realizar as atividades.

Um processo pode ser submetido a grandes mudanças para incorporar tecnologias mais recentes. No entanto, quando um processo precisa ser melhorado, normalmente o redesenho é suficiente. O uso de softwares pode automatizar as regras de negócio e fazer com que as decisões possam ser tomadas mais facilmente.

A SoftExpert pode ajudar a sua empresa a ter visibilidade e controle sobre os processos de negócio. O SoftExpert BPM é uma solução amigável e focada nas pessoas que gerencia todo o ciclo de vida dos processos. Baseada na notação BPMN, a solução auxilia na modelagem, otimização, automação, execução e monitoramento, promovendo a melhoria contínua dos processos em toda a organização.

Conheça o SoftExpert BPM

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade