Aumentando a produtividade na indústria de óleo e gás por meio da digitalização de processos

Leia esse post e descubra como aumentar a produtividade na indústria de óleo e gás por meio da digitalização e otimização de processos.

A indústria de óleo e gás é extremamente relevante para os países da América Latina. Segundo a Fundação EURASIA, em 2019, os países tiveram as seguintes representatividades nas receitas totais, 17,7% para o México, 12% para o Equador, 9,3% para a Colômbia e 7,9% para o Brasil.

Embora seja de grande representatividade, essa indústria é um campo muitas vezes incerto e perigoso. Trabalhar com grandes máquinas, produtos químicos, recursos naturais imprevisíveis e uma grande força de trabalho pode levar a uma série de tarefas potencialmente arriscadas.

Como acontece em outros setores, nem sempre é fácil identificar e rastrear riscos e não conformidades que trabalhadores enfrentam diariamente. A mais fácil de consertar é como as empresas rastreiam riscos e não conformidades e como os gerentes utilizam essas informações de segurança para construir planos de ação que resolvam os problemas na raiz e transformem o local de trabalho.

Papel e processos manuais vs digitalização e automação de tarefas

Muitas organizações usam listas de verificação em papel para controlar os diversos requisitos e processos de segurança necessários para manter os funcionários protegidos. No entanto, fazer a simples mudança de processos em papel para processos digitais pode proporcionar um grande impacto na produtividade e eficácia.

Ao usar listas de verificação digitais, os funcionários podem registrar em tempo real o que está acontecendo em campo. Por serem menos complicadas de se utilizar, permitem que os agentes de campo mantenham uma padronização na entrada de dados e foquem no que realmente interessa, criar hábitos de segurança e identificação de problemas. Os dados coletados por meio das listas de verificação são incluídos em um banco de dados em tempo real, isso permite que agentes internos possam usar essas informações para identificar questões de segurança, delegar uma análise de causa raiz, e construir um plano de ação. Essas atividades rotineiramente iriam exigir tempo demais onerando o custo da operação, mas com processos digitalizados e integrados entre áreas podem se tornar o principal diferencial competitivo da empresa.

Aumentando a produtividade através da coleta de dados

Uma das atividades mais onerosas quando não se utiliza um mecanismo digital na operação é ordenar e classificar as ocorrências em busca de padrões para a resolução. Sem contar que o trabalho manual contribui para um aumento de erros de transcrição e a despadronização de informações. É aqui que as listas de verificação digitais realmente economizam tempo, padronizando a entrada de dados com perguntas diretas e armazenando automaticamente os dados em um local central, permitindo que os supervisores não apenas vejam que as tarefas exigidas do dia a dia estão sendo concluídas, mas também dá a capacidade de detalhar as informações e identificar padrões, não conformidades e áreas potenciais de melhoria.

São os dados estruturados que realmente ajudam a aumentar a produtividade e permitem que os locais de trabalho implementem novos sistemas ajustando os antigos, para que sejam mais eficientes e eficazes.

Outros benefícios da digitalização de processos incluem:

  • Redução dos custos operacionais com desperdícios e retrabalho.
  • Aumento da rentabilidade do negócio
  • Tomada de decisões mais rápida e eficaz
  • Notificação automatizada de atividades para que sejam concluídas no prazo.
  • Melhoria na qualidade do produto e redução de riscos

Como dar os primeiros passos para a mudança

Empresas que implementaram listas de verificação digitais descobriram que os insights que eles fornecem não apenas tornam as coisas mais seguras e eficientes, mas economizam dinheiro no longo prazo, aumentando a barra de segurança e reduzindo potenciais indenizações por acidente de trabalho.

Promova uma cultura de melhoria continua, reinventando a forma como a identificação de não conformidades ocorre na sua organização. Com mobilidade você proporciona que qualquer colaborador com um smartphone se torne um agente da mudança. Afinal, ninguém deve esperar uma auditoria para se deparar com as falhas no seu processo, não é? Clique no botão abaixo e conheça a solução da SoftExpert.

 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade