Você conhece os benefícios da automação de processos de negócio?

Pensando em como sua empresa pode ser mais competitiva? Leia este artigo e conheça os principais benefícios da automação de processos de negócio.

A automação de processos influencia diretamente no sucesso dos negócios, mas ao mesmo tempo há um contraste. Grande parte do mercado ainda é movido por processos baseados em e-mail, planilhas ou até mesmo em papel.

Nesse sentido, a tecnologia ajuda a melhorar a produtividade. Além de facilitar o controle, a automação de processos permite que rapidamente as organizações possam adaptar seus fluxos de trabalho, seja por força de novas demandas dos clientes ou de mudanças legais.

Conheça alguns dos benefícios que sua empresa pode conquistar com a automação de processos

1. Padronização dos fluxos de trabalho

Uma das principais vantagens dos processos automatizados é a padronização. Workflows que ocorrem sempre da mesma forma geram resultados de maior qualidade, são mais fáceis de controlar e permitem o ganho de escala. Eles também fornecem para as lideranças maior nitidez sobre o andamento das atividades.

A padronização ainda promove a redução de erros, o que contribui positivamente com a produtividade e a evolução dos resultados.

2. Diminuição de custos

Workflows automatizados exigem menos recursos para execução. Como mencionado anteriormente, eles também reduzem erros e por consequência, o retrabalho. Isso resulta em processos mais baratos e gera mais lucro para as empresas.

3. Incremento da segurança

O tramite de informações através de planilhas, e-mails ou papel, compromete a integridade e segurança dos processos. A automatização eleva a efetividade dos workflows e reduz as chances de problemas. Dados mais robustos e confiáveis também servem de insumo para fundamentar e facilitar as tomadas de decisão.

4. Maior controle

Os processos muitas vezes estão espalhados entre diversas ferramentas. Desta forma são mais lentos e difíceis de serem controlados. Através da automação, eles podem ser centralizados em uma única plataforma, garantindo para as lideranças maior controle e acompanhamento em tempo real.

5. Clareza absoluta

A automação evita que agentes externos tenham influência sobre os processos. Ela também previne a manipulação de resultados, impedindo que possam causar algum tipo de dano ou prejuízo para a empresa. Em situações que exigem auditoria nos processos, a transparência ajuda a evidenciar os fatos.

6. Maior produtividade e competitividade

A padronização e automatização dos processos, diminui a burocracia e colabora para que as atividades sejam executadas em menos tempo. A troca de informações entre diferentes departamentos se torna mais rápida e precisa, reduzindo o retrabalho. E por fim, todos estes aspectos favorecem a competitividade e asseguram para a empresa uma posição de destaque no mercado.

Agora que você já conhece os benefícios da automação de processos, conheça também a plataforma para gestão de processos da SoftExpert. O SoftExpert BPM é uma solução em software que gerencia todas as etapas do ciclo de vida dos processos, desde a modelagem e otimização até a automação, execução e monitoramento. A solução permite que as pessoas trabalhem de forma mais eficiente, melhora a orquestração de processos complexos e sustenta os objetivos de negócio com informação em tempo real.

Conheça o SoftExpert BPM

Sugestões