PDCA é uma abordagem iterativa de quatro estágios com foco na resolução de problemas e melhoria contínua de processos, produtos ou serviços. O método envolve testar sistematicamente as soluções possíveis, avaliando seus resultados e aprimorando aquelas que se mostram eficazes.

As quatro fases do ciclo PDCA são:

  • Planejamento: Nessa etapa, o objetivo é identificar e analisar o problema ou oportunidade, desenvolvendo hipóteses sobre quais podem ser os problemas e decidir quais alternativas testar.
  • Execução: Durante essa fase são efetuados testes na solução potencial, de preferência em pequena escala e com baixa necessidade de recursos. O objetivo aqui é mensurar os resultados que podem ser obtidos.
  • Verificação: Aqui se estudam os resultados obtidos, medindo a eficácia e decidindo se a hipótese é suportada pelas restrições impostas e se proporciona os resultados esperados.
  • Atuação: Se a solução for bem-sucedida, aqui inicia-se a implementação em maior escala e com uma estrutura permanente.

Por que fazer o ciclo de PDCA

O modelo proporciona uma forma simples, porém poderosa, de resolver problemas em qualquer setor, departamento ou processo. Sua abordagem iterativa permite que você e sua equipe testem soluções e avaliem os resultados de maneira rápida e metódica, aumentando a eficiência, visibilidade e reduzindo desperdícios.

O PDCA exige dos envolvidos um compromisso com a melhoria contínua, possibilitando uma otimização na eficiência e produtividade de forma controlada, sem os riscos de se fazer mudanças em grande escala e não testadas adequadamente.

Embora o PDCA seja uma ferramenta eficaz para empresas, ela também pode ser usada para melhorar o desempenho individual. Identifique o que está impedindo sua carreira de evoluir e como você deseja progredir. Analise e identifique a causa raiz do problema. Estabeleça metas e um caminho para superar esses obstáculos. Quando tiver decidido seu plano de ação, teste diferentes abordagens até obter os resultados que deseja. Reveja o progresso regularmente, ajuste seu comportamento de acordo e considere as consequências de suas ações. Por fim, implemente o que está funcionando e aprimore continuamente o que não está (Agir).

Quando utilizar o ciclo de PDCA

A estrutura PDCA pode melhorar qualquer processo ou produto. Em processos grandes pode ser necessário quebrar o todo em etapas menores e atuar ponto a ponto. É particularmente eficaz nos casos abaixo:

  • Implementação de iniciativas de Gerenciamento de Qualidade ou Six Sigma;
  • Melhoria de produtividade em processos internos;
  • Identificar soluções para problemas e testá-las de forma controlada antes de priorizar a implementação;
  • Evitar o desperdício de recursos implementando uma solução ineficaz em grande escala;
  • Desenvolvimento de novos produtos;
  • Gerenciamento de projetos e mudanças;
  • Gerenciamento do ciclo de vida de produto;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Como implementar o ciclo de PDCA

O ciclo PDCA pode ser implantado em empresas de qualquer segmento e de todos os portes, independentemente da complexidade envolvida. Além de proporcionar o benefício da melhoria contínua em sua gestão, ele é de fácil adaptação e implantação. Porém, é indicado que seus colaboradores recebam treinamento para que todos estejam alinhados sobre os objetivos do ciclo PDCA, suas etapas e como executar. A SoftExpert possui cursos e programas de desenvolvimento voltados à qualificação profissional. Consulte nossos serviços.

Seguir as etapas do PDCA proporciona a gestores uma excelente ferramenta para disseminar as melhores práticas de trabalho entre os membros da equipe, aumentando seu potencial, produtividade e reduzindo a aparição de ocorrências, erros e outros comportamentos ineficientes. A partir daí, deve-se moldar a “cultura organizacional” buscando utilizar esses métodos em todos os processos, mesmo que haja resistência de alguns funcionários. Para isso, basta ter um plano e colocá-lo em prática, seguindo à risca os quatro passos indicados.

Os colaboradores da sua empresa devem entender que o PDCA é um ciclo, ou seja, a maioria dos projetos passará por todas as etapas várias vezes. Além disso, não se esqueça de medir e registrar constantemente os resultados. Isso irá proporcionar que você entenda os problemas da sua empresa e como ele deve ser resolvido de forma eficiente. Um sistema como o SoftExpert Excellence Suite pode te ajudar a manter histórico e compartilhar os aprendizados entre os times e unidades da empresa. Clique no botão abaixo e agende uma demonstração para conhecer a Solução.

 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade