A Estratégia de Execução de Projetos (PES) é a abordagem estratégica que descreve a execução das tarefas necessárias para concluir um projeto. Ela costuma ser desenvolvida pelos líderes do projeto juntamente com um ou mais representantes do cliente. Mas como você deve planejar esta estratégia para que ela seja efetiva?

O estágio de execução de um projeto é uma das fases mais cruciais e longas do ciclo de vida de um projeto. É onde você conceberá e apresentará todos os entregáveis do projeto às partes interessadas. Sua meta é executar as tarefas definidas no Plano de Gestão do Projeto, cumprindo seus objetivos segundo um cronograma e orçamento predefinidos.

Mas, diferente de um Plano de Projeto, onde você planeja os estágios do projeto, na Estratégia de Execução de Projetos você planejará sua estratégia para executar as tarefas de cada estágio.

Eis como você poderá começar a planejar sua Estratégia de Execução de Projetos:

1. Foco no resultado final

Comece certificando-se de que sua Estratégia de Execução de Projetos esteja alinhada com a meta final do seu projeto. Para isso, é necessário que todos os objetivos e metas do seu projeto sejam claros e tenham sido meticulosamente definidos.

2. Faça sua equipe comprar a ideia

Como já discutimos anteriormente, a comunicação de um projeto é extremamente importante. Ao estabelecer um plano de comunicação claro e direto, você conseguirá fazer com que sua equipe e as partes interessadas comprem muito mais facilmente a ideia.

Explicar claramente a sua Estratégia de Execução de Projetos proporcionará à equipe uma melhor compreensão de como cada um deles contribuirá para o projeto, quais serão suas responsabilidades e o que se espera deles.

3. Construa uma equipe de craques

Todos estamos familiarizados com a expressão “A corda sempre arrebenta do lado mais fraco”. A mesma coisa vale para a sua equipe de projeto. Certifique-se de reunir uma equipe com membros da mais alta qualidade que possam ajudá-lo a planejar e implementar suas estratégias.

Os membros da sua equipe também devem ser capazes de questioná-lo e ajudá-lo a ver as coisas de uma perspectiva diferente.

4. Administre o progresso e o desempenho

Como você sabe que sua Estratégia de Execução de Projetos está progredindo e sendo executada como planejada? Definindo métricas para avaliar seu desempenho! Acompanhar as métricas é a maneira mais eficaz de mostrar que suas estratégias estão funcionando, e comunicar seu progresso é uma forma de manter a equipe e as partes interessadas engajadas. Além disso, isso permite corrigir erros no percurso enquanto ainda há tempo hábil.

5. É o seu projeto, assuma a liderança!

E lembre-se: nenhuma das práticas acima fará diferença se você não assumir a liderança de seu projeto. Isso é fundamental na hora de implementar a estratégia de execução.

Mas para liderar a sua equipe, é importante compreender a si mesmo e possuir um certo nível de inteligência emocional, pois você poderá perder a credibilidade diante do grupo se for visto como uma pessoa “imprevisível e descontrolada”, que se deixa levar pelas emoções.

Ah, e trabalhar as suas habilidades de gestão em termos de gestão estratégica e corporativa, além das habilidades para gerir projetos técnicos, é um diferencial que pode ajudar muito nesse processo.

6. Faça da tecnologia a sua aliada

Nunca é demais enfatizar o quão importante é ter a ferramenta certa para gestão de projetos! Uma ferramenta para Gestão de Projetos ajudará você não só a executar as atividades, mas também a monitorar a disponibilidade dos recursos e realizar toda a gestão financeira, evitando que desvios venham a comprometer o alcançe dos resultados.

Assista esse vídeo e veja por si mesmo!

Gus Oliveira

Autor

Gus Oliveira

Gustavo Oliveira é graduado em Administração de Empresas e em Economia pela Universidade de Massachusetts - Dartmouth (EUA). Gustavo possui experiência na indústria de software para excelência empresarial e também na área financeira e de desenvolvimento de negócios, atuando em grandes empresas nos Estados Unidos e no Brasil como analista financeiro, consultor de estratégia de negócios e consultor sênior de projetos.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.