Gerenciamento da comunicação em projetos: Entenda a importância

Leia este artigo e entenda como o bom gerenciamento da comunicação em projetos pode fazer toda a diferença.

A comunicação está presente em todas as relações humanas. Desde os primeiros dias de vida já sabemos como informar às nossas mamães que chegou a hora de comer ou de trocar as fraldas. Talvez seja por essa razão que todos nós julguemos que sabemos nos comunicar minimamente bem, afinal é um processo natural. Essa é uma certeza que a grande maioria dos gerentes de projeto também tem. Mas será que isso é mesmo verdade?

Não é o que as estatísticas apontam. Pesquisa do Project Management Institute (PMI) dá conta de que dentre os projetos que fracassaram, 29% deles tiveram seus problemas originados em questões relacionadas à comunicação.

Fonte: PMI´s Pulse of the Profession 2018

Mas se, em tese, todo gerente de projetos sabe se comunicar, por que ainda assim a comunicação é fonte de tantos problemas?

Desvendando a comunicação em projetos

Como em muitas ações humanas, também quando se trata de comunicação, o perigo mora nos detalhes. Muitos gestores se concentram demasiadamente no controle de números e geração de relatórios sem dedicar tempo para esclarecê-los e se certificarem de que estão alcançando os objetivos e sendo compreendidos pelas partes interessadas. Sabemos que uma comunicação eficaz envolve basicamente quatro elementos:

Porém, por trás deste esquema simples, estão os tais detalhes “perigosos”. Vamos colocar luz sobre os principais para que eles não tragam mais problemas para você:

1 -Para quem

Nem todas as partes interessadas precisam receber todas as informações o tempo todo. Selecionar adequadamente os destinatários ajudará a dar relevância aos seus informes pois saberão que quando receberem será algo que lhes é importante.

2 – O que

Vivemos na era da informação, o que significa que todos já vivem sobrecarregados, com mais dados do que talvez consigam lidar. Então, além de selecionar o público, saber gerar relatórios e gráficos atraentes, sintetizados e em linguagem adequada é um bom caminho para facilitar o entendimento e despertar interesse.

3 – Background

É provável que a sua comunicação vá atingir pessoas de diferentes faixas etárias, níveis de formação e, principalmente, nível de conhecimento da situação envolvendo a empresa e o projeto. Tenha isso em mente ao produzir seus informes.

4 – Como

O meio utilizado para executar a comunicação pode ser determinante para o seu sucesso. Não se prenda aos métodos mais tradicionais como e-mails e reuniões de check point. Não se esqueça de lançar mão da Intranet, Informes Corporativos, Murais e Folhetos para divulgar ações e publicar resultados, principalmente se o projeto tiver grande abrangência e impacto na organização. Aproveite para explorar os formatos mais interativos, como vídeos e webinars para alcançar públicos maiores e melhorar o engajamento.

O Que diz o Guia PMBOK®

O PMBOK®, guia publicado pelo Project Management Institute, destaca três processos relevantes para que se tenha um gerenciamento da comunicação consistente:

Planejar o Gerenciamento das Comunicações. Trata-se de desenvolver um plano apropriado para a comunicação norteando-se pelas necessidades de informação das partes interessadas, dos meios disponíveis e das necessidades do projeto.

ebook Projetos

Gerenciar as Comunicações. Visa garantir que as informações do projeto são coletadas, distribuídas, armazenadas, monitoradas até a sua disposição final de forma oportuna e adequada.

Monitorar as Comunicações. Tem o objetivo de assegurar que as necessidades de informação do projeto e das partes interessada sejam atendidas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância da comunicação no gerenciamento de projetos, aproveite e conheça o SoftExpert PPM. Ele possui os recursos necessários para apoiá-lo no gerenciamento da comunicação e extração de informações para manter bem informadas as partes interessadas. Além disso, é um software que permite que as organizações gerenciem facilmente projetos, programas, pessoas, serviços e finanças através de um conjunto completo de funcionalidades que simplificam as melhores práticas de gerenciamento de projeto com um baixo custo total de propriedade.

 

Laurides Dozol

Autor

Laurides Dozol

Especialista em Gestão Empresarial pela FGV. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade