Para alcançar o desempenho esperado por sua organização, além de selecionar os KPIs apropriados para o seu setor, é preciso descobrir como medi-los e reportá-los de forma adequada e precisa. Esse pode ser um passo difícil, mas é incontestavelmente importante, como veremos a seguir.
Qualquer empresa bem-sucedida quer ser capaz de cumprir seus objetivos organizacionais com sucesso. Nesse sentido, os indicadores-chave de desempenho (do inglês, Key Performance Indicators – KPIs) desempenham um papel importante em quase todas as organizações.
Os KPIs fazem parte de um contexto maior, eles são elementos fundamentais na gestão do desempenho corporativo. Nesse post aqui eu já falei sobre os motivos para investir seu tempo e recursos na gestão do desempenho.
Agora, vou mostrar como criar ótimos painéis (ou dashboards) de KPIs, descrevendo cada passo necessário para que você possa implementá-los em sua própria organização.
Selecione KPIs relevantes
Medir e monitorar o desempenho do negócio é crítico, mas escolher os indicadores de desempenho-chave errados pode ser prejudicial. KPIs pouco estruturados, ou KPIs que são muito difíceis, caros para obter a informação, ou para monitorar regularmente, são alguns exemplos.
Os KPIs certos para sua empresa precisam ser:
- Alinhados
- Alcançáveis
- Incisivos
- Precisos
- Acionáveis
- Vivos
Quer entender melhor esse adjetivos peculiares? Leia nosso eBook completo sobre o tema.
Descreva os KPIs em detalhes
Depois de selecionar seus principais indicadores de desempenho, é importante que a “ficha técnica” de cada um deles esteja claramente definida. Uma definição completa do indicador evita futuros mal-entendidos sobre suas informações.
A “ficha técnica” de um indicador precisa conter pelo menos:
- Objetivo
- Nome
- Definição
- Frequência
- Fonte/fórmula
- Responsável.
Essa é uma ficha básica, não se limite a ela.
Defina o tipo do seu dashboard
Antes de colocar os KPIs em seu dashboard, é importante saber que os dashboards variam em relação ao seu nível e finalidade.
Existem três tipos principais de dashboards de desempenho:
- Estratégico
- Operacional
- Analítico
Embora essas sejam as principais categorias que os dashboards podem assumir, provavelmente haverá casos em que um híbrido de dois tipos pode ser necessário.
Independentemente do tipo de dashboard de KPI que você use, os gestores e a equipe devem ser capazes de obter as respostas às perguntas em tempo real e agir com todos os dados consolidados em um só lugar.
Escolha o tipo de gráfico perfeito
Para cada KPI, você precisa definir como compartilhar as informações que você coletou. Por exemplo, é mais importante ver a meta, o valor atual ou o acumulado do ano até a data, ou um benchmark?
Existem vários tipos de gráficos que ficam ótimos em um dashboard, cada um ideal para um tipo diferente de indicador: gráficos de pizza, tabelas, gauges, gráficos de barras, gráficos de linhas, etc.
Desenhe dashboards atrativos
Usando uma ferramenta que permita criar um layout com drag-and-drop e widgets configuráveis, qualquer um pode criar um dashboard atrativo. Posicione indicadores relacionados próximos um do outro, criando um fluxo linear que seja fácil de seguir. Use cores para trazer vida ao seu painel de desempenho e adicione benchmarks para facilitar a avaliação dos dados.
Promova a interação
Um dashboard precisa promover a interação entre a informação e seu leitor. As relações de dependência entre os quadrantes são uma maneira de oferecer ao leitor não apenas informações estáticas, mas também análises flexíveis.
Mantenha seguro, mas não deixe de compartilhar
Diferentes usuários têm acesso a informações diferentes, dependendo do seu papel na empresa, suas responsabilidades, etc. Portanto, as configurações de permissão são importantes para garantir a segurança da informação. E, ao invés de enviar um arquivo estático do Excel, você deve poder compartilhar seu dashboard com qualquer pessoa que precise da mesma informação.
Revise, ajuste e repita
À medida que os ambientes de negócios mudam ao longo do tempo, as organizações precisam se adaptar e se ajustar – e com os dashboards de KPI não é diferente. Trata-se de um ciclo contínuo de revisão, ajuste e repetição.Revisões regulares são uma ótima maneira de evitar que seus dashboards fiquem pra trás.
Quer ler um pouco mais sobre cada um destes itens? Leia o eBook completo que criamos sobre este tema. Dashboards são uma ferramenta incrível para aprimorar a gestão na sua empresa, não deixe de usá-los!