Leia este blog post e conheça algumas etapas fundamentais para desenvolver uma estratégia de inovação eficaz.

As empresas atualmente estão cada vez mais eficientes, criativas e otimizadas, tornando o mercado mais competitivo. Deste modo, gerenciar de forma tradicional uma empresa já não é mais o suficiente para garantir a sobrevivência entre os concorrentes. E pensando nesse cenário competitivo, uma das formas de não ficar para trás com toda certeza é investindo em Inovação.

Inovação não é apenas a criação de novas tecnologias, serviços ou produtos, é o surgimento de novos modelos de negócios, novas formas de atender às necessidades dos clientes, desburocratizar e desenvolver formas inovadoras de fazer negócios.

Mas, muitas empresas ainda esperam obter vantagem em seu nicho de mercado por meio da inovação, entretanto, não possuem uma Estratégia de Inovação claramente definida em sua organização para atingir seus objetivos. As empresas mais inovadoras no mercado já aprenderam que grandes ideias não surgem do nada, mas sim de ambientes e processos bem estruturados projetados para promover seu crescimento.

A falta de uma estratégia clara de inovação continua sendo um problema para muitas organizações. Muitas pessoas ainda associam inovação a uma onda de gestão, como se fosse apenas mais um modismo gerencial do momento. No entanto, a inovação é muito mais do que isso e deve ser tão importante estrategicamente como qualquer outra área-chave da organização.

Mas como chegar a esse nível? Como você ter sucesso, se diferenciar de seus concorrentes e conquistar os consumidores através de uma estratégia de inovação? Bem, a resposta a essa pergunta começa com um eficaz planejamento. Os objetivos em torno da inovação devem estar alinhados com os objetivos gerais da organização para evitar que diferentes departamentos sigam caminhos separados, deste modo, é essencial incluir a inovação na estratégia de negócio da sua organização.

Por que a inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa?

Para qualquer organização, uma Estratégia de Inovação representa não apenas uma oportunidade de sobrevivência em um ambiente competitivo, mas também influencia a direção que a empresa deseja seguir. Ao alinhar a estratégia de inovação com seus objetivos estratégicos, você aumenta suas chances de encontrar oportunidades relevantes para o que sua organização pretende alcançar.

Em meio a um leque de oportunidades e ameaças existentes no mercado, toda empresa deve estabelecer um plano sólido e consistente com metas ​​realmente alcançáveis. Não adianta pensar muito à frente sem um bom plano estrutural de tudo que a organização precisa fazer de imediato e como pretende chegar lá. Portanto, suas metas de inovação não devem ser separadas de suas metas gerais de negócios, pois ter uma visão unificada ajudará a eliminar os efeitos de silo e melhorar a eficiência de suas operações.

O que é uma estratégia de inovação?

Uma estratégia de inovação é uma organização de recursos, processos e pessoas que facilitam ações inovadoras de curto e longo prazo, tornando a estratégia e a visão da empresa viáveis. E pode ser descrita como um roteiro claro para o futuro desejado da organização com relação a inovação, sendo um conjunto de ações internas que estimulem a criação de soluções que diferenciem a empresa em seu segmento de mercado atual, novos produtos e/ou novos mercados. Como resultado, a empresa cresce em termos de lucratividade, longevidade e consistência empresarial.

Logo, a estratégia de inovação não é sobre táticas de inovação, como a criação de um desafio de ideias, mas sim, é o mapeamento da missão, visão e proposta de valor de uma organização para um mercado de clientes definido. Ou seja, a estratégia de inovação consiste em políticas e valores fundamentais voltados para o alcance do crescimento organizacional futuro, e deve ser sustentada por uma visão clara e uma declaração de missão para ser eficaz.

Deste modo, uma estratégia de inovação eficaz pode trazer a clareza das prioridades e objetivos de inovação da organização, ajuda a concentrar os esforços e recursos em direção a esses objetivos e promover o alinhamento, pois diferentes equipes dentro da organização trabalharão juntas para alcançar os objetivos comuns, em vez de trabalhar de acordo com suas próprias prioridades individuais. E principalmente, ajudar a organização a alcançar o sucesso a longo prazo.

Como desenvolver uma estratégia de inovação?

 A seguir estão algumas etapas fundamentais para desenvolver uma estratégia de inovação eficaz:

1. Defina sua visão

 Seja para o seu negócio em geral ou para uma iniciativa específica como inovação, para desenvolver um plano estratégico significa que você precisa alinhar esse plano com sua visão de sucesso. Para estabelecer sua visão, você precisa definir o que é necessário priorizar e quais metas específicas você pode e precisa traçar para atingir seus objetivos.

2. Alinhe os objetivos de inovação com a estratégia de negócios

 Depois de determinar sua visão e analisar sua posição atual, você pode começar a delinear e alinhar suas prioridades e metas específicas relacionadas aos seus objetivos de inovação. No entanto, alinhar uma estratégia de inovação com os objetivos gerais de negócios pode ser uma das tarefas mais difíceis para ter sucesso em inovação.

Para alcançar o alinhamento estratégico com sucesso, como qualquer outra estratégia, o processo de planejamento de uma estratégia de inovação começa com a definição dos objetivos: O que você espera alcançar com a inovação?

É importante também envolver todos para que todas as partes interessadas entendam o objetivo geral e entendam o papel que desempenharão para alcançá-lo. Para estabelecer as bases para uma inovação eficaz, os colaboradores de toda organização devem conhecer e compreender os objetivos da empresa.

Para alcançar o alinhamento estratégico com sucesso, procure comunicar o papel da inovação em todo o portfólio para impulsionar a inovação em todas as partes da organização. Isso inclui entender o mercado em que a empresa pretende atuar. Portanto, pense em seus objetivos de negócios de longo prazo e naqueles que provavelmente impulsionarão seus negócios mesmo depois de algum tempo.

3. Defina táticas e responsabilidades

Quais são as etapas específicas necessárias para atingir seus objetivos? Quem será responsável?

Para definir suas táticas e responsabilidades, é fundamental que você:

  • Desenvolva um plano que tenha métricas claras para o sucesso;
  • Certifique-se de que seu plano é adaptável às mudanças;
  • Descreva claramente os papéis e responsabilidades.

Conheça muito bem seu mercado, clientes e concorrentes

 O segundo passo no desenvolvimento de uma estratégia de inovação eficaz é definir seu mercado-alvo e entender as necessidades de seus clientes. Para ser capaz de inovar e atender as necessidades de seus clientes, você deve ouvir e entender o que seus clientes realmente desejam e, para fazer isso, entender a dinâmica do mercado é fundamental.

Portanto, você precisa também saber quem são seus potenciais clientes e planejar estratégias para alcançá-los. Logo, você deve pesquisar, ouvir e entender o que eles realmente querem. As inovações mais bem-sucedidas atenderão às necessidades do cliente e, para desenvolver essas inovações, sua empresa deve entender essas necessidades, e muitas vezes antes mesmo que os clientes percebam que as possuem.

Os colaboradores da própria organização podem ser uma parte importante de sua estratégia para descobrir essas necessidades não atendidas. Considere suas opiniões para ajudar a revelar sua compreensão das necessidades do cliente. Essa pode ser uma maneira valiosa de coletar informações sobre as prioridades de inovação.

Monitorar as tendências do mercado e as inovações da concorrência também pode ajudar as empresas a identificar oportunidades para inovar e manter-se à frente dos concorrentes. Você também pode fazer isso realizando pesquisas e análises para entender a demanda existente e identificar oportunidades para desenvolver novos produtos ou serviços.

5. Defina sua proposta de valor

Uma vez que você tenha um objetivo/abordagem estratégica clara e conheça seu público-alvo, o próximo passo é definir sua proposta de valor, que é uma das etapas mais importantes no desenvolvimento de uma estratégia de inovação.

Para definir sua proposta de valor você pode fazer a si mesmo as seguintes perguntas estratégicas:

  • Quais inovações permitem à empresa capturar valor e obter vantagem competitiva?
  • Que estratégia de inovação empregar para alcançar o mais alto nível de vantagem competitiva?
  • A empresa pode criar valor economizando tempo e dinheiro para os clientes? Oferecer um bem maior para a sociedade?
  • Consigo fazer com que meu produto funcione melhor, seja mais conveniente, dure mais ou seja mais barato do que o que já existe no mercado?

6. Promova uma cultura de inovação

A inovação não acontece por acaso e requer um ambiente propício à criatividade e ao pensamento inovador. E isso pode ser alcançado incentivando os funcionários a compartilhar ideias e estar aberto à experimentação.

7. Tenha um processo eficaz de desenvolvimento de produtos

Um processo de desenvolvimento de produto estruturado e bem definido ajuda a garantir que novas ideias sejam testadas e aperfeiçoadas antes de serem lançadas no mercado.

8. Esteja disposto a correr riscos

A inovação exige correr riscos, mas muitas vezes as empresas que não se arriscam ficam para trás. Abraçar o fracasso como parte do processo de inovação pode ajudar as empresas a aprender com seus erros e caminhar em direção ao sucesso.

9. Comunique e integre sua estratégia às formas de trabalhar

Uma vez que você tenha escolhido sua abordagem de inovação e formulado todos os elementos mais importantes relacionados a ela, é hora de colocar sua estratégia de inovação em ação. Para garantir que a inovação continue sendo uma prioridade estratégica da organização, é necessário que todos mantenham o foco em seus objetivos e a executem sistematicamente.

Não importa quão boa seja sua estratégia de inovação, se você não conseguir que as pessoas cumpram seu processo de gerenciamento de inovação. No entanto, muitas vezes, o maior desafio é a alta administração, se os altos cargos de gestão não se comunicarem de cima para baixo, mesmo a melhor estratégia não funcionará se não for integrada à maneira como as coisas são realmente feitas. Priorizar a comunicação e o engajamento pode ajudar a motivar as pessoas a serem mais positivas. Quando os colaboradores estão cientes das metas e objetivos, isso facilita o compromisso de longo prazo.

Para incorporar a inovação na maneira de trabalhar da sua organização, considere a possibilidade de colaborar com seu pessoal-chave e definir metas pessoais que apoiem sua estratégia de inovação. Fornecer direção e orientação claras pode ajudá-los a integrar a inovação em seu trabalho diário.

10. Gerencie, meça e avalie

 Para entender como sua estratégia de inovação funciona na prática, você deve ser capaz de medi-la sistematicamente. Escolher as métricas certas e definir as expectativas certas ajudará você a monitorar seu progresso.

A medição sistemática é a única maneira de se adaptar à mudança para alcançar melhores resultados no futuro. Portanto, estabeleça uma maneira de medir o sucesso ou o fracasso dos projetos de inovação, para que todos estejam alinhados com o progresso e possam se reunir regularmente para avaliação, tornando a medição sistemática parte de sua estratégia de inovação.

Conclusão

 Garantir que a inovação seja totalmente integrada à sua estratégia geral de negócios é uma das únicas maneiras de permitir que sua organização inove a longo prazo. Como vimos, uma estratégia de inovação eficaz é um processo contínuo que inicia com a compreensão das necessidades dos clientes e termina com a implementação de novas soluções para atender a essas necessidades. As empresas que adotam uma abordagem sistêmica para a inovação criam valor para o cliente, aumentam a participação no mercado e impulsionam o crescimento a longo prazo.

Mas, além disso de tudo isso, uma estratégia de inovação eficaz não se limita apenas a identificar e explorar oportunidades. É necessário criar e gerenciar adequadamente os portfólios de inovação, avaliando os riscos e benefícios de cada projeto. Quando você tem a estratégia de inovação certa, o próximo passo então é estabelecer um processo sistemático para gerenciar, desenvolver, avaliar e implementar novas ideias. E você pode começar com o SoftExpert ICM, uma solução que ajuda você a transformar ideias em resultados de negócios. A ferramenta oferece total controle sobre o processo de inovação, fornecendo visibilidade do andamento das tarefas, projetos, responsabilidades, prazos e métricas.

Quero conhecer o SoftExpert ICM

E você quiser saber mais sobre gestão da inovação, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o tema:

Daiane Loeffler

Autor

Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade