O Grupo Hermes Pardini é um dos três principais players brasileiros do segmento de apoio laboratorial. O instituto possui 122 unidades próprias e presta serviços de análises clínicas, diagnóstico por imagem, vacinas, provas funcionais, criopreservação, genética humana e veterinária.

Desafio

Segundo Irilda de Oliveira Costa, gestora de Projetos e Inovação, a empresa identificou a necessidade de implantar um programa de gestão de ideias. O objetivo é gerar um ambiente inovador, elevando a performance organizacional com foco em aumento da receita, redução de custos, satisfação dos clientes e aprimoramento de processos.

A Solução

Para enfrentar este desafio, a companhia investiu no SoftExpert Excellence Suite, uma plataforma para a excelência na gestão, aprimoramento de processos e conformidade regulamentar com 38 módulos nativamente integrados que compõem 12 soluções corporativas.

“Com o SoftExpert Excellence Suite, criamos o Programa de Inovação ‘iO2’, um canal estruturado que permite o trânsito e a análise de iniciativas dos colaboradores”, revela Irilda.

O sistema permite o registro da ideia e o seu acompanhamento em todas suas etapas, através de um processo estruturado e automatizado. A solução foi disponibilizada para todos os colaboradores e áreas da empresa, com níveis diferentes de segurança e gestão. Os gestores, por exemplo, têm acesso a um portal onde há um Painel com indicadores gráficos de resultados e cruzamento de informações.

Os Resultados

De acordo com Irilda de Oliveira Costa, gestora de Projetos e Inovação, o Programa de Inovação fomentou um ambiente inovador e elevou a performance organizacional da companhia.

“Os colaboradores participam acessando o SoftExpert Excellence Suite e preenchendo um formulário que dará início ao processo. Só neste ciclo 2017/2018 a plataforma já teve 1600 acessos, 202 ideias registradas, 163 finalizadas, 7 em avaliação, 15 em andamento e 2 ideias já foram implementadas”, destaca a gestora.

As ideias implementadas neste primeiro ciclo foram: redução de custos com gelo seco – desenvolvimento, prototipação, teste e piloto com novo modelo de caixa para transporte de amostras ocasionando a redução de gastos com o material; e preparo de amostras com precipitação de proteínas em placas de 96 poços – desenvolvimento e validação do uso de plates em exames toxicológicos ocasionando aumento de produtividade com redução de custo de mão de obra e reagentes.

“Todo o projeto foi realizado pela equipe da TNX (parceira comercial da SoftExpert), que teve o comprometimento em participar do desenho à implementação do processo. O trabalho foi feito forma competente e dedicada, com um levantamento minucioso e criterioso para uma tomada de decisão de grande relevância estratégica para a nossa empresa”, avalia Irilda.

Baixar Caso de Sucesso em PDF

Rodrigo Brum

Autor

Rodrigo Brum

Gestor de comunicação na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.