A ISO 56002 fornece diretrizes para orientar as organizações na definição de sua visão, estratégia, política e objetivos de inovação.

Você provavelmente já ouviu falar da ISO 9001, não é mesmo? Ela é uma das mais importantes certificações internacionais de qualidade. E para os processos de gestão ambiental existe a famosa norma ISO 14001. Mas o que poucos sabem é que existe também uma norma ISO dedicada à Gestão da Inovação, conhecida como ISO 56002, a norma conta com diretrizes que visam contribuir para o desempenho das empresas em  inovação.

Mas você pode estar se perguntando: A inovação costuma ser disruptiva e inovadora, o que isso tem a ver com uma abordagem padronizada como a ISO? A padronização irá acelerar ou sufocar o processo de inovação? De fato, procedimentos burocráticos podem criar gargalos que não possibilitam a liberdade necessária aos processos criativos e disruptivos.

Então, como um padrão como a ISO pode ser bom para a inovação?

À medida que a inovação muda os modelos de negócios e as culturas organizacionais, ter um sistema de gestão pode ajudar as organizações a enfrentar os desafios da inovação. Com uma abordagem sistemática da gestão da inovação, os processos podem ser organizados e as lacunas podem ser identificadas facilmente. É por isso que a ISO vem trabalhando para criar a série de padrões da família ISO 56000 de Gestão de Inovação.

O Comitê Técnico: ISO/TC 279 Gestão da Inovação é o responsável por este trabalho, o qual define uma variedade de diretrizes padronizadas para otimizar os sistemas de gestão da inovação, alguns dos quais já estão disponíveis, outros ainda estão em processo de desenvolvimento e publicação.

Baseado na melhor experiência de negócios em 163 países que contribuíram com as melhores práticas de inovação, o conjunto de diretrizes apresenta o que funciona nos mais diversos cenários e pode ser utilizado por empresas de todos os portes que desejam construir sistemas de gestão que apoiem a inovação e seus benefícios.

O que é a ISO 56002?

Ao contrário de outras ISOs, a 56002 não possui requisitos, mas sim diretrizes. Portanto, não é a empresa que precisa se adequar à norma, muitas vezes burocratizando seus processos, mas sim o contrário. A norma apresenta uma ampla gama de possibilidades, cabendo à empresa escolher a abordagem e as ferramentas certas para sua organização, levando em consideração seu mercado, sua cultura e seus objetivos.

A ISO 56002 nasceu em 2019 para orientar as organizações na definição de sua visão, estratégia, política e objetivos de inovação, atuando para fornecer diretrizes e estruturas para assegurar a melhoria contínua dos sistemas de gestão da inovação e determinando uma linguagem e padrões comuns.

O que é a Gestão da Inovação?

A gestão da inovação envolve planejar, organizar, liderar, motivar e controlar recursos para desenvolver ou melhorar novos produtos, processos ou modelos de negócios que agreguem valor aos clientes e à organização.

Abrange todas as atividades necessárias para:

  • Criar novos produtos e serviços para ingressar em novos mercados (assim como nos existentes);
  • Aprimorar produtos e serviços para diferenciar-se da concorrência;
  • Otimizar processos internos para minimizar custos;
  • Assegurar que as ideias geradas sejam implementadas em inovações de sucesso.

A gestão da inovação também engloba a criação de uma cultura de inovação na organização, gestão de portfólio e gestão de projetos de inovação, painéis de inovação e relatórios de desempenho.

Qual é a diferença da gestão de ideias?

Tanto a gestão da inovação quanto a gestão de ideias são fundamentais para o processo de inovação, portanto, não é surpresa que muitas pessoas as confundam.

A gestão de ideias é o processo de coletar, desenvolver, selecionar e priorizar as melhores ideias, incluindo um processo estruturado de gerenciamento de todas as atividades relacionadas às ideias.

A gestão da inovação, por outro lado, gerencia todo o processo de inovação, incluindo a gestão de ideias, razão pela qual a maioria das pessoas acaba se confundindo com esses termos. Em outras palavras, a gestão da inovação é um grande conceito, e a gestão de ideias faz parte dele.

A quais empresas se destina a ISO 56002?

A norma destina-se ao uso de qualquer empresa, de qualquer tamanho e se aplica a:

  • Organizações e outras partes interessadas que desejam ter uma compreensão padronizada do que constitui um sistema de gestão da inovação;
  • Empresas que procuram o sucesso contínuo e a capacidade de gerenciar atividades inovadoras;
  • Clientes, stakeholders, colaboradores e demais partes interessadas que buscam confiança e segurança nas capacidades de gestão da inovação de uma organização;
  • Consultorias e instituições que promovem a formação em gestão da inovação;
  • Instituições públicas, que procuram maior eficácia e aproveitamento de programas de apoio a inovação e desenvolvimento da sociedade.

É importante salientar que todas as diretrizes da norma se aplicam a:

  • Todos os tipos de organização, independentemente do tipo, setor ou tamanho;
  • Todos os tipos de inovação (produtos, processos, serviços, radical, incremental etc);
  • Todos os tipos de abordagem de inovação (aberta, fechada etc)

Quais seus benefícios?

A ISO 56002 possui diversas vantagens, como:

  • Tornar a empresa uma referência no mercado, demonstrando um sistema de gestão com foco em inovação;
  • Maior capacidade de lidar com a incerteza;
  • Redução de custos e desperdícios, aumentando a rentabilidade;
  • Maior satisfação dos consumidores, fornecedores, investidores e demais partes associadas ao negócio;
  • Facilita a atração e retenção de colaboradores, dando espaço para serem criativos e contribuírem com suas ideias;
  • Assegura uma boa reputação da empresa, viabilizando negócios com organizações de maior porte;
  • Mais formas de aumentar a receita e o crescimento dos negócios;
  • Ganhar confiabilidade no mercado e melhorar a imagem da empresa em seu campo de atuação;
  • Melhor alinhamento com os padrões regulatórios do mercado;
  • Maior capacidade de captação de parceiros, colaboradores e financiamento.

Os oito pilares da ISO 56002

Outro ponto muito interessante da ISO 56002 diz respeito aos princípios nos quais a norma se baseia. Eles conduzem o negócio para a sustentabilidade e são capazes de responder às constantes mudanças que ocorrem no mercado. Além disso, esses princípios dão suporte a todas as atividades que a empresa realizará, sendo eles:

  • Criação de Valor
  • Líderes visionários
  • Direção Estratégica
  • Cultura
  • Exploração de insights
  • Gestão da incerteza
  • Adaptabilidade
  • Abordagem de sistemas (ou gestão por processos)

É importante enfatizar que a ISO 56002 leva em consideração as mais diversas realidades, desde pequenas empresas com poucos funcionários até as corporações multinacionais mais rentáveis, propondo diretrizes que conduzam a inovação em todas as situações.

Como é o processo de implementação da ISO 56002?

Durante a implementação da ISO 56002, a empresa determina para onde pretende ir e quais esforços está disposta a realizar para atingir seus objetivos. Portanto, é necessário estabelecer as metas, objetivos, estratégias, indicadores de desempenho e recursos que serão utilizados para a inovação, não apenas financeiramente, mas também como fator humano, conhecimento, infraestrutura e até mesmo o tempo que serão alocados a projetos de inovação.

O processo para implantação da ISO 56002 inclui cinco etapas principais: avaliação, comitê de inovação, metodologia de implementação, auditoria interna e auditoria de certificação.

O primeiro passo da implementação da norma consiste em realizar uma avaliação e diagnóstico da empresa, na qual determinará seu nível em relação aos pilares da norma, isto é, quantos e quais processos de inovação sua empresa já tem implementado e aplica. Em seguida, é o momento de definir o comitê de inovação da empresa. Nesta fase, são estabelecidos os membros que serão responsáveis por assegurar o funcionamento do sistema de inovação.

Na implementação, é a fase onde ocorre o desenvolvimento do plano estratégico do sistema, bem como o tempo de execução e as ferramentas a serem utilizadas. A norma contém um total de dez capítulos, e as empresas precisam apresentar evidências para cada capítulo, implementando ferramentas e metodologias inovadoras que melhor atendam às suas necessidades.

Uma auditoria interna deve ser realizada para identificar possíveis não conformidades ou pontos de melhorias. E quando o sistema estiver totalmente pronto, é realizada a auditoria de certificação por uma empresa certificadora para avaliar todos os itens normativos e comprovar se a empresa está em conformidade com a ISO 56002. Em caso positivo e sendo aprovada, a empresa receberá um atestado de conformidade.

A cada 12 meses, as empresas devem realizar uma auditoria de recertificação, que reanalisa todos os aspectos regulatórios para identificar lacunas, não conformidades e potenciais oportunidades de melhoria. Se tudo correr bem, a empresa renovará seu certificado.

Por que sua empresa deve se certificar na ISO 56002?

Apesar de não ser obrigatória, a certificação ISO 56002 tem enorme peso e importância no mercado, principalmente no mercado internacional. A ISO é reconhecida mundialmente como a referência para sistemas de gestão empresarial. Como resultado, muitas empresas veem a certificação ISO como um reconhecimento importante, e muitas até a consideram como um requisito para contratos comerciais.

Mas além disso, o processo de auditoria da ISO 56002 tem boas chances de identificar possíveis pontos de melhoria necessários para a organização avançar nos projetos de inovação, e é uma forma mais simples, barata e rápida de mudar a maneira como as empresas pensam e se preparam para as mudanças de mercado que estão acontecendo cada vez mais rapidamente. Portanto, a certificação ISO 56002 oferece às empresas a capacidade de se preparar melhor para a gestão futura, com sistemas de gestão mais adequados para uma transformação global rápida e profunda.

 Agora que você já sabe que a ISO 56002 está ganhando popularidade no mundo corporativo, que tal ter uma solução que fornece as ferramentas e métodos para ajudar sua empresa nos desafios de inovação?

Conheça o SoftExpert ICM, a solução mais completa para os processos de inovação e mudanças de organizações de qualquer porte e segmento de mercado. Que saber mais? Clique no botão a seguir.

Quero conhecer o SoftExpert ICM

E você quiser saber mais sobre gestão da inovação, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o tema:

Daiane Loeffler

Autor

Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade