ISO 9001:2015 - O que eu preciso saber sobre o Anexo SL?

O Anexo SL é uma das novidades da nova ISO 9001:2015. Conheça as vantagens desse novo padrão que vem sendo aplicando também em outras normas.

O Anexo SL é uma das grandes novidades nas normas da família ISO 9000. Ele surgiu para atender a uma demanda de mercado.

Além da ISO 9000, muitas outras normas ISO eram semelhantes em termos de requisitos, porém com definições e terminologias completamente distintas. Ao integrar diferentes sistemas de gestão, como qualidade e meio ambiente por exemplo, a complexidade aumentava e gerava diversas inconsistências.

Visando facilitar todo esse processo, em 2010, a ISO estabeleceu o Anexo SL. Ele contempla o HLS (High Level Structure) ou “Estrutura de Alto Nível”, que desde então vem sendo utilizado por muitos dos novos padrões normativos.

Devido a sua característica universal, o Anexo SL pode ser aplicado a diferentes normas que possuam requisitos semelhantes. Essa estrutura “compartilhada” permite maior compatibilidade entre padrões com escopos distintos. Dessa forma, facilita todo o processo de integração entre diferentes sistemas de gestão.

Através do Anexo SL, as normas passam a ter similaridade na sua estrutura principal, na sequência de capítulos e nos termos e definições. Além disso, a integração com diferentes sistemas de gestão pode ser realizada a qualquer momento que a organização achar necessário, a fim de manter a conformidade dos produtos e serviços.

Algumas normas que já seguem o HLS:

ISO 9001:2015 - Sistemas de gestão da qualidade
ISO 14001:2015 - Sistemas de gestão ambiental
ISO 55001:2014 - Sistema de gestão de ativos
ISO/IEC 27001:2013 - Sistemas de gestão da segurança da informação

Antes do surgimento do Anexo SL, cada organização tratava os múltiplos sistemas de gestão de maneira diferente. Muitas vezes, isso levava a sobrecarga dos recursos, estouros de orçamento, problemas de comunicação, entre outros problemas. Agora, isso tudo pode ser otimizado.

Integrar diferentes sistemas de gestão traz diversos benefícios para a organização, entre os quais se destacam:

• Maior alinhamento entre os processos e às estratégias de negócio da organização.
• Otimização do desempenho de todos os sistemas de gestão. Através da abordagem integral dos processos, fornece uma visão completa de toda a organização.
• Redução da duplicidade de documentos e recursos. Isso torna os processos sejam mais simples de se manter e administrar.
• Simplificação dos processos de auditoria, maximizando a produtividade e eliminando custos desnecessários.
• Promoção da melhoria contínua, prevenindo riscos e identificando oportunidades.

Em resumo, a estrutura de alto nível do Anexo SL permite que as organizações se beneficiem, simplificando todo o processo de integração entre diferentes padrões. Ela transforma sistemas de gestão separados, em um sistema de gestão integrado, que trabalhará em conjunto com outros sistemas, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa.

Saiba mais sobre o Anexo SL através do blog da ISO.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade