Recentemente, as empresas foram obrigadas a mudar completamente suas rotinas por conta da pandemia. O isolamento social e as restrições da quarentena resultaram em novas formas de trabalho. Elas estão impactando significativamente o meio corporativo, desde a produção até a venda e entrega de produtos e serviços. Isso causa uma reação em cadeia, que requer ajustes nas estratégias e principalmente nos processos de negócio. É aí que entra a modelagem de processos.

Como a modelagem de processos pode contribuir neste momento?

Uma empresa nada mais é do que um conjunto de processos. Quando ela é visualizada desta forma, identificar oportunidades de melhoria, obter insights sobre quais mudanças se fazem necessárias e como elas podem ser implementadas, torna-se uma tarefa mais fácil. Neste contexto, a abordagem do BPM (Business Process Management) pode ter uma contribuição de peso.

Dentro da Gestão de Processos de Negócio a modelagem de processos é uma das primeiras etapas. É o primeiro passo para que o conhecimento saia da cabeça das pessoas e seja compartilhado entre todas as partes interessadas. Desta forma, estimula a colaboração e comunicação. Também simplifica o planejamento e implementação das mudanças que tornam a organização mais ágil e geram resultados melhores.

eBook BPM

Centralizar todos os fluxos de processo em um único local é importante para facilitar as tomadas de decisões em relação às mudanças que precisam ser implementadas. Com os processos modelados, é mais fácil transformar ideias em ações de melhoria, o que também contribui para que elas sejam implementadas mais rapidamente.

Em resumo, o simples fato de ter os processos modelados ajuda a:

  • Identificar inconsistências,
  • Eliminar redundâncias,
  • Otimizar o desempenho organizacional,
  • Facilitar o alcance dos objetivos estratégicos.

Agora, mais do que nunca, as organizações precisam ser ágeis e flexíveis. A modelagem de processos tem o poder de transformação, resultando em fluxos mais enxutos e com custos menores. As iniciativas de melhoria de processos podem ser perfeitamente alinhadas aos objetivos estratégicos e reduzem significativamente a probabilidade de falhas. À medida que as organizações evoluem neste período de incertezas, a modelagem de processos provê a agilidade necessária para implementar com robustez as mudanças necessárias para se adaptar ao momento atual.

Todos os processos podem ser melhorados e aprimorados, e o BPM é o seu principal aliado nessa jornada. Te convido a conhecer o SoftExpert BPM, uma solução que facilita e orienta a modelagem, automação, análise e revisão dos seus processos.

Quero conhecer o SoftExpert BPM

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.