Nesse artigo, abordaremos a Gestão da Qualidade Total e como sua empresa poderá ter resultados melhores ao adotá-la. 

A Gestão da Qualidade Total (GQT) é também conhecida pela sigla em inglês TQM (Total Quality Management) e representa o conjunto de iniciativas com foco na eficiência total da empresa. O objetivo é a satisfação e superação das necessidades e desejos do cliente (interno e externo). 

Nesse artigo, abordaremos a Gestão da Qualidade Total e como sua empresa poderá ter resultados melhores ao adotá-la. 

O que é qualidade total? 

Embora a Gestão da Qualidade Total tenha sido abordada na década de 1930, foi entre as décadas de 50 e 60 que ela se consolidou como um importante ponto de apoio na gestão, pois foi nessa época que William Edwards Deming, Armand Feigenbaum e Joseph Juran sistematizaram o planejamento estratégico aliado ao controle de qualidade.  

Deming, um dos grandes responsáveis pela recuperação da indústria japonesa no difícil período pós-Segunda Guerra, é considerado o principal mentor da GQT. Ele teve a iniciativa de introduzir no mercado nipônico ferramentas como testes de hipóteses e análises estatísticas de variação para controlar, medir e comparar resultados. 

O motivo do termo “total” se dá ao intuito de reforçar que o objetivo da Gestão da Qualidade Total é garantir qualidade em todos os processos, operações e partes envolvidas nisso. 

Quais os benefícios para a empresa? 

A GQT foca sobre dois aspectos elementares, dos quais depende o sucesso de uma empresa: a redução de falhas e o aumento da satisfação dos seus consumidores.  

Dificilmente um negócio se mantém próspero e competitivo sem processos bem definidos que viabilizem esses dois objetivos, pois não contará com instrumentos de controle. Afinal, é disso que a GQT cuida, controlar resultados tendo em vista objetivos cada vez mais ambiciosos e de forma sustentável 

Destaco os seguintes benefícios: 

  • Maior rentabilidade; 
  • Mais satisfação dos clientes; 
  • Processos mais fluídos; 
  • Mais competitividade da organização; 
  • Ambiente de trabalho mais saudável.

Como vimos, a GQT incorpora uma série de técnicas, conceitos e utilitários relacionados à gestão, formando assim um grande sistema de aperfeiçoamento.  

A empresa que implementa a GQT pode também adotar soluções como:  

  • Análise de Pareto; 
  • Kaizen; 
  • Benchmarking; 
  • ISO 9000; 
  • Ciclo PDCA. 

Como implementar a Gestão da Qualidade Total? 

Nas organizações onde a GQT é uma realidade, todas as decisões são sempre baseadas em dados e nenhum processo é modificado sem uma ampla análise.  

Dessa forma, o começo de um processo de implementação bem-sucedido não pode prescindir das seguintes etapas preliminares: 

  • Fazer um planejamento para a qualidade; 
  • Envolver todos os colaboradores; 
  • Investir em uma nova política de benefícios; 
  • Comunicação interna e endomarketing.

Agora que você já tem a base necessária para dar início a uma nova etapa em seus negócioscompartilhe com sua equipe e mostre a eles que todos ganham quando a excelência passa a não ser a exceção, mas a regra nas atividades da empresa. 

Se você quer começar com um processo pronto de Gestão da Qualidadesolicite uma demonstração no botão abaixo e conheça a solução SoftExpert! 

 

Luciano Gulgen

Autor

Luciano Gulgen

Luciano Gulgen é Gestor de Comunicação na SoftExpert. Especialista em Marketing e Mestre em Design, possui mais de 10 anos de atuação nas áreas de marketing e comunicação. Atua como professor e coordenador de Pós-Graduação e também é Vice-Presidente do núcleo de marketing da ACIJ - Associação Comercial e Industrial de Joinville.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade