Embora muitas organizações ainda tenham dúvidas quanto a viabilidade de implementação de um sistema de gerenciamento de ativos, após a publicação da ISO 55000 em 2014, o mercado passou a compreender melhor os benefícios desta disciplina. Com isso o tema vem evoluindo rapidamente.

A gestão de ativos orienta as ações de controle de veículos, máquinas, equipamentos, entre outros, durante todo seu ciclo de vida.  Ela organiza os processos, procedimentos e atividades técnicas que envolvem os ativos, visando alcançar os resultados e objetivos de negócio.

Apesar das particularidades de cada empresa, alguns benefícios em comum podem ser alcançados através da gestão de ativos:

Melhor desempenho financeiro:

A gestão de ativos permite melhorar o retorno sobre os investimentos. Com isso reduz os diversos custos inerentes ao ativo e preserva seu valor.

Decisões baseadas em evidências:

Permite que a organização melhore a tomada de decisão. Evita erros, desvios e riscos para o negócio.

Melhor gerenciamento dos riscos:

Reduz perdas financeiras e melhora a saúde e a segurança dos colaboradores. Melhora a imagem da empresa perante o mercado, minimiza o impacto ambiental e social, evita multas e penalidades.

Produtos e serviços de maior qualidade:

Garante melhor desempenho dos ativos. Pode gerar produtos e serviços que atendam e até mesmo excedam as expectativas dos clientes.

Maior conformidade:

Garante a transparência em relação a requisitos legais e regulamentares. Também simplifica a adesão à padrões de gestão de ativos, políticas e processos.

Eleva a sustentabilidade organizacional:

Gerencia os efeitos de curto e longo prazo, gastos e desempenho, podendo melhorar a sustentabilidade das operações e da organização.

Maior eficiência e eficácia operacional:

A revisão e aperfeiçoamento de processos e procedimentos, eleva o desempenho dos ativos e pode melhorar a eficiência, eficácia e facilitar o atingimento das metas.

Em resumo, a gestão de ativos suporta a realização de valor, ao mesmo tempo em que equilibra os custos financeiros, ambientais e sociais, o risco, a qualidade de serviço e o desempenho relacionado com os ativos.

Para conhecer mais sobre o assunto, convido você a assistir ao webinar Visão estratégica da gestão de ativos conforme a ISO 55000, do meu colega José Venâncio Monteiro, um expert no assunto.

Assistir ao Webinar

José já participou de diversos projetos ligados à gestão de ativos e tem dicas importantes. Ele irá apontar as 8 etapas primordiais para uma implementação de sucesso e compartilhar alguns resultados alcançados por empresas que já definiram e implementaram estratégias de gestão de ativos.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.