Toda segunda quinta-feira do mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Qualidade e, neste ano, é no dia 12 de novembro. Essa data foi estabelecida em 1990 pela ONU com o objetivo de conscientizar as empresas sobre a importância da Qualidade. 

Com o aumento da competitividade devido à expansão do mercado, a qualidade se tornou quesito fundamental para as empresas que pretendem manter a liderança do mercado e melhorar continuamente. Neste artigo, abordarei brevemente os oito princípios da Gestão da Qualidade, fundamentais para que a sua organização mantenha o caminho da qualidade e alcance o desempenho a longo prazo. 

1° Princípio: FOCO NO CLIENTE

As organizações devem entender todas as necessidades e expectativas dos clientes em relação a preço, produto, prazo de entrega, confiabilidade etc. O objetivo é conseguir atendê-las e até mesmo superá-las.

2° Princípio: LIDERANÇA

Como um gestor de pessoas, o líder deve entender todas as necessidades de sua equipe, gerando dessa forma comprometimento de seus liderados e construindo um relacionamento de confiança com os mesmos. Além disso, o líder tem a responsabilidade de estabelecer e comunicar onde a empresa pretende chegar e, com isso, traçar estratégias para o alcance das metas da organização. 

3° Princípio: ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS

As pessoas devem ter senso de responsabilidade, envolvendo-se com os problemas da empresa e tendo autonomia para contribuir com a melhoria por meio do desenvolvimento de seu potencial. É papel da liderança envolver os colaboradores na tomada de decisão e em processos de melhoria, contribuindo assim para o desenvolvimento das competências e habilidades da equipe. 

4° Princípio: ABORDAGEM DE PROCESSO

Ter processos muito bem definidos, por meio do controle de entradas e saídas, e com responsáveis claramente definidos em cada uma das etapas do processo, traz muitos benefícios para a empresa gerando resultados mais precisos e possibilitando ciclos mais curtos de produção, bem como redução de custos e prevenção de erros e variabilidade no processo.

5° Princípio: ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO

Criar planos alinhados aos objetivos da empresa com visão da eficácia dos processos, o que gerará ações de melhoria, visto que os processos interagem entre si e deverão ser gerenciados como um sistema.

6° Princípio: MELHORIA CONTÍNUA

Este é um princípio que deve sempre prevalecer na organização. Vincular a melhoria contínua aos produtos, processos e sistemas proporciona um ambiente de motivação e envolvimento das pessoas, ocasionando assim uma cultura de ruptura de barreiras que impedem a melhoria, tonando a organização mais competitiva no mercado. 

7° Princípio: ABORDAGEM FACTUAL PARA A TOMADA DE DECISÃO

Este princípio está baseado na tomada de decisão baseada em dados, possibilitando dessa forma uma melhor compreensão dos processos e melhorias na prevenção de futuros problemas. 

8° Princípio: BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

Identificar seus fornecedores-chave e estabelecer uma relação consistente de parceria, com comprometimento de ambas as partes, gerando assim qualidade dos produtos, prazo de entrega e consequentemente a satisfação do cliente. 

Os oito princípios de gestão da qualidade proporcionam benefícios para a organização como um todo e contribuem com sua eficiência e eficácia. 

Estes princípios devem ser praticados diariamente e é importante que toda a companhia tenha a visão clara da importância da qualidade para o sucesso da empresa. 

Não deixe de conhecer nossas soluções 100% em nuvem e totalmente adaptáveis para atender sua operação. Basta clicar nos links a seguir! 

Gestão de Fornecedores 

Gestão de Ocorrências e Não Conformidades 

Solicitação de reembolso de despesas corporativas 

Gestão de Serviços de TI 

Jeferson Santos

Autor

Jeferson Santos

Especialista em Qualidade. Analista de comercial na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.