programa de ideias

Planejamento, organização e iniciativa andam de mãos dadas com negócios inovadores, e o programa de ideias pode contribuir muito nessa sua jornada.

Para as empresas que desejam permanecer no mercado, a inovação é uma via de mão única. No entanto, você ainda pode ter dúvidas: o que eu preciso fazer para inovar? Por onde eu devo começar? Para lidar com essas questões, todos os processos de inovação devem ser bem planejados e bem gerenciados.

Planejamento, organização e iniciativa andam de mãos dadas com negócios inovadores e, se o seu plano de negócios é seguir esse caminho, o programa de ideias pode contribuir muito nessa jornada.

O que é um programa de ideias?

Sabemos que toda a inovação começa com uma boa ideia, não é mesmo? E para não perder grandes oportunidades, você pode organizar as sugestões por meio da implementação de um programa de ideias.

O programa de ideias visa capturar ideias para o funil de inovação, aproveitando os insights de colaboradores e clientes para criar oportunidades e resolver problemas. Em suma, o programa de ideias é um espaço para organizar ideias que tenham potencial para trazer soluções inovadoras para o negócio.

O principal benefício proposto pelo programa de ideias é explorar o potencial que normalmente é dispensado pela organização. O potencial de quem está na linha de frente e lida diariamente com os produtos e serviços: os colaboradores, que estão envolvidos em diferentes frentes de atuação, e têm muito aprendizado e observação em seu cotidiano de trabalho, e podem ter ótimas ideias para sugerir à empresa como inovação.

E por que investir em um programa de ideias inovadoras?

Implementar um programa de ideias é uma maneira de pensar e abordar questões e processos organizacionais pensando no futuro do negócio e reconhecendo que todos os participantes podem ter ótimas ideias, basta saber como engajá-los.

O programa de ideias é uma etapa essencial no processo de inovação, assim, os próximos passos referem-se ao processamento da ideia para alimentar o funil de inovação.

O que é o funil de Inovação?

Para implementar um programa de ideias, é essencial entender o funil de inovação. Esse funil pode variar de empresa para empresa, pois cada empresa possui características próprias, mas este funil é basicamente uma série de passos que devem ser seguidos, composto pelas três etapas: o topo de funil, meio de funil, e fundo de funil.

Topo do Funil: colete novas ideias

Na primeira etapa do funil de inovação, o topo do funil, as empresas que investem em inovação aberta têm como objetivo coletar ideias, e é nesta etapa que todas as propostas de inovação são coletadas e reunidas. Aqui ainda não há o propósito de realizar a seleção ou filtro das ideias propostas, mas sim, reunir o máximo de informações sobre as diferentes perspectivas que podem ser usadas para apoiar os objetivos estabelecidos.

No conceito de inovação aberta, as empresas não devem inovar sozinhas, mas contar com parceiros como startups, universidades e clientes, contando com sugestões de dentro da empresa e de outros players. Dessa forma, ideias de fora também podem entrar no funil.

Meio do funil: identifique as melhores propostas e oportunidades

Na segunda etapa, o meio do funil de inovação, o objetivo é começar a filtrar as ideias coletadas. Para isso, é necessário realizar uma análise criteriosa de todas as propostas para determinar a viabilidade de implementação, a geração de valor ou retorno financeiro e o nível de risco de cada proposta, e avaliar aquelas que apresentam maior potencial, assim como definir as métricas pelas quais a ideia poderá ser constantemente monitorada.

Quanto melhor forem definidos esses critérios de seleção das ideias, maior será a confiabilidade sobre a decisão de seguir ou não com cada proposta. Todas as projeções devem ser estudadas cuidadosamente, especialmente se a empresa tenha coletado um alto volume de sugestões na primeira etapa do funil.

Fundo do funil: planejamento e execução do projeto

Na última etapa do funil de inovação, todas as ideias aprovadas no meio do funil são colocadas em ação. Esta etapa é considerada a mais complexa porque, além do rigoroso planejamento necessário para levar o projeto à fase de desenvolvimento, também exige um acompanhamento minucioso e contínuo de todas as ações realizadas.

Para aumentar suas chances de sucesso, é sempre importante ter um plano que envolva todas as equipes durante toda a execução. Assim, é possível manter a equipe envolvida, analisando o andamento do projeto, e avaliando se ele está realmente produzindo os objetivos estabelecidos.

Como estruturar seu programa de ideias?

A gestão de ideias bem-sucedida é caracterizada por fatores de sucesso, dos quais os mais importantes para um programa de ideias incluem:

 Planejamento da captação das ideias

 Antes de realizar a captura de ideias, é necessário que você defina alguns processos:

  1. Como as pessoas podem enviar suas ideias?

Você pode viabilizar o envio das ideias por meio de uma caixinha de sugestões, ou um formulário online para envio das ideias, por exemplo.

  1. Como será o processo de avaliação e aprovação das ideias?

As ideias serão avaliadas e aprovadas por um comitê de inovação? Por áreas ou gestores específicos? Qual melhor fluxo que se encaixa a realidade da sua empresa?

  1. Das ideias selecionadas, quais seguirão para implementação?

Para isso, você precisa ter critérios de seleção. Alguns exemplos são: a implementação é rápida? Vai promover a redução de custos? É uma ideia viável para implementação?

  1. Uma vez selecionada, como a ideia será implementada?

Organizar ideias em projetos para implementar é fundamental.

  1. Como serão medidos os resultados dos projetos de inovação?

Crie métricas para avaliar quantas ideias foram enviadas, quantas foram implementadas e quais trouxeram resultado, e se possível, é muito importante quantificar o resultado gerado.

Compromisso da alta liderança

Empresas onde conselhos e executivos estão constantemente motivando os funcionários a desenvolver ideias são mais propensas a estimular o potencial criativo de seus funcionários.

Ambiente de trabalho criativo

É comum que haja muitas ideias supridas na empresa, porque muitas vezes os funcionários não são ouvidos rotineiramente e as pessoas têm medo de apresentar ideias. As empresas que promovem um ambiente de trabalho criativo eliminam o medo dos funcionários de que suas ideias sejam rejeitadas e rotuladas como erradas ou absurdas.

Infelizmente, muitas organizações ainda não têm essa prática, as pessoas acham que ouvir ideias estúpidas é perda de tempo. Importante reforçar que a maioria das inovações na verdade vieram de ideias consideradas absurdas. O objetivo deve ser sempre inspirar e promover a criatividade, pois são necessárias muitas ideias para que pelo menos algumas delas levem a soluções inovadoras. Portanto, não use filtros. Dê aos participantes a liberdade de pensar fora da caixa.

Campanha ou desafios para geração de ideias

A organização de desafios é uma boa alternativa para capturar ideias, pois a empresa pode focar as sugestões de ideias nas melhorias que realmente deseja.

Apresentamos dois exemplos para fazê-lo:

– Escolha um desafio para cada setor e também permita que outros setores contribuam;

– Escolha um desafio para todas as equipes, no qual pode ser uma questão geral da empresa.

Após lançar o desafio, defina um período para o envio das ideias.

Para isso, as empresas e seus parceiros devem mapear amplamente os desafios e oportunidades que podem ser utilizados para as campanhas de coleta de ideias. Muitas empresas também costumam lançar editais de inovação, promover palestras e organizar inúmeras iniciativas para reunir o maior número de insights possível.

Critérios para seleção das ideias

Uma vez que essas ideias são coletadas, elas podem ser organizadas de acordo com critérios técnicos. Por exemplo, podemos usar o tempo de desenvolvimento versus custo. Essa ideia tem um longo tempo de desenvolvimento? Ou é fácil de implantar? Vai custar muito? Ou tem baixo custo? Isso permite que você crie padrões com base nas necessidades de sua organização.

Uma determinada ideia talvez não seja interessante para implementar no momento, mas mesmo assim ela deve ir para a banco de ideias, e quando necessário, você pode revisitar esse banco e acessar a ideias arquivadas.

As ideias devem se tornar ações

Após a seleção dos critérios de aprovação e priorização, é importante colocar as ideias selecionadas em prática. Elas devem ser organizadas a partir do gerenciamento de projetos, e a sua implementação deve ser planejada por meio de um projeto estruturado.

Assim, essa ideia pode ser transformada em uma inovação incremental, ou seja, uma inovação que traz melhorias significativas em um produto, processo ou serviço existente. Ou uma inovação radical, que são inovações que criam novos produtos, processos ou serviços. É por isso que o banco de ideias é tão importante. Porque podemos organizar, armazenar e canalizar essas ideias para gerar soluções inovadoras.

Sistema de incentivo e recompensas

Como as ideias inovadoras vêm de pessoas, o envolvimento da sua equipe é fundamental para bons resultados de inovação corporativa. E um agrado nunca é demais, não é mesmo? Faz as pessoas se sentirem valorizadas.

Há muitas maneiras de reconhecer seus colaboradores e implementar um sistema de incentivo e recompensa, seja na participação nos lucros da ideia, recompensas em dinheiro, viagens, folgas ou resgate de brindes. O importante é valorizar os autores da iniciativa inovadora.

Tenha um bom software de gestão de ideias de inovação

Existem barreiras que impedem as empresas de terem um programa de ideias que produza resultados e efetivamente promova a inovação. E o maior desses obstáculos costuma ser a gestão do próprio programa, pois nem todos os gestores estão preparados para gerenciar a geração de ideias de forma eficiente e organizada. Conforme mostra o funil de inovação, esse processo envolve vários estágios, e um software de gerenciamento de ideias o ajudará a organizar melhor esse processo.

O SoftExpert ICM é uma solução que oferece uma gama de recursos para um programa de ideias eficaz:

  • Crie formulários personalizados para o envio de ideias e compartilhe com seus colaboradores, parceiros e clientes;
  • Lance desafios ou campanhas de inovação;
  • Submeta as ideias por um fluxo de aprovação e avaliação técnica das partes interessadas, especialistas e comitê de inovação;
  • Estabeleça diferentes métodos para priorização de ideias, tais como pontuação, votação, análise de riscos, entre outros;
  • Transforme as ideias promissoras em projetos. Tenha clareza sobre o andamento dos processos, prazos e responsabilidades;
  • Crie um sistema de pontuação e resgate de prêmios para recompensar os autores das ideias inovadoras;
  • Obtenha visibilidade dos resultados de todas as etapas do processo, avalie os indicadores e o retorno sobre o investimento por meio de relatórios e portais intuitivos em tempo real;
  • Gerencie o portfólio e todo ciclo de vida de inovação da sua organização.

Quer saber mais sobre tudo que o SoftExpert ICM tem a oferecer? Então solicite uma demonstração dos nossos especialistas e veja como seu negócio pode ir mais longe!

Quero conhecer o SoftExpert ICM

E você quiser saber mais sobre gestão da inovação, não deixe de conferir nossos conteúdos sobre o tema:

Daiane Loeffler

Autor

Daiane Loeffler

Daiane Loeffler é Analista de Produto e Mercado da SoftExpert. Engenheira Química, formada pela UNISOCIESC, especialista em Engenharia de Processos pela Sustentare Escola de Negócios e especialista em Engenharia Farmacêutica pelo Instituto Racine. Possui experiência na área de Processos e Sistema da Qualidade, com conhecimentos em Boas Práticas de Fabricação, Gerenciamento de Riscos, Auditorias, Análise de causa raiz, CAPA, FMEA, PPAP, APQP e Six Sigma.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade