SoftExpert Suite: Provisionamento de usuários via protocolo SCIM

A partir de agora você conta com mais uma novidade no SoftExpert Excellence Suite. A ferramenta passa a suportar um novo método de provisionamento de usuários por meio do protocolo SCIM (System for Cross-domain Identity Management ou Sistema para gerenciamento de identidade entre domínios).

O que é provisionamento de usuários?

Provisionamento de usuário é o ato de criar, modificar, desabilitar e/ou excluir os registros de conta de usuário disponíveis em um ou mais sistemas. O provisionamento de conta de usuário é um dos muitos procedimentos de gerenciamento de identidade e define as diferentes maneiras de gerenciar a identidade digital de um usuário sua autenticação e seus direitos de autorização.  As ferramentas de provisionamento também agregam e correlacionam automaticamente os dados de identidade de RH, CRM, sistemas de e-mail e outros sistemas de armazenamentos de identidade de usuário. Além de criar identidades de usuário, o provisionamento automático inclui a manutenção e a remoção de identidades de usuário à medida que o status ou as funções mudam. De modo geral, esse processo reduz o risco de acesso não autorizado às informações, concedendo acesso apenas quando necessário e permitido.

Uma prática de provisionamento de usuário eficaz beneficia sua organização de várias maneiras. Do ponto de vista de controle interno e auditoria, é uma forma de garantir a segregação de funções. Do ponto de vista da produtividade, agiliza os processos rotineiros uma vez que não há necessidade de organizar manualmente o acesso para cada funcionário, em cada sistema.

Com essa novidade, o SoftExpert Excellence Suite disponibilizará para o serviço diretório os métodos de forma que, quando houver qualquer atualização de informações no IdP (Identity Provider) ele proativamente repassará essa atualização para o sistema.

Benefícios do Protocolo SCIM

Com essa atualização, não será mais necessário o processamento diário de um grande volume de informações, o que fornecerá três grandes benefícios aos clientes da SoftExpert:

  •  Ganho de performance;
  •  Redução de desperdício de processamento;
  •  Recebimento de informações atualizadas de forma instantânea.

Acesse o nosso Release Notes para aprender como configurar o protocolo SCIM no SoftExpert Excellence Suite.

Acesse o Release Notes

    Camilla Christino

    Autor

    Camilla Christino

    Camilla Christino é Analista de Negócios da SoftExpert, formou-se em Engenharia de Alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia. Detém sólida experiência na área de qualidade em indústrias de alimentos com foco em acompanhamento e adequações de processos de auditorias interna e externa,documentação do sistema de gestão da qualidade (ISO 9001, FSSC 22000, ISO/IEC 17025), Controle da Qualidade, Assuntos Regulatórios, BPF, APPCC e Food Chemical Codex (FCC). Ela também é certificada como auditora líder na norma ISO 9001:2015.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.