A tecnologia como aliada em tempos de pandemia

A pandemia impôs medidas de confinamento e mudou completamente nossas vidas, seja no convívio social, nas relações de trabalho e até na forma como adquirimos conhecimento. O fato é que toda adversidade gera uma oportunidade de aprendizado e evolução. Por isso, queremos compartilhar com você como estamos nos adaptando às mudanças.

Home Office

De uma maneira geral, a empresa adotou rapidamente o home office, ainda em março, seguindo as orientações de isolamento social. Com a flexibilização da quarentena, aos poucos, os colaboradores estão retornando aos postos de trabalho, respeitando as diretrizes da Organização Mundial da Saúde: uso de máscara, álcool em gel para higienização das mãos, distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas, espaços arejados etc. Colaboradores pertencentes ao grupo de risco continuam trabalhando de casa.

As equipes estão distantes fisicamente, mas a produtividade não foi afetada. Todos na empresa utilizam o SoftExpert Suite, uma solução desenvolvida pela própria Companhia e que permite o acompanhamento, a gestão e a execução de tarefas de qualquer lugar.

Eventos on-line

Aqui na empresa temos o Education Center, um departamento, que elabora e oferece cursos e treinamentos para ajudar na qualificação dos profissionais que utilizam nossos produtos e soluções. Treinamentos remotos e lives on-line são práticas comuns em nosso portfólio. Mesmo assim, tivemos que nos adaptar para estruturar os cursos.

Com treinamentos presenciais agendados para acontecer no decorrer de março e abril, o time do Education precisou rever sua estratégia. De acordo com Andreia Machado, gestora do processo, a pandemia gerou uma oportunidade de atingir novos públicos, pois as pessoas estão com mais tempo para aprender, desenvolver novas habilidades e reciclar aquelas que habitualmente não fariam por falta de disponibilidade em “tempos normais”.

Veja no gráfico a seguir uma ilustração que representa como o número de participantes das iniciativas do Education Center aumentou em 2020, quando comparado com 2019:

gráfico

Ainda segundo Andreia, quando tudo isso passar, o mercado de uma forma geral olhará mais para as novas tecnologias e para o aperfeiçoamento das equipes por meio do e-learning.

O departamento de marketing, por sua vez, estava com praticamente tudo pronto para realizar, presencialmente, em Joinville o Workshop: Inovação e Excelência em Processos, mas precisou mudar de estratégia devido à pandemia. Segundo Marcelo Becher, que estava à frente desta ação, todos os palestrantes foram convidados a realizar suas apresentações de forma remota. “Foi a forma que encontramos para viabilizar o evento e compartilhar conhecimento com nosso público, ao mesmo tempo em que atendemos às diretrizes de distanciamento social”, afirma Becher.

No dia 23 de abril, a nossa Unidade do México promoveu a Live Online Demonstration – COVID-19: Como disminuir el impacto en las empresas a través de la gestión y automatización de procesos de negocio. Foi uma demonstração on-line aos nossos clientes e prospects, para mostrar como as ferramentas da SoftExpert podem contribuir com os negócios neste momento turbulento. Tivemos aproximadamente 300 inscrições e mais de 140 participantes no evento digital, superando as expectativas do time.

Segundo Andressa Maller, analista de negócios internacionais e que deu suporte à iniciativa, este momento está nos ensinando a aplicar novas estratégias e buscar mais diversidade e inovação nos projetos. Porém, o que fica claro é que a velocidade de adaptação às situações imprevisíveis e a exploração de ações “fora da caixa” são imprescindíveis para superar qualquer desafio ou barreira decorrente do momento em que vivemos ou qualquer outra situação adversa futura.

Como aprendizado, entendemos que quanto mais cedo nos adaptarmos ao novo momento, mais fortes ficaremos no futuro!

    Juliana Silva

    Autor

    Juliana Silva

    Analista de Comunicação na SoftExpert, Juliana Silva é formada em Jornalismo, pós-graduada em Gestão da Comunicação Empresarial e Relações Públicas, com atuação nas áreas de Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa.

    Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

    Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

    Por favor, preencha o formulário e fale conosco

    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Campo obrigatório
    Por favor insira um número válido.
    Campo obrigatório

    Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade