5 motivos para buscar a certificação ISO 9001

A certificação ISO 9001 leva muitas empresas a alcançar o nível de excelência. Conheça 5 motivos para buscar a mais conhecida certificação de qualidade.

A certificação ISO 9001 auxilia organizações a alcançar o nível de excelência em seus produtos, serviços e processos internos.

Implementar programas de Gestão da Qualidade Empresarial ajuda as organizações a identificar pontos fracos, pontos fortes, falhas e oportunidades de melhoria. Através da ISO 9001, cada empresa pode definir e ajustar seus padrões, visando entregar maior valor a seus clientes. Embora a abordagem varie de acordo com cada empresa, os objetivos permanecem os mesmos. Criar produtos e serviços de qualidade que atendam e superem as expectativas dos clientes. Uma empresa que se dedica à qualidade, certamente terá vantagens sobre um concorrente que não encara o tema como uma prioridade.

Conheça 5 motivos para buscar uma certificação ISO 9001:

Motivo 1: Melhorar o desempenho de produtos

Uma certificação ISO 9001 ajuda a melhorar os produtos de uma empresa. Os principais aspectos do gerenciamento da qualidade do produto começam com o desempenho, confiabilidade e durabilidade. Para atender aos requisitos da norma, os produtos manufaturados passam por testes. O objetivo é verificar se estão de acordo com as especificações e características declaradas. Isso permite que a empresa implemente mudanças em pontos problemáticos ou melhore os pontos fortes do produto.

Motivo 2: Elevar a satisfação dos clientes

Ao entregar um produto de qualidade, as empresas conseguem conquistar o reconhecimento e garantir a satisfação dos clientes. Muitas empresas realizam pesquisas de satisfação, para entender quais características do produto os clientes realmente consideram importantes. Outras empresas vão além, realizando estudos junto ao mercado. Isso permite compreender definitivamente os motivos que muitas vezes levam as pessoas a procurar a concorrência. Essas informações podem ser transformadas em ações de melhoria, ajudando a empresa a criar produtos e serviços que os clientes realmente desejam.

Motivo 3: Reduzir o desperdício

A abordagem de qualidade através da ISO 9001, também ajuda na redução do desperdício. Muitas empresas que trabalham com manufatura por exemplo, tem custos elevados com o armazenamento, gerenciamento e rastreamento de matéria prima. Ao final, estes custos são somados ao preço do produto e repassados ao cliente. Ao implementar ações para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a empresa pode reduzir os estoques de matéria prima, cortando custos e reduzindo a necessidade de espaços de armazenamento. Manter em estoque apenas a quantidade de matéria prima necessária para atender as demandas de produção, ajuda a reduzir os custos e a melhorar a lucratividade.

Motivo 4: Melhorar a produtividade

Trabalhar em oportunidades de melhoria passa a ser algo natural com uma certificação ISO 9001. Através desta abordagem, é possível melhorar os processos existentes e também eliminar atividades desnecessárias. Programas de gestão da qualidade também promovem a colaboração, ao estabelecer equipes multidisciplinares para trabalhar na melhoria de processos. A metodologia do balanced scorecard, por exemplo, é aplicada por muitas empresas para avaliar se os resultados alcançados estão de acordo com as expectativas, mostrando se a empresa precisa racionalizar ou reestruturar seus processos. Rotinas bem definidas e pessoas capacitadas elevam os índices de produtividade, impulsionando o crescimento dos negócios.

Motivo 5: Elevar as receitas

Cada vez mais a certificação de qualidade será um requisito essencial para o fechamento de novos negócios. Em empresas que operam de acordo com padrões mundiais de qualidade, os colaboradores desempenharão suas atividades de forma mais eficiente, os produtos e serviços terão maior qualidade e a empresa terá custos menores com desperdício e retrabalho.

Dessa maneira, é possível recuperar os investimentos realizados na adequação de produtos e serviços, melhorando os resultados e aumentando as receitas.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade