O GRC, que significa Governança, Riscos e Conformidade é um conceito que visa promover a excelência na governança corporativa de forma integrada. Veja como.

Talvez o termo GRC não seja tão familiar para você, então eu vou começar explicando o significado dessa sigla. O GRC, do inglês Governance, Risk and Compliance, pode ser definido como a automação da gestão, medição, tratamento e comunicação de controles e riscos relacionados aos objetivos, em concordância com regras, regulamentos, padrões, políticas e decisões de negócio. Mas isso não é Governança Corporativa?

Sim, governança corporativa é um termo mais familiar. Todas as empresas realizam, mas nem todas compreendem o que e como fazem. O fato é que não há mais como deixar de lado este tema. São muitas as pressões de negócio que exigem iniciativas e investimentos. Podemos citar:

  • Aumento dos padrões regulamentares
  • Necessidade de mais transparência e rastreabilidade dos riscos e conformidade
  • Riscos elevados, impactando a rentabilidade
  • Falta de responsabilidade organizacional
  • Expectativas mais elevadas dos clientes

A gestão da Governança Corporativa, Riscos e Conformidade pode ajudar as empresas a administrarem essas pressões. O GRC oferece mecanismos para controlar o modo como as empresas operam. Uma abordagem integrada de GRC possibilita que as empresas gerenciem os requisitos de riscos e conformidade relacionados com práticas ambientais, processos, parceiros de negócio e políticas internas, assim como com atividades financeiras, operacionais e de TI.

Mas afinal de contas, quais são estas ferramentas, que quando utilizadas de forma integrada, promovem a excelência na governança corporativa? Vamos a elas:

  • Gestão de riscos
  • Gestão de políticas e conformidade
  • Gestão de mudanças
  • Gestão de auditorias
  • Gestão da estratégia e do desempenho
  • Gestão dos processos de negócio

Para você conhecer cada uma delas a fundo, eu te convido para ler um eBook especialmente elaborado sobre este tema.  É só clicar no botão abaixo.

Ler o eBook completo

 

 

 

Tobias Schroeder

Autor

Tobias Schroeder

Especialista em Gestão Estratégica pela UFPR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de software para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade