Acordo de Nível de Serviço

Todo bom acordo de nível de serviço, em qualquer cenário, tem como objetivo produzir uma documentação bem escrita que compreenda todas as garantias que um fornecedor oferece, assim como o contraponto de responsabilidades e premissas do contratante.

Na ótica da prestação de serviços, muito mais do que definir prazos de atendimento e de resolução de ocorrências, é preciso deixar claro todas as garantias que o prestador do serviço oferece em relação aos serviços que foram contratados, e a forma como os níveis de serviço serão medidos, reportados e melhorados continuamente.

Com o SoftExpert Excellence Suite (SE Suite) é possível definir de maneira simples e rápida todos os parâmetros de um bom Acordo de Nível de Serviço – ANS (em inglês, Service Level Agreement – SLA). Depois de mapeadas as atividades do processo de prestação de um serviço, o usuário pode definir as exclusões de SLA, ou seja, as situações em que o acordo de nível de serviço não é aplicável e os gatilhos de parada do SLA (Pauses e Stops SLA).

Para fazer isso, basta arrastar e soltar as atividades dentro das respectivas caixas.

SLA - Configuração

Os níveis de prestação do serviço também devem estar devidamente estabelecidos, levando em conta os períodos de disponibilidade de suporte, as condições de priorização e o calendário adotado.

Defina quantos níveis forem necessários, mas não esqueça dos critérios de disponibilidade que envolvem esta definição.

SLA - Níveis

SLA - Critérios

A partir daí o serviço entra em modus operandi e itens como papéis e responsabilidades entre o prestador do serviço e o cliente, canais de comunicação e suporte, periodicidade de relatórios, avaliação dos riscos, monitoramento do desempenho e análise crítica do serviço passam a ser de grande importância para a melhoria contínua da entrega dos serviços.

Conte com as funcionalidades do SE Suite para automatizar seus acordos de nível de serviço, independente de qual seja o seu negócio.

Marcelo Becher

Autor

Marcelo Becher

Especialista em Gestão Estratégica pela PUC-PR. Analista de negócios e mercado na SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento dos processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Você também pode gostar:

Receba conteúdo gratuito em seu e-mail!

Assine nossa Newsletter e receba materiais sobre as melhores práticas em gestão produzidos por especialistas.

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade.

Por favor, preencha o formulário e fale conosco

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Campo obrigatório
Por favor insira um número válido.
Campo obrigatório

Ao clicar no botão abaixo, você confirma que leu e aceita nossa Política de Privacidade